O presidente Jair Bolsonaro criticou a cobertura da imprensa sobre seu governo nesta segunda-feira (6). Para o mandatário, jornalistas são “uma raça em extinção”. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
> Bolsonaro fez ao menos 111 ataques à imprensa em 2019. Veja lista
> Bolsonaro fala sobre fundo eleitoral: “É preciso preparar opinião pública”
“Quem não lê jornal não está informado. E quem lê está desinformado. Tem de mudar isso. Vocês são uma espécie em extinção. Eu acho que vou botar os jornalistas do Brasil vinculados ao Ibama. Vocês são uma raça em extinção”, afirmou nesta manhã ao sair do Palácio da Alvorada.
“É importante a informação, não a desinformação ou o fake news. Por exemplo, eu cancelei todos os jornais do Palácio do Planalto. Todos, todos, não recebo mais papel de jornal ou revista. Quem quiser que vai comprar”, disse.
No sábado (4), Bolsonaro já havia criticado a cobertura jornalística do governo ao comentar por meio do Twitter uma reportagem do Uol que mostra que ele usou recursos do fundo eleitoral na campanha na qual foi reeleito deputado em 2014.
Na mensagem, Bolsonaro acusa o veículo de mentir porque a lei atual que trata do financiamento público foi aprovada em 2017.
– A Lei do “FUNDÃO” é de 2017.
– UOL, como sempre, está MENTINDO!
– Repito, em 2014 NÃO existia o “FUNDÃO.” pic.twitter.com/Rx8Ks9HyUP
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 4, 2020
Na fala desta segunda-feira no Palácio da Alvorada, o presidente voltou a citar a reportagem:
“O UOL falou: Bolsonaro falou para não votar em candidatos que usem o fundão, mas ele usou em 2014. O fundão é de 2017. É de uma imbecilidade. Não vou dizer todo mundo aqui, para não ser processado pela ANJ [Associação Nacional de Jornais] e não sei o quê, mas é de uma imbecilidade. Não sabe nem mentir mais”.
No entanto, a possibilidade de dinheiro público financiar campanhas já existia. A mudança que a lei aprovada pelo Congresso em outubro de 2017 trouxe foi a exclusividade da verba eleitoral ser de dinheiro público e de pessoas físicas, sem a participação de empresas.
De acordo com a reportagem do Uol, Bolsonaro usou R$ 200 mil de dinheiro público destinado ao PP em 2014.
> Bolsonaro não decidiu se vai vetar fundo de R$ 2bi e ouve ministro
> Bolsonaro fala sobre fundo eleitoral: “É preciso preparar opinião pública”
Um verdadeiro imbecil, um analfabeto funcional, que mal sabe ler não precisa mesmo de jornais.
Esses ditos jornalistas de atualmente não passam de PANFLETEIROS POLÍTICOS e de
ideologias obsoletas, somente alguns jornalistas da velha guarda ainda se salvam!
Não pode criticar o homem se não ele chora!!! KKKKKKK!!!
Eu discordo do NOSSO PRESIDENTE BOLSONARO. Acho que jornalistas BONS estão em extinção. Mas não TODOS os jornalistas. Até porque, jornalista ruim e safado.. é o que mais tem! O uolzinho e a foice de sp.. por ex… estão INFESTADOS.
Ué, não pode criticar porque vai ”virar comunista”!!! É isso, é???
Não.. é que muitos jornalistas não “criticam”.. e sim “atacam” sem nenhuma verdade. Como o uolzinho e a foice de sp.
Ué, por que foice de SP??
Foice… martelo…. algo na sua cabeça juntou uma coisa a outra? Folha de sp.. só defende a esquerda.. que é comunista. Entendeu? folha de sp.. foice de sp!
Então, como sabe que a folha de SP é comunista??
Pelos ataques incessantes ao Bolsonaro e pela defesa inconteste do nove dedos.
Com que base de linha editorial defende o ”nove dedos”?? Fontes…
Com base nenhuma.. apenas no fato de que o governo do nove dedos sempre PAGOU pra ser elogiado. Daí.. o PRESIDENTE BOLSONARO chegou.. acabou com isso e a comunista foice de sp não aceita. MAS VAI TER DE ACEITAR!
É um idiota, tem que ser interditado.