Conhecido entre os parlamentares como o “Oscar da política brasileira”, o Prêmio Congresso em Foco dá um grande passo nesta segunda-feira (18) com a divulgação da lista preliminar dos deputados e senadores aptos a serem votados. Ou seja, aqueles que exerceram mandato este ano por ao menos 60 dias e que não respondem a acusações criminais.
Assim, foram excluídos da relação abaixo os congressistas denunciados pelo Ministério Público ou que sejam alvo de ações penais e inquéritos em andamento. Pela primeira vez serão levados em conta, além dos procedimentos em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), investigações remetidas pela mais alta corte do país a instâncias inferiores em razão do novo entendimento sobre o foro privilegiado.
De acordo com levantamento do Congresso em Foco, estão aptos para participar da disputa por prêmios 401 congressistas. São 42 senadores (pouco mais de 50% dos integrantes do Senado) e 359 deputados (70% dos membros da Câmara). Conforme o regulamento, o parlamentar que não figurar na relação abaixo terá cinco dias, a contar de hoje, para solicitar a inclusão de seu nome. Para isso, deverá apresentar ao site documentação que comprove que não têm mais contas a prestar à Justiça e que exerceu o mandato pelo período mínimo pré-estabelecido.
Leia também
A lista final será divulgada no próximo dia 25.
O processo de votação pela internet se dará entre 1º e 31 de julho. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação em 13 de agosto.
Pesquise por nome ou passe o cursor sobre as listas abaixo para ver a relação preliminar dos parlamentares aptos ao Prêmio Congresso em Foco 2018:
Deputados
Senadores
<< Confira em nosso Flickr as fotos do lançamento do Prêmio Congresso em Foco 2018
Patrocínio
Apoio
Parceria Institucional
Esta lista é uma piada. Não tem outra palavra para defini-la.
Tem deputado e senador nessa lista que lesou o patrimonio público, fez lobby com empresas, subtraiu ilegalmente os direitos trabalhistas, e do outro lado congressistas que defendem o povo e a soberania nacional estão fora.
Congresso em Foco por favor, todo político eleito é escolhido pelos votantes e regiamente pago exatamente para servir a sociedade, jamais servir-se dela e não é exatamente o que temos vivido. Claro que existe uma minoria de políticos decentes, mas são apenas minoria, não tem poder algum em articulações e manobras nos bastidores. Seria uma ajuda enorme aos leitores que este site deixasse muito claro a regra número um da democracia que é a “alternância no poder”, e infelizmente nem a mídia colabora com essa pedra fundamental para o avanço da sociedade e do país. Lamentável!.
Além desses critérios objetivos, o site deveria fazer um esforço para também eliminar da lista parlamentares que, embora não investigados ou processados, ferem o mínimo ético que se espera de um homem público.
Por óbvio, os petralhas que defendem a candidatura presidencial de um presidiário, por exemplo, tornam a lista cômica. É preciso aliar os critérios postos com um mínimo de bom senso.
Fábio, não podemos adotar critérios subjetivos, sob pena de pôr a perder a elevada credibilidade do Prêmio Congresso em Foco (78% de menções positivas, 20% de neutras e somente 2% de negativas em 2017, segundo medição análise feita pela Stilingue em blogs e redes sociais).
Eles podem até receber troféu dessa imprensa sem vergonha que temos no Brasil. Mas com certeza que em outubro o povo dirá fora corruptos.
O verdadeiro prêmio virá em Outubro e muitos desses da lista são agentes do caos e representantes do que há de pior na sociedade brasileira, os esquerdistas.
Penso que ser honesto é apenas uma obrigação de todo homem público e não vejo razão para premiação.
O máximo que poderia ser feito é publicar em algum edital a lista desses parlamentares. Isso ao menos serviria como base para as próximas eleições.
Ser reeleito seria o mesmo que ser reconhecido. Não é ?
Paulo, o prêmio tem a aprovação da grande maioria dos usuários do Congresso em Foco. Porque eles mesmos, ao escolherem os premiados, têm a oportunidade de discutir desempenho e de buscar referências Escolher alguém para ser premiado(a), em qualquer área, é sempre uma tarefa difícil. Mas o risco maior é não fazer nada enquanto cresce a falsa noção de que todos os políticos são, igualmente, bandidos e inúteis. Muito obrigado pelo seu comentário!
E como ficaria a vida de milhões de brasileiros, quase exangue, que vivem no anonimato, pagadores de pesados impostos sem opções de sobrevivência, no meio de tanta bandidagem, de tantos tiroteios e sem ter uma migalha em troca ? Eles precisam de socorro urgente.