O ministro das Comunicações, Fábio Faria, teve um sábado intenso no Twitter. Ao longo da tarde, ele bateu boca com dois jornalistas que criticavam a atuação do governo Jair Bolsonaro e cobravam do presidente o cumprimento da promessa de campanha de que privatizaria a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), chamada pelo então candidato de “TV do Lula”. No meio da discussão, Fábio Faria revelou que a estatal dá prejuízo anual de R$ 550 milhões e, por isso, segundo ele, não há como vendê-la.
As discussões começaram com o colunista Carlos Andreazza, do jornal O Globo e da rádio CBN, e continuaram com outro colunista, Felippe Hermes, do site especializado em finanças Infomoney. Questionado por ambos por que o governo não havia privatizado a empresa, Fábio perguntou a Hermes se ele não estava “muito militante” para alguém que trabalha em um veículo que cobre o mercado financeiro e é controlado pela XP Investimentos. Na mesma mensagem, no Twitter, o ministro “marcou” os executivos Guilherme Benchimol e Rafael Furlanetti, da XP, chamando a atenção deles para a mensagem do colunista.
Leia também
O gesto do ministro foi criticado por seguidores, que o acusaram de tentar intimidar o jornalista ao mostrar a mensagem aos donos da financeira e do site.
PublicidadeEae? Qdo vai fechar a TV Lula?
Publicidade— Felippe Hermes (@Felippe_Hermes) March 6, 2021
Vc não acha que está muito militante pra trabalhar num veículo sério que cobre o mercado financeiro e tem a XP investimentos como apoiadora.
Pare de lacrar nas redes sociais. @rafaelfurla @Guilhermebench1— Fábio Faria 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@fabiofaria5555) March 6, 2021
Quando ela tiver condições de ter algum comprador!
Ou se o lacrador conseguir algum player que pague algum valor numa TV que deixa 550 milhões de prejuizo por ano!! @Gui_Benchimol @rafaelfurla— Fábio Faria 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@fabiofaria5555) March 6, 2021
O governo tem sido acusado pela oposição e questionado pelo Ministério Público de usar os veículos da EBC para fazer promoção pessoal do presidente, com a transmissão, por exemplo, de uma partida de futebol da qual ele participou e de elogios feitos por um narrador durante um jogo da seleção brasileira. Na ocasião, ele chegou a mandar um abraço para Bolsonaro. Para o MPF, isso caracteriza indício de improbidade administrativa.
Fábio Faria começou a bater boca com Andreazza no início da tarde, após o jornalista criticar o governo pela falta de obras. “Acabou o estoque de obras herdado de governos anteriores e agora Tarcísio inaugura até Wi-Fi em praça”, escreveu no Twitter o jornalista, em referência à inauguração de uma obra pelo ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, em Goiás, esta semana.
Segundo Fábio Faria, o presidente e o ministro foram ao interior goiano para inaugurar trecho da Ferrovia Norte-Sul. No mesmo evento foi entregue um sinal de internet livre do programa Wi-Fi Brasil.
Carlos, tenha compromisso com a verdade e com os fatos pq é uma premissa da sua profissão.
Em Goiás foi inaugurado um trecho de 179 km da ferrovia Norte/Sul que liga Goiás a SP e que a obra estava parada desde 1987— Fábio Faria 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@fabiofaria5555) March 6, 2021
De maneira irônica, Andreazza chamou Fábio Faria de ministro da Verdade. “O senhor, Fábio Faria, cumpre o papel – que considero vergonhoso – de dar sustentação às versões de um governo que antes fosse apenas incompetente. E em vez de ficar no Twitter jogando pra troll, vá trabalhar pelo 5G. Produza algo além de blindagem a seu chefe”, escreveu o jornalista.
O ministro retrucou: “Vergonhoso é ser jornalista e mentir! Você é mentiroso e desonera a sua profissão, só porque não gosta do presidente que foi eleito democraticamente. Aceite e se limite aos fatos ao invés de mentir. Continuar obras é uma obrigação. Errado é largar a obra porque veio de governo anterior!”.
Quanto a internet, vc deve morar em algum lugar que tem internet e Wi-Fi mas tem 45 milhões de Brasileiros sem acesso algum.
Já foram 13.615 pontos de internet que atenderam 10 mil escolas rurais que estavam isoladas, além de 1.500 postos de saúde.
Falar sem conhecimento é fácil.— Fábio Faria 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@fabiofaria5555) March 6, 2021
Andreazza questionou o ministro por que o governo não estava levando vacinas, em vez de internet, para a população. “Ah, tá. Então vou deixar de levar internet para os postos de saúde que estão sem nenhuma comunicação as escolas rurais também né? Você é gênio. O seu ódio ao governo está te fazendo esquecer as premissas que um jornalista deve ter”, prosseguiu Fábio Faria.
