Rafael Neves
especial para o Congresso em Foco
A atual presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, a pediatra Mayra Pinheiro, foi convidada nesta terça-feira (4) para assumir uma secretaria no futuro ministério da Saúde, que será comandado pelo deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) em 2019.
Contrária ao Mais Médicos, Pinheiro foi chamada para assumir a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (STGES), que hoje cuida justamente do programa, além de políticas públicas de gestão da área e formação de profissionais no país. Sua ida para a pasta estaria dependendo de detalhes para ser confirmada.
“O programa Mais Médicos não é e nunca foi uma solução sequer razoável para solucionar os problemas que motivaram sua criação. E o desfecho de agora deixa claro que a saúde da população brasileira não era a motivação da iniciativa. Trata-se de uma tentativa de retaliação, porque quiseram passar o atendimento primário de saúde para Cuba. E agora Cuba quer tentar desarticular o atendimento da população. Os médicos brasileiros não vão permitir”, escreveu a pediatra no Facebook em 15 de novembro, após Cuba anunciar que deixaria a iniciativa.
A médica pediatra, que concorreu ao senado pelo PSDB nas últimas eleições (ficou em 4° lugar, com 882.019 votos), foi uma indicação da frente parlamentar da Medicina, da qual Mandetta é o líder.
“Médicos por amor”
PublicidadeAssim que Cuba anunciou o fim do acordo com o Brasil, no mês passado, a pediatra lançou pelo sindicato o programa “médicos por amor”. A iniciativa é buscar doutores voluntários para atuar, no Ceará, nas cidades onde existiam intercambistas caribenhos.
Mayra Pinheiro afirmou ter recrutado, até o dia 25 de novembro, 211 brasileiros para atender nesses municípios.
O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), colega de partido e de estado de Pinheiro, diz que ela colaborou por quase um ano na criação da bancada da Medicina, que só foi formalizada em novembro do ano passado. A fundação do grupo foi assinada por 198 deputados e 16 senadores, segundo o site da Câmara.
“Ela tem o perfil que o presidente Jair Bolsonaro procura”, afirmou o congressista.
> Temer minimiza saída de médicos cubanos do Brasil e diz que Bolsonaro não herdará problema
> A lista dos 22 ministérios do futuro governo; Bolsonaro falou em “mais ou menos 15” na campanha
Não há programa público que não possa ser questionado, quanto mais esse que foi criado apenas para financiar a ditadura cubana.
Bom cabrito não berra, a moça só está começando. Quanto tempo vai durar, veremos.
Comeceu a virar o PSL na cama juntos com o Aecio pó do PSDB, e agora fica claríssimo o golpe abraçadinhos, só faltou o PMDB, espera, eles tambem estao ai pegando todo!
Em lugar do Bosta colocar uma pessoa que vai ajudar a saúde, coloca uma que quer destruir a saúde, para vocês ver a desgraça que vocês retardados ignorantes colocaram na presidência!
Começou a limpa!
O Brasil de 2019 voltará a ser o Brasil rumo ao topo das potências mundiais.
CALA A BOCA TROLL MENTIROSO!!! Limpa do que? Suas bostas?
oi! isso mesmo. não ligue para o troll comuna
Issoa aí amigo!
Ele está sendo bloqueado por todo mundo. Vai ficar sem espaço!
isso mesmo ! eles me rastreiam e só bloqueando. Ano novo Moro vai fazer arrastão nessa corja corruPTa
???
SAFADO TROLL MENTIROSO!
feliz ano novo e natal para tu e familia
Para ti e familia também!
Que 2019 seja de paz, amor e muito sucesso pessoal e profissional.
AH SIM TODOS ESTÃO ATRÁS DE VOCE MESMO!!! KKKKKKKKKKKKKKKKK
ESTOU COM TANTO MEDO KKKKK E UM PRESENTE DE DEUS MESMO FANÁTICOS SAFADOS TRAIDORES DO BRASIL!!!
Todo mundo e vocês apoiadores do Bostanaro?
Graças a Deus mesmo porque vocês são menos que lixo então para mim fica bem legal! Sem espaco?
Desde quando voces mandam na internet imbecil mentiroso? Quem manda na internet e os EUA para você se educar!
Ministro Mandetta começa a despetizar a saúde do Brasil. Viva!
Vc certamente não precisou do SUS de 1988 a 2003, nem tão pouco sabe que durante a Ditadura os militares destinavam apenas 1% das verbas da União para a saúde, e que doenças como malária, meningite, paralisia infantil, e vários outras epidemias intensificaram nesse período, tamanho foi o descaso nessa área.
Mas quem se importa, né mesmo? O importante é despetizar o país, que foda-se o resto. “Otários”.
comuna burra uma coisa não tem nada haver com outra. foi a ditamole militar que criou as campanhas de vacinação em massa como da vacina da polio, investiu nos institutos de pesquisa de vacinas que vc tomou e fez saneamento básico com BNH. seu PT que mandou R$7,1BI da verba da saúde para cuba que pariu para pagar os mercenário falsos médicos. ainda usou o FGTS, FAT e o BNDES para financia ditaduras, olimpíada e copa do mundo e não saneamento básico. Ainda trouxe a Zika com a Copa e a Chikungunya com a tropa do Haiti sem quarentena. comuna burra ao cubo
Primeiramente, obrigada pelo tratamento de “comuna”. Sinto um orgulho imenso quando se referem a mim, como uma pessoa humana, altruísta e que se preocupa com o próximo.
Em relação as campanhas de vacinação, se vc não tivesse faltado às aulas de História do Brasil, saberia que 60 anos antes da Ditadura, Oswaldo Cruz, um grande médico e sanitarista brasileiro já lutava pela obrigatoriedade da vacinação, por meio dos poderes públicos, como prática necessária para amenizar o número de doenças epidemiológicas.
Durante a Ditadura teve sim um programa de imunização, inclusive eu como professora de História, até rodei um curta para meus alunos sobre “Campanha de Vacinação”, durante o Regime. Aliás essa convocação só feita pelas autoridades e atendida pela população pq na época estava tendo um surto de meningite. Logo as vacinações foram sendo deixadas de lado. E só voltaria com força total após 2004 no governo de Luiz Inácio, que associou a prática com programas sociais.
Sobre o Zika Vírus ter vindo para o Brasil com a Copa, acho pouco provável, já que o primeiro caso ocorreu quase 1 ano depois, e ainda sobre doenças transmitidas pelo Aedes , o PT não tem nada a ver se soldados em missão de paz, voltaram infectados com chikungunya.
Vc não é burro, só tem preguiça de pensar e raciocinar.
Claro que tem haver, quando os Brasileiros ilegais nos EUA mandam dinheiro para o Brasil, isso sim e legal? NÃO, mas quem fala sobre isso? Ninguém, porque os Cubanos precisam ser pagos e quem pagou pela educação deles foi o governo de Cuba, porque nao pode receber parte do salário deles se os médicos brasileiros só querem ganhar montes e montes nas costas dos pobres?
troll comuna. Vc e sua corja pt faliram o Brasil e causaram a maior recessão da história com PIB atrofiado com o paraguay em crescimento e exportaram meu imposto pra ditaduras. Foda-se as ditaduras de Cuba, Angola, Moçambique, Nicarágua, Venezuela do seu Evo coca morales.
Nossa que baseado bem forte você pegou ai amigo? Ta tendo episodios de raiva ne? Coitado o animal! Americano petista tá bem louco sim o pobre de espírito!
O Bostanaro com certeza vai destruir a saúde no Brasil em breve, e quem vai pagar vão ser os pobres e a classe média sem saúde mesmo!