Para OAB, pedido de impeachment de Moraes não tem fundamento

O pleno do Conselho Federal da OAB, maior órgão deliberativo da entidade, aprovou nesta terça (24) um parecer sobre o pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes. O documento aponta que “o pleno funcionamento do STF, assim como o pleno funcionamento de todos os Poderes da República, constitui pilar de sustentação do Estado Democrático de Direito".

Ainda de acordo com a Ordem, o esvaziamento ou comprometimento das instituições "representa a derrocada do regime democrático no país e a abertura para as mais diversas violações de direitos, uma vez que o guardião da Constituição não mais poderia atuar, de forma independente, para tutelar e assegurar os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos.”

Confira a íntegra do documento:

O parecer conclui, assim, pela “inexistência de crimes de responsabilidade imputáveis ao eminente Ministro Alexandre de Moraes, de modo que a denúncia apresentada pelo Senhor Presidente da República Jair Bolsonaro, a par de sua ilegitimidade para tal iniciativa, ao invocar a sua condição de Chefe do Poder Executivo Federal, não possui fundamento jurídico para justificar a abertura de processo de impeachment contra o referido Ministro injusta e abusivamente denunciado, razão por que deve ser liminarmente rejeitada pelo eminente Presidente do Senado Federal”.

O documento será enviado para os presidentes do Congresso Nacional, do STF e do STJ.

> Parlamentares reagem a pedido de impeachment de Bolsonaro contra Moraes

> Bolsonaro vai pedir abertura de processo contra ministros do Supremo e TSE

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo