O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, comunicou que pediu à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República a abertura de um inquérito para investigar a publicação de uma charge pelo jornalista Ricardo Noblat. Na ilustração, feita por Renato Aroeira, é utilizada uma suástica, símbolo nazista, para criticar o presidente da República Jair Bolsonaro.
Em uma publicação feita nesta segunda-feira (15), nas redes sociais, o ministro argumenta que o pedido da investigação se enquadra na Lei de Segurança Nacional (veja a íntegra), que “trata dos crimes contra a segurança nacional, a ordem política e social” e cita o artigo 26, que prevê a pena de reclusão de um a quatro anos para quem “caluniar ou difamar” o presidente da República, do Senado, da Câmara ou do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na publicação, Mendonça também afirma que a charge faz uma “alusão da suástica nazista” a Bolsonaro.
Leia também
O pedido de investigação leva em conta a lei que trata dos crimes contra a segurança nacional, a ordem política e social, em especial seu art. 26.
Publicidade— André Mendonça (@AmendoncaMJSP) June 15, 2020
Pela manhã, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) utilizou o perfil oficial nas redes sociais para comunicar que Noblat e Aroeira responderão pelo crime de “falsa imputação” por terem associado, sem provas, Bolsonaro ao nazismo. “O senhor Ricardo Noblat e o chargista estão imputando ao Presidente da República o gravíssimo crime de nazismo; a não ser que provem sua acusação, o que é impossível, incorrem em falsa imputação de crime e responderão por esse crime”, publicou a secretaria no Twitter.
Falsa imputação de crime é crime. O senhor Ricardo Noblat e o chargista estão imputando ao Presidente da República o gravíssimo crime de nazismo; a não ser que provem sua acusação, o que é impossível, incorrem em falsa imputação de crime e responderão por esse crime. https://t.co/VTtDz6M1ti
— SecomVc (@secomvc) June 15, 2020
Ao Congresso em Foco, Noblat disse que cabe à Justiça analisar se houve crime. “Acho que a Justiça saberá examinar e distinguir o que é o direito à expressão de pensamento e o que é o cometimento de um crime em nome da liberdade de expressão.”
Ele também analisou a reação às críticas demonstradas na charge como algo comum de um governo autoritário. “Não é de se estranhar que o governo reaja assim a tudo que o incomoda porque é claramente um governo autoritário e que aposta o tempo todo na ruptura democrática”, concluiu.
Em nota, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) diz que ameaças “não calarão”, quem defende a liberdade de imprensa e democracia. “A aversão à crítica é própria das ditaduras e dos candidatos a ditador. No entanto, as ameaças não calarão os defensores da liberdade de imprensa e da democracia”. A ABI também citou falas de Bolsonaro, entre elas, em defesa da tortura e guerra civil.
Leia a íntegra da nota da ABI
Nota da ABI sobre a ameaças contra Aroeira e Noblat
[Sobre a tortura]: “Eu defendo a tortura; vocês sabem disso. O erro foi torturar e não matar. Se tivessem matado mais gente teria sido melhor.”
[Sobre o país]: “Só vai mudar com guerra civil, matando uns 30 mil.”
[Sobre honestidade]: “Eu sonego imposto. Sonego o que for possível.”
[Sobre a Amazônia]: “A Amazônia não é do Brasil. Devemos entregá-la aos Estados Unidos porque não sabemos explorá-la.”
As frases acima são uma pequena amostra das barbaridades ditas por Jair Bolsonaro ao longo de sua carreira. Elas dão bem uma ideia do que é o presidente.
Por isso, é estarrecedor que o ministro da Justiça, André Luiz Mendonça, anuncie a abertura de um inquérito policial contra o chargista Aroeira e o colunista Ricardo Noblat, devido a uma ilustração criada pelo primeiro e reproduzida pelo segundo, associando Bolsonaro ao nazismo.
A aversão à crítica é própria das ditaduras e dos candidatos a ditador.
No entanto, as ameaças não calarão os defensores da liberdade de imprensa e da democracia.
Aroeira e Noblat têm, neste momento, a defesa incondicional da ABI.
Paulo Jeronimo
Presidente da ABI
O PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO não fez ou fará UM só ato que sequer pareça com nazismo, fascismo ou outra idiotice destas. MAs acontece que a maior qualidade do PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONAO é matar de raiva a mortadelada. E por isso… todo mortadela nojento se acha no direito de acusar o PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO de qualquer coisa.. na tentativa ridícula de tentar arranhar a imagem do PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO. Isso acontece na mídia, isso acontece nas redes sociais e isso acontece aqui neste sitezinho do uol247. Aliás… logo abaixo já virão os mortadelas fazer mais do mesmo!
