O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (7) que vai vetar trechos do projeto de lei de socorro a estados. A ação do governo é para que todas as categorias do funcionalismo público sejam proibidas de terem o salário reajustado.
“O Parlamento entendeu que certas categorias poderiam ter reajuste. O que nós decidimos: eu sigo a cartilha de Paulo Guedes na economia. E se ele acha que deve ser vetado esse dispositivo, assim será feito”, disse Bolsonaro a jornalistas, após audiência com empresários no Supremo Tribunal Federal.
A iniciativa aprovada na quarta-feira (6) propõe uma ajuda fixa de R$ 60 bilhões em quatro meses e exige contrapartida das unidades da federação, que é o congelamento de salário de servidores por um ano e meio.
>Senado aprova projeto de ajuda a estados e municípios e texto vai à sanção
>Davi Alcolumbre recua e exclui professores de congelamento de salários
Inicialmente todas as categorias seriam afetadas pelo congelamento, mas ao longo da tramitação congressistas incluíram diversas exceções e permitiram o aumento de algumas carreiras.
Diversos grupos foram incluídos na Câmara, e aprovados posteriormente pelo Senado, algumas delas com a orientação favorável do líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO). O deputado alegou que agia em nome do governo, e não do Ministério da Economia.
Ficarão de fora do congelamento de salários na redação final do texto do Congresso membros da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, guardas municipais, professores, agentes socioeducativos, profissionais de limpeza urbana, de assistência social, profissionais de saúde da União, profissionais de saúde, segurança pública e as Forças Armadas.
Caso seja confirmado o veto anunciado por Bolsonaro, todas essas categorias serão proibidas de terem promoções.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, também estava na reunião dos empresários no STF e comentou sobre o pedido feito ao presidente para vetar a possibilidade das categorias terem aumento.
“Eles têm estabilidade no emprego em um momento que milhões de pessoas estão perdendo seus empregos. O presidente sabe disso. Tínhamos conversado sobre essa necessidade. Agora há sempre manobras políticas, empurra para lá, empurra para cá, é um jogo normal da democracia. Não estou reclamando nada do processo democrático, apenas pedindo ao presidente que recorra a uma ferramenta que ele tem que é vetar esse aumento da Câmara e do Senado”.
> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país
Estou de acordo que profissionais de saúde, bombeiros, coveiros e segurança, tenham sim o aumento, pois estão na linha de frente e estão trabalhando até a exaustão. Professores estão com salários defasados, mas acho que podem aguardar. O restante deve ser congelado.
FORA BOLSOTRALHAS, FORA BOLSOCHAVISTA, FORA ADORADORES DE CORRUPTO E MILICIANO..
Fora Bolsonaro é palavra de ordem! Esse debil mental é inimigo do povo e faz de tudo para ter o aparelho repressor ao seu lado! Você cairá, retardado…
Eu sou do povo e o Bolsonaro não é meu inimigo e não vejo nenhuma repressão vindo dele. Meus inimigos são os mesmos que no passado queriam o comunismo no Brasil.
Comunismo no Brasil? Tá explicado o porque de você não ver nada de “errado” no boçal que preside o país…
Tem razão. Não existe PCdoB, nem PCO e nem PCB. Nunca existiu Luis Carlos Prestes. Boa campeão!!!!!!!!! Sua falta de conhecimento está explícita. Só tenho uma dúvida: o senhor é um comuna manipulado ou manipulador?
Qdo tivemos comunismo no Brasil?
Pergunte para o PCdoB, PCO e PCB. Eles lhe responderão. À propósito, se você não sabe sobre o comunismo, está provada a sua falta de conhecimento.
Digo qdo tivemos comunismo como poder governante com atitudes que nos levassem a isso. O que o PT fez que nos tornou um país comunista?
O país não ter se tornado comunista, pra ti, significa que não existe comunismo? Ingênuo o senhor…
O PT ficou no governo 14 anos. Se fosse pra virar comunismo já teríamos virado.
Existe comunistas e socialistas aqui. Mas qdo isso passou a ser crime? No Brasil crime é nazismo e fascismo, autoritarismo, pedir pra fechar outros poderes.
Pelo visto o senhor não conhece nada sobre o socialismo/comunismo. Teu argumento é raso, assim como seu conhecimento a respeito.
Aham.SELIC a 14%, desemprego a 13%, Levy e Meireles na equipe econômica, bancos ganhando de braçada, só dar o peixe e não ensinar o país a pescar… PT nunca mais. Obrigado.
Lembro que 90% dos servidores ganham até 2 salários mínimos, e que 5% dos servidores ganham o mesmo tanto que 95% dos servidores, a alta cúpula do executivo, legislativo e judiciário que quebra a máquina pública, e as medidas deveriam ser em cima desses, inclusive com diminuição do salário! Seria básico…fácil falar em ficar sem reajuste com servidores ganhando 10, 15, 20 e até mais salários! sempre com essa de todos terem que se sacrificar, mas pra quem ganha muito ficar 2 anos sem reajuste é super de boa né.. Tinham que cortar da alta cúpula de imediato!
