Temer soube de novo ministro da Pesca pela TV

Temer ficou inconformado por não ter sido avisado por Dilma sobre troca de ministro. Foto: Renato Araújo/ABr

A saída repentina do ministro da Pesca, Luiz Sérgio (PT), revelou o quão distante segue a relação da presidenta Dilma Rousseff com seu vice, Michel Temer (PMDB), e como tudo envolve a campanha paulistana deste ano. Temer soube pela televisão da nomeação do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) para o ministério, e mostrou-se inconformado com a situação, soltaram deputados na liderança do PMDB na Câmara. No salão verde, o líder Henrique Alves (RN) murmurava a tese de que "tem tudo a ver com a campanha em São Paulo", para fortalecer Fernando