Melhor ser mortadela do que acéfalo!!
Pela frase já se vê que é mortadela E acéfalo!!!! Ser mortadela.. defensor de ladrão de nove dedos vagabundo.. é ATESTADO de falta de cérebro. Não há alternativa.
Engraçado que pra vocês quem é contra o seu PR psicopata, é petista! Só rindo mesmo de tanta ingenuidade!!
Engraçado como é só dizer “peteba”.. e já vem um imbecil comprovar que é mesmo …. peteba!!!
Exatamente isso que acontece o presidente pede para seus malucos seguidores invadirem hospitais, autoritário como ele eh, e como os 300 que gostam do nazismos, eh exatamente isso, a cruz representa a saúde, mas ele pintou e fez uma suástica. Eh isso.
Denunciar o caráter nazista desse governo é parte da luta pela liberdade de expressão, luta intrinsecamente antifascista. Expor uma suástica não é fazer apologia do nazismo, muito pelo contrário, é denunciar o risco.
Aposto que a embaixada de Israel vai reclamar disso amanhã mesmo.
Reclamar de se lutar contra o nazismo? É bem possível, com esse governo nazionista do Bibiman.
Judeu nazista…..kkkkkkk….Para fazer fazer companhia ao Partido Operário Revolucionário que pede ”democracia” junto com a ”ditadura do proletariado”.
A ditadura dos trabalhadores é mais democrática que a ditadura dos patrões. E judeu nazista existe, sim, quando fazem com os Palestinos o que os nazistas fizeram com eles.
Vc tem um lindo sobrenome de tenente nazista…kkkkk
Charge muito boa, esqueceram do secretário de cultura Roberto Alvim? ele foi colocado lá por quem? pois é..
Vc não sabe diferenciar nazismo de populismo.
No caso do Secretário Alvim, era nazismo mesmo.
UMA ATITUDE A VISAR RETIRAR O FOCO DO DESESPERO NÍTIDO A BATER NA ENTRANHA DESSE MAMULENGO TRESLOUCADO E ESTUPIDO, ANALFABETO FUNCIONAL E DESQUALIFICADO ASSOMBROSO, BOÇALNATO. A IRONIA RESIDE NO FATO DO NOBLAT HAVER AUXILIADO NA INACREDITÁVEL CONCERTAÇÃO A LEVAR AO PODER ESSE TRASTE, TRAMA ENCABEÇADA PELO CORRUPTOR DA REELEIÇÃO A PESO DE OURO E AGENTE DA C.I.A. DESDE O CEBRAP COM OS DÓLARES DA FUNDAÇÃO FORD, F.H.C. EM CUJO GOVERNO SE DERA O GALÁCTICO ESCÂNDALO DO BANESTADO DO PARANÁ E DAS CONTAS C.C.5., ONDE O MARRECO DE MARINGÁ, MÔRO, INSTRUÍRA O INQUÉRITO E COM VISTAS GROSSAS À REMESSA DE US$ 178 BILHÕES DE DÓLARES AOS PARAÍSOS FISCAIS. NOBLAT, CLARO, SE SAFARÁ DESSE PROCESSO RIDÍCULO E TODAVIA A EXPIAR SUAS CONVICÇÕES GOLPISTAS. O CIRANO DE BERGERAC TUPINIQUIM, AÉCIO DA CUNHA DAS BRANCAS NEVES DO HELICOCA, PIVÔ E MAMULENGO DO OUTRORA PRÍNCIPE DOS SOCIÓLOGOS MERECE CITAÇÃO A FECHAR O PARÁGRAFO…
Vc acha o Bolsonaro maluco e com ania de perseguição?
CARO JORGE, ACREDITO PIAMENTE QUE NENHUM HOMEM POSSA FUGIR DE SEU PASSADO E O DESSE MAMULENGO É UM VALHACOUTO DA PIOR ESTIRPE QUE SE POSSA IMAGINAR A PONTO DE TODOS EM TORNO DELE E DE SUA FAMÍLIA ESTAREM UMBILICALMENTE LIGADOS À UM FAMIGERADO “ESCRITÓRIO DO CRIME”, A ATUAR NA FAVELA DE RIO DAS PEDRAS O REDUTO ELEITORAL DO CLÃ. ÍNTIMO DE FLÁVIO A HOMENAGEÁ – LO COM A COMENDA MAIS ALTA DA ALERJ, MEDALHA TIRADENTES E DELE RECEBER VISITAS NO PRESÍDIO ONDE CUMPRIA PENA POR EXPULSÃO DESONROSA DO BOPE CARIOCA, O CAPITÃO ADRIANO NÓBREGA MORTO NA BAHIA É O ELO E A BASE DA SAPATA DESSA ESTUFA DE DESQUALIFICADOS… SAUDAÇÕES CORDIAIS DO PLANTA DO DESERTO II A QUEM BASTA TÃO SOMENTE O ORVALHO DO ALVORECER…
O Tubarc tava precisando de um concorrente mesmo. Não se faz capitalismo sem a livre concorrência.
