A presidente nacional do PT, senador Gleisi Hoffmann (PR), afirmou em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (19) que a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinando a libertação de presos após condenação em segunda instância “restabeleceu o cumprimento da Constituição”. De caráter provisória, a decisão beneficia diretamente o ex-presidente Lula, preso em Curitiba (PR) desde 7 de abril.
Acompanhada do líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), Gleisi afirmou que o partido já tomou “todas as medidas jurídicas cabíveis” para a soltura imediata do ex-presidente Lula, preso após a condenação em segunda instância no caso do triplex do Guarujá (SP). O alvará de soltura foi apresentado menos de 50 minutos após a decisão do ministro Marco Aurélio Mello.
Veja a íntegra do pedido de soltura
Leia também
A presidente do PT afirmou ainda que a defesa de Lula abriu mão da realização do exame de corpo delito, para que seja libertado o quanto antes. A expectativa do partido é que o ex-presidente deixe a sede da Polícia Federal em Curitiba ainda nesta quarta-feira (19).
A ação direta de constitucionalidade deferida pelo ministro foi impetrada pelo PCdoB, que compôs chapa presidencial com o PT, em 18 de abril deste ano. Para Gleisi Hoffmann, a decisão tomada de forma monocrática na véspera do recesso do Judiciário foi acertada.
“Estamos falando de uma decisão de um ministro que tem a ação em suas mãos há bastante tempo, é uma decisão bastante amadurecida”, defendeu.
Gleisi e Paulo Pimenta, além de outros parlamentares do PT, estão a caminho de Curitiba para visitar o ex-presidente e acompanhar o trâmite do alvará de soltura na Vara de Execuções Penais.
“Vou dar um abraço nele em nome de todos os brasileiros e brasileiras”, afirmou o deputado federal.
> Decisão que pode soltar Lula “restabeleceu cumprimento da Constituição”, diz Gleisi Hoffmann
> Marco Aurélio determina soltura de condenados em 2ª instância. Decisão beneficia Lula
kkkk, o Brasil é uma piada….
Isto é uma vergonha, o pior ao meu ver não é a soltura do lula, mas a quantidade de marginais que esta decisão vai beneficiar.
Gleisi, a puxa-saco-mor de Lula, deve estar excitadíssima.
E por favor Paulo Pimenta, exclua meu nome do abraço que você pretende dar em nome dos brasileiros ao chefe da quadrilha petista.
Este pessoalzinho acha que são donos do Brasil, desrespeitam as leis, fazem leis paralelas que atendem as suas vontades e caprichos, acham que a constituição (que eles não aprovaram) só é respeitada quando atende as suas vontades e desejos espúrios, uma quadrilha que assassina o Brasil. Não adianta que vão anular esta decisão e voltarão a sua insignificância !
Solta logo o homem pra botar moral nessa p* de país, e acabar com esses Caixa 2 da família Bolsonazi.
Ô MAV, vá lamber o saco do lula em Curitiba seu baba ovo sem noção!.