O colunista disse que o ministro se guia pelo “sinal mais forte”, em alusão ao seu apoio a sucessivos governos, inclusive da petista Dilma Rousseff. Fábio Faria afirmou que votou em Lula, em 2006, em Dilma, em 2010, e em Aécio, em 2014, e que apoiou o impeachment da presidente em 2016. Afirmou, ainda, que nunca teve cargo federal.
Farra das passagens
Filho do ex-governador Robinson Faria, do Rio Grande do Norte, Fábio é genro do empresário e apresentador Silvio Santos, que tem relação próxima com Bolsonaro, a quem já chamou de “patrão”, por ser a emissora uma concessão pública.
Em 2009, como deputado – cargo do qual hoje está licenciado -, Fábio Faria se envolveu na chamada farra das passagens, revelada pelo Congresso em Foco. A Câmara pagou na época passagem para os atores Kayky Brito, Sthefany Brito e Samara Felippo participarem do carnaval fora de época em Natal. Os bilhetes saíram da cota de Fábio Faria, na ocasião dono do camarote Athlética, um dos mais concorridos do Carnatal por reunir o maior número de celebridades.
O deputado também utilizou a cota parlamentar para pagar sete viagens para a ex-namorada, a apresentadora de TV Adriane Galisteu, e a mãe dela, Emma Galisteu, entre 2007 e 2008. Um dos trechos pagos com recursos da Câmara transportou Emma de Miami, nos Estados Unidos, a Guarulhos, em janeiro do ano passado.
Os artistas, a apresentadora e sua mãe afirmaram que não sabiam da origem dos recursos dos bilhetes e que acreditavam que o dinheiro havia sido desembolsado pelo próprio deputado. Após a reportagem, Fábio Faria ressarciu a Câmara pelo gasto indevido. Mas o caso não resultou em punição para ele nem para centenas de outros parlamentares que também voaram com dinheiro público mundo afora, inclusive em viagens de turismo com parentes e amigos.
Eleito pelo RN, Fábio Faria foi 43 vezes a SP e seis ao seu estado. Câmara pagou tudo
Acabo de procurar esses numeros lindos que ele disse, onde eu encontro isso?
Prá que serve uma estatal dessas?…É essencial?
Totalmente ”estratégica”.
Cabide de empregos e fonte de puxa-saquismo.
Isso é que dá comprar a Libertadores pro Sogro, fora ajuda amigos como o Secretário da Cultura em projetos de amigos, e ainda querem falar da esquerda que dizem se aproveitar da Lei Rouanet, esse é outro enganador comi ministro.
O Putê tem quer ser Extinto.
Com a ”força do povo”
Playboy potiguá vai chora com o sogrão! Se a TV Lula dá 550 milhões de prejuizo, fecha logo essa draga!
543,4 milhões de reais são os gastos anuais da empresa, sem considerar as receitas (65,8 milhões são receitas da própria EBC, já o resto vem de um imposto [CFRP] cobrado das teles, emissoras de rádio, tv, radioamadores e estações de transmissão de satélite e qualquer coisa que tenha uma licença de uso de espectro pela União). Isso forma um prejuízo R$ 88,5 milhões em 2020, que é coberto por subvenção da União (dinheiro dado às estatais dependentes pra cobrir o prejuízo).
Essa imprensa extremista brasileira só tem um único e fixo objetivo, detonar nosso presidente na tentativa de derrubá-lo. E isso tudo por ter perdido a mamata do dinheiro fácil e abundante com que os (des)governos esquerdista irrigavam essas empresas. Não se divulgam mais notícias, apenas destilam ódio e desinformações. Não percebem que não conseguem mais moldar os corações e mentes do povo brasileiro. O ódio que nutrem contra Bolsonaro não os deixam perceber isso. Por isso estão cada vez mais desacreditados e só conseguem influenciar e satisfazer os esquerdistas raivosos dentro de sua própria bolha. Olhem pra fora e vejam todas as obras que vem sendo feitas pelo governo federal e, apesar de toda torcida irracional contra, conseguiu minimizar os efeitos da pandemia sobre a economia. Faltou aos governadores, incumbidos pelo STF, fazer sua parte, mesmo com o tsuname de verbas repassado pelo governo federal. O dinheiro sumiu em desvios e falcatruas e ninguém viu. Agora, com o descontrole da pandemia causado por esses governantes, vem a esquerda raivosa (imprensa incluída) tentar jogar a culpa no nosso presidente. O povo de bom senso não aceita isso.
Nosso? Não, apenas seu
O tapado se detona sozinho.
EBC foi criada para ser máquina de propaganda estatal, nunca visou o lucro.
Lembra do programa de noticiário do ceguinho em que ele só ficava falando na ”prezidienta”?
Se só se privatiza o que dá lucro, por que privatizar?