Penso que a suástica está na cabeça do Noblat e em alguns da ABI e do STF. Usar o Presidente da República Federativa do Brasil para fazer merchandising da suástica me parece próprio de um nazista marqueteiro e oportunista.
Esqueceu do secretário de cultura que o seu Bozo colocou?
Sei pouco sobre o Secretário da cultura, por isso me declino de opinar, seria para mim um preconceito.
Esse Secretário da Cultura reproduziu um discurso de Goebbels na TV, e por isso foi demitido, pois o nazismo do Bozo deve permanecer velado. Seria bom se informar antes de comentar.
Na minha leitura de sua psique salta aos olhos que você tem atrofia de um lado moral ou flerta com a fraude intelectual. Se o Secretário produziu um texto de Goebbels não que dizer que o mesmo seja admirador de Goebbels, mas com certeza do texto que citou. Por exemplo, não admiro Sartre, mas admiro muitas de suas ideias, embora conteste a maioria delas, o mesmo acontecendo com Nietzsche e outros. As ideias são mais importante que as pessoas que as pronunciam. Hoje está claríssimo que o nazismo vem do STF, não no campo do discurso dos ministros, que é antinazista, mas no campo prático. Os fatos históricos e reais se sobrepõem ao discurso. Não são ideias abortadas que fazem a história, mas ações concretas.
O cara não só reproduziu o discurso como também a mise en scene nazista.
Gostaria de saber o que ele fez que possa identificá-lo com prática nazista. Masturbação mental não me interessa!
Usou o texto do Goebbels. O fundo musical preferido do Hitler. A cenografia nazista copiada. As ideias são nazistas. Logo, ele não é nazista…
Amigo, não são as ideias que fazem a história e nem as mesmas constituem crime. As ações, ainda que sem ideias, mesmo que produzidas pelo instinto, essas sim, podem ser crimes. Se eu pensar ou falar que uma abóbora é uma pepita de ouro, a abóbora não vira ouro e nem se ofende com isso. Preciso desenhar!
Ele é nazista e integrante do Skinhead
Ninguém está fazendo merchandising da suástica, muito pelo contrário, está se denunciando o risco da fascistização. O Bozo é fascistização. Invasão de hospitais é uma ação fascista. A charge reflete uma realidade a ser denunciada.
Respeito sua leitura que pode não ser sua, contudo entendo que é melhor que pode fazer até o momento. Não obstante, se você colocar óculos adequados aos seus olhos e eliminar a leitura dos outros, você verá de modo bem diferente e perderá seu preconceito. Um abraço!
Mas o PCO – Partido Comunista Operário e o POR – Partido Operário Revolucionário nõ vão deixar isso acontecer. A democracia está salva.
Entendi, a democracia está salva, isto é, a ditadura do proletariado.
Pergunta isso a Herr Ernest.
Amigo, você tá certo, enviei para a pessoa errada.
Agora sim o governo começa a reagir diante do abuso que certos jornalistas comentem , porque se revestem da tal liberdade de expressão . Que venha outros e outros . Existe limite e esse deve ser obedecido seja por quem for.
Não tem nada de mentira na charge
A charge mostra uma verdade. Os nazistas estimulavam as ações ilegais, como a invasão de hospitais. Isso foi dito agora, no Roda Viva, pelo ministro Barroso.
Mais um que repete o pseudo conhecimento alheio sobre o Nazismo
Acha que Barroso tem um “pseudo conhecimento” sobre o nazismo? Mas não o estou repetindo. O conhecimento é universal.
Tanto sabe muito sobre o nazismo, que no discurso o nega, mas na prática o exerce com maestria, veja o que está acontecendo? Nesse ponto a esquerda é nazista, porque sabe fazer propaganda daquilo que não é e nunca vai fazer – os fatos mostram isso.
Mais um que não sabe nada sobre o Nazismo.