Sem diálogo com Bolsonaro, PCdoB se reúne com Mourão

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) recebe nesta segunda-feira (5) integrantes do PCdoB para uma reunião. Participam da conversa parlamentares da legenda e a vice-governadora de Pernambuco e presidente da sigla, Luciana Santos. Na pauta estão assuntos como a pandemia de covid-19 e projetos de desenvolvimento sustentável, sobretudo voltados para as regiões Norte e Nordeste.

Os parlamentares que participam da agenda, marcada para as 15h, são os deputados Perpétua de Almeida (PCdoB-AC) e o líder do partido na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE).

Ao Congresso em Foco, Renildo Calheiros, disse que "não há muita interlocução com o governo", e por isso, o partido procurou dialogar diretamente com o vice-presidente sobre temas que afetam as diferentes regiões do país, principalmente o Norte e Nordeste. “Como sabemos, o presidente [Jair Bolsonaro] é maluco e não dá para ninguém conversar com ele, então a gente fica procurando no governo com quem podemos tratar um assunto sério e relevante para a região", disse o parlamentar.

O deputado Calheiros informou que pretende discutir "projetos importantes para o desenvolvimento sustentável de todas as regiões", mas que só poderá detalhar melhor as demandas do partido após ter essa conversa com o vice-presidente. No entanto, indicou que propostas relacionadas à Zona Franca de Manaus é uma pauta que interessa a vários estados.

"Há quem advogue que Manaus tem uma estatística de desmatamento menor do que outros locais porque existe uma Zona Franca em Manaus, então lá tem uma geração própria de empregos. O Sudeste é uma região que sempre fez uma pressão muito forte contra a Zona Franca de Manaus porque esse pessoal de lá [Sudeste] acha que as coisas só podem acontecer lá, e não em outro lugar", disse Calheiros.

"Então, outros estados têm projetos importantes que procuram discutir essa questão [da Zona Franca], mas é preciso tratar com os órgãos governamentais também. Escolhemos falar com Mourão não pela condição de vice-presidente, mas porque ele é o cara que Bolsonaro destacou para coordenar as ações relacionadas a Amazônia e desenvolvimento sustentável", acrescentou o líder do PCdoB na Câmara.

Covid-19 em Pernambuco

Já a deputada Perpétua Almeida, que também já liderou o partido na Casa, informou ao Congresso em Foco que a pauta do encontro será a pandemia de covid-19 em Pernambuco. "Vou acompanhar a vice-governadora do estado [Luciana Santos] no encontro", disse.

Segundo assessores da parlamentar, Almeida já possui diálogos em trânsito com o vice-presidente, além de boa articulação com outros integrantes do governo. Questionada sobre o motivo de ter recorrido ao vice-presidente, e não ao Ministério da Saúde, a justificativa foi de que a agenda do ministro Marcelo Queiroga estaria "muito concorrida".

Durante o governo Dilma, a deputada Perpétua Almeida também participou do Ministério da Defesa, sob gestão de Aldo Rebelo (Solidariedade), como secretaria de Produtos de Defesa. Hoje, é coordenadora do grupo de trabalho do 5G criado pela Câmara para acompanhar a implantação da tecnologia no país.

A reportagem procurou as assessorias de Mourão e de Luciana Santos, mas não obteve respostas sobre o tema.

Continuar lendo