Essa aberração da esquerda caviar tupiniquim deveria ser fechada já! privatiza tudo, acabem com os cabides dos cunpanheiros!
Deveriam ter perguntado sobre o dinheiro publico dado ao sogro para a compra da Libertadores.
Lembro dos amigos do nadando na piscina do Palácio do Alvorada, era uma trempa grande.
Farra, todos fazem, assim como roubar.
O que pra mim é vergonhoso, eles acham uma ”arte”. Não se safa nenhum.
Paus mandados dos patrões. Todos. Todos querendo a presa que ainda não é carniça. Urubus.
A TV Lula deveria ser simplesmente fechada. Como foi prometido em campanha.
A ex-tv lula agora é tv bozo. Cada um que enrole os trouxas e tirem uma casquinha… políticos são todos iguais (em sua maioria, claro).
E a TV Senado?
Mais um cabide de empregos.
genro do silvio santos. esse governo e uma amontoado de gente inutil.
O ministro retrucou: “Vergonhoso é ser jornalista e mentir! Você é mentiroso e desonera a sua profissão, só porque não gosta do presidente que foi eleito democraticamente.
Desonera? Sério que esse ministro escreveu isso?Ele pensa que desonera é sinônimo de desonra.Enfim , coisas de um ex ministro da educação.
De playboy a Pitbull…
Muda rápido. Só depende de quem dá mais ração… kkkk
Há tempos venho falando que, nunca tivemos um jornalismo tao ruim como o de agora, vejam só, jornalista batendo boca com ministro de estado via Twitter. É o fim da picada. Perdeu-se a base do ser jornalista e a educação. Ja temos um governo ruim, uma justiça leniente com os políticos corruptos e agora um jornalismo de bater bocas por ai. Que fim teremos ? ????????
Era para o jornalista passar um pano e fingir que nada acontece de errado? O a posição do ministro, não tem relevância?
Se nao fosse da Globo, eu ate pensaria que as criticas foram (sao) honestas, mas um canal que ha 21 anos exibe o BBB lixo, nao esta verdadeiramente criticando a política, o q pode ser pior do q a programação desse canal e o jornalismo mimizento e sensacionalista ? Eu nao respeito MENHUM JORNALISTA DA GLOBO,
A globo quer dinheiro. Era pra ela vender o horário para “igrejas”? E outra: globo é ruim (tem alguns programas interessantes), mas compare com recópia, s-bes-t ou outro qualquer… todas tem seus “realitys”, e aqueles malditos programas de final de semana…
Hum? O ministro pode?
Mas são não são justamente as que dão prejuízo que devem ser liquidadas?
Se não conseguem vendê-las, que as fechem!
Talvez, as deficitárias, cabides de emprego. Como prêmio pelo seu desempenho não são privatizadas, continuam sendo bancadas pelo contribuinte.
Já as que dão lucro, se mantém sem ajuda do contribuinte. Como prêmio pelos serviços prestados a nação, talvez essas os neoliberais queiram livrar-se delas…
Durma-se com um barulho desses!
Ocorre que vender empresas que dão prejuízo vai contra o princípio de como funciona o mercado. Por exemplo, o Governador do RS, Eduardo Leite privatizou há poucos dias a CEEE, e pagaram só 100 mil reais por ela, tudo isso por que o rombo dela é muito grande. O novo dono assume o pagamento da dívida em longas parcelas (será que conseguirá cumprir o acordo?)
Primeiro que se esse cara fosse bom, estaria trabalhando nas empresas do sogro, cujo atraso se vê na programação, que não tem mais Chaves ; mas tem rin tin tin, Lassie e um monte de atrações em 16:4
E segundo, se uma empresa dá 500 milhões de prejuízo e vc não encontra um “player” pra comprar, é fácil de resolver: FECHA O NEGÓCIO, PAGA OS FORNECEDOES, RESCISÕES CONTRATUAIS e amortiza passivo.
PORQUER É ASSIM QUE ELE AGIRIA caso a empresa fosse dele. Duvido alguém injetar meio bilhão do próprio bolso.
E sequer tem vergonha de expor isso
Aprende com o sogro, que qdo teve o Banco Pan no prejuízo, tratou de arrumar um otário pra comprar
Não! Péra! naquele caso o otário foi o mesmo otário que sustenta a TV BOZO hoje
mais um das rachadas! la do rio grande do norte , um lindo estado e um povo porreta! mas um politiquinhos meia boca
Estamos vivendo de estoques passados. FGTS sendo sacado, PIS já foi, reservas indo. Quando os gafanhotos saírem, nada restará, apenas o trabalhador sem FGTS, sem emprego e sem aposentadoria, ou acham que após os 50 anos de idade consegue algo?