Reajustar uns, outros não, é discriminatório e inconstitucional pq fere o princípio da isonomia … Poderá instituir um “penduricário” provisório p remunerar profissionais de saúde, tendo todo cuidado p ñ perpetuar, ñ incorporar aos salários … Já recebem adicionais de insalubridade, etc…
No Congresso, quem tem mais loby, lambe mais … Então, Bolsonaro está certo vetar esse projeto aprovado num Congresso que gosta fazer média com simpáticos da vez …
Nossos vídeos estão no Canal: “a gente fala” …
ALIÁS, OS “TRABALHADORES” PÚBLICOS, DEVEM REPARTIR OS SALÁRIOS COM OS QUE NÃO ESTÃO RECEBENDO NADA.
O MINTO será lembrado na história como o PIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO BRASIL….
Presidente? Que presidente…
Apenas pela Esquerda e seus comparsas.
Todos terão que se sacrificar ,menos os políticos,juízes,terceirizados….e o gado segue aplaudindo….
Nunca concordo com o Bolsonaro, porque não deu uma dentro até agora. Neste caso, apoio totalmente o veto geral. Como alguém disse aqui, deveria ter uma redução de pelo 20% nas CCs. Ai que eu quero ver. Porque é onde são feitos os agrados.
Bolsonaro não vai reduzir a quantidade de CCs e terceirizados que são usados para organização de protestos e ataques a adversários?
Tá certinho Sr. Presidente, tem que vetar mesmo! onde já se viu, passando pela maior crise já vivenciada e tem certas classes que se acham no direito de ter reajuste… era o fim da picada! TODOS tem que contribuir!
Todos menos os políticos,juízes,militares, terceirizados….e os aloprados,seguidores da seita, adoradores de bandido seguem aplaudindo….
Prezado Jali,
Sou funcionário publico Enfermeiro de uma uti grande hospital em Curitba, hoje não estou morando na minha casa por medo de contaminar minha esposa e filhos, falo com eles so por chamada de video não abraço meus filhos a semanas, domingo é dia das mães vou passar bem longe da minha mãe por esta exposto direto ao vírus covid 19 e risco de ser assintomático e contaminar mãe. Agora lê pergunto você acha mesmo que não seria mais que direito os profissionais de saúde da linha de frente receber a reposição da inflação?
estamos nos colocando em risco de vida e caso aconteça o pior e contrair a doença trabalhando e viemos a morrer como muitos outros colegas no mundo e no Brasil, nunca mais iremos abraçar filhos, esposas, e mães.
Seria justo ser comparado ao politico corrupto.
Peço que reconsidere seu comentário estaremos de prontidão para cumprir nosso juramento profissional e atender o senhor sua família e todos os brasileiros que precisarem de nós PROFISSIONAIS DE SAÚDE CONCURSADOS PÚBLICOS COM MUITO ORGULHO.
Todos temos o direito de receber, no mínimo, reajuste segundo a inflação….
sou favorável a quem ganha mais de 3 salários mínimos não tenham reajustes.
e está certo, esse ano tem q vetar o aumento de salários para todos os funcionarios públicos, TODOS desde o mais baixo cargo ao mais alto, isso inclui a elite do funcionalismo, políticos & cia.
Sim, está certo, também concordo. Mas para o ano que vem o que eu entendi era que na votação que acontecerá este ano, não teria aumento, então não precisaria haver veto.
Sou favorável ao veto! Entretanto pelo que eu entendi, o veto será necessário porque foi mudado a proposta inicial onde NÃO haveria aumento. Porque isso aconteceu? O governo cedeu ou foi mais uma manobra do Sr. Rodrigo Maia? O acordo inicial juntamente com o ministério da economia era para não ter o aumento na proposta e daí não acontece e o aumento “aparece” sendo necessário vetar. Lembrando que o veto pode ser derrubado pelo C.N.
Da mesma forma foi na votação a ajuda aos estados e municípios, que estava tudo encaminhado com grande esforço para ser maior e eis que de repente o líder do governo na Câmara vai lá e groza, cedendo todas as pressões, inclusive a do porcaria do governador de SP.
Amigao todo mundo vai ter que se sacrificar nessa crise
Sim, acho que não fui bem interpretado. Sou amplamente favorável ao veto. O que quis dizer foi referente ao orçamento do próximo ano, onde acompanhei que não haveria pedido de aumento. Foi até polêmico porque o Ministro Paulo Guedes deu exemplo que a mídia lixo distorceu pro mau, quando ele disse que o funcionário público está com a geladeira cheia. E eu entendi e concordei com o exemplo dado pelo ministro. Portanto, entendi que não teria no orçamento a solicitação de aumento, então não havendo, não é preciso haver veto. Entendeu?