A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) criticaram a portaria do Ministério da Justiça que prevê a deportação de estrangeiros considerados perigosos, editada pelo ministro Sergio Moro após a Polícia Federal (PF) deflagrar a Operação Spoofing, que levou à prisão um grupo de hackers responsáveis pela tentativa de invasão de mil celulares.
Ambas as entidades consideraram um atento à liberdade de expressão. “Ao ameaçar de prisão um jornalista que publica informações que o desagradam, o presidente Bolsonaro promove e instiga graves agressões à liberdade de expressão”, afirmou a Abraji. “Sem jornalismo livre, outras liberdades também morrerão”, seguiu.
A crítica é uma referência à declaração do presidente Jair Bolsonaro em defesa da portaria. Nesse sábado (27), Bolsnaro que o texto tenha como objetivo atingir o jornalista americano Glenn Greenwald, editor do site The Intercept Brasil, que tem publicado reportagens com base em diálogos vazados do ministro Moro e de procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba.
Leia também
“Ele não vai embora, o Glenn pode ficar tranquilo. Talvez ele pegue uma cana aqui no Brasil. Não vai pegar lá fora, não”, disse.
Em nota, a ABI definiu a declaração do presidente como tentativa de intimidação. “A ameaça de Bolsonaro a Greenwald nada mais é do que uma tentativa de intimidar um jornalista independente e uma ameaça à liberdade de imprensa. O Greenwald já declarou que Bolsonaro não é um ditador. A ABI endossa essa sua declaração porque ela sempre esteve na trincheira em defesa da liberdade de expressão”, afirmou.
>> Manuela diz que repassou contato de Glenn Greenwald a anônimo
>> Entenda como hackers tiveram acesso a mensagens de Moro
>> PF suspeita que Moro e Guedes foram vítimas do mesmo hacker
O presidente Bolsonaro não deveria ter feito essa declaração.
TINHA DE PRENDER LOGO!!!
Não sei o que seria melhor para o país:
merdavaldo preso como agitador no Brasil ou como espião traidor da pátria, nos Estados Unidos.
Na minha opinião, ele merece ser deportado pra pegar essa cana nos Estados Unidos, como espião.
Eu penso que o BOLSONARO não deveria ter falado NADA daquele jeito sobre o verdevaldo… deveria mandar prender logo de uma vez e pronto!
“Habemus Praeses”
Enfim temos um Presidente com “P” maiúsculo, patriota, que pensa no país e governa para o povo e pelo povo.
Nada, nem mesmo o tão poderoso PIG conseguirá impedir o avanço do Brasil.
O Presidente está corretíssimo: lugar de bandido é na cadeia!
O merdavaldo preso aqui, será a glória para os demais presos “famintos”. KKKKKK
Pior, é que ele vai gostar.
Afinal, nesse “casal”, quem é o homem e quem é a mulher?
KKKKKKKKKKKKKKK
Muito boa!
Sei lá. Os dois se referem ao outro como “meu marido”.