Deve ter aprendido com o pai e com o sogro a ser tão canalha assim. Esse país já era ! Uma quadrilha tomou o poder na República e aquela corja de hipócritas e demagogos que viviam com raiva sumiram.
mais um integrante do desgoverno do BOÇAL que não foge a regra
Ser agressivo, lambe botas e pilantra é pré-requisito pra fazer parte do staff ministerial de Bozo.
kkkkkkkkkkkk nem molusco nem o BOÇAL
os canhoto n para d chora d enveja rsrsrsrssssrr pode continua chorando seus lixo pq o melho Presidente d todos os tempo vai continua fasendo mto mas coisa pelo Brasil dq a esquerda fes em mas de 300 ano os melho ministro d todos os tempo q ta concertando os erro da esquerda e acabando c os cabide d emprego e as mamata dos lixo vermelho e acabo c o desemprego e c a corrupsao e melhoro mt a economia e vai melhora mt mas e ta acabando c a gripe chinesa p enveja dos canhoto e o mundo td respeita e ademira e e porisso q eu e minha familia e mas de 200 milhao d pessoa vai vota no Mito denovo em 2022 e em 2026 e em 2030 e em 2032 e em 2036 e em 2040 esquerda nc mas
basta falar mal do BOÇAL e seu desgoverno para ser taxado de canhoto, votei no BOÇAL para não votar no poste, os seguidores do BOÇAL são terrivelmente evangélicos lobotomizados fieis defensores da HEMORROIDA do BOÇAL
Pela caligrafia e pelo português, se vê de longe que é só mais um analfabeto. Tem alfafa de graça se vc quiser ! O gado se supera a cada dia !
Enveja ? Kkkkkkkk….fazendo com S ? Kkkkkk…que nível hein ! Fez com S ? Kkkkkk….que faaaaaaase ! Vei, na boa…kkkkk
Isso aqui não é aula de português , se fosse , melhor seria chamarmos o General Mourão
Esse aí é mais um dos muitos ”fakes” plantados na blogosfera, a serviço do líder de vocês.
Antes de escrever suas besteiras, bolsonarista infeliz, aprenda a escrever corretamente. Seu português é uma lástima, assim como sua ideologia. Esse é, de longe, o pior presidente que tivemos, ao ponto de ser pior que Lula. Vá se informar.
Com todo respeito cidadão.
Faça um esforço e aprenda a escrever, antes de vir passar vergonha aqui nos comentários…
Aliás o forte desses direitistas não é a ortografia…
Muita ” enveja” mesmo…???
Só pode ser piada, um textão desse com tantos erros.
Não é piada, é fake mesmo.
Robô.
Deixe-me entender: então a Tv estatal dá 500 milhões de prejuízo, pagos pelo contribuinte, e a lógica é mantê-la aberta pra dar mais prejuízo??? Me expliquem isso!!
Dá prejuízo porque esse é o intuito, privatizá-la. Por que a BBC é estatal e não dá prejuízo e tem uma programação extraordinária? Porque isso se chama política. Vai estudar. Sabe de nada!
Comparar essa EBC com a BBC é covardia hein hahahaha Essa EBC deve ser um cabidaço de emprego para os apaniguados. Quem precisa de uma mídia chapa-branca?
O governo só quer doar à horda amiga as empresas que dão lucro. Se a EBC dá prejuízo e não é possível vendê-la, fechem-na, pelo menos são R$ 550 milhões a menos de gasto do governo; mas aí diminuem os cargos para negociar compra de parlamentares. É isso aí.
Esses 500 milhões de prejuízo não são nem a metade do que os governos do PT pagavam à GLOBO
Mesmo assim continuam sendo 500 milhões de prejuízos bancados pelo contribuinte. E vai ficar assim mesmo, dando mais prejuízo? O combinado não era colocar um governo melhor do que o do PT?? Puseram um 100x PIOR!! hahahahaha
Brasil descendo a ladeira
O pai desse aí foi o pior governador do Rio Grande do Norte.
O povo do RN conhece bem o “conceito” desse ministro.
Governo incompetente, cheio de incompetentes e puxa sacos.
Conhece tanto que toda eleição elege este parasita. (obs. sou do RN)
Os Correios dão lucro e por isso vão se desfazer deles p/ lucro ficar nas mãos de poucos. Se não for algum político, alguma empresa de fora. É claro, com a sociedade pagando preços muito mais caros…
Não é correios, pois correios era EBCT. É uma emissora de TV que tem como único patrimônio significativo, a concessão.
Correios ? Leu a matéria ? Nada a ver com Correios…Vc está confundindo CAPITÃO DE FRAGATA COM CAFETÃO DE GRAVATA…Se liga…
Procure saber o tamanho do rombo no Fundo de Pensão dos Correios,passa de 5 bilhões de reais!…Conheço uma pessoa que é supervisor nos Correios, e disse que a alguns anos meteram a mão adoidado, comprometendo até a aposentadoria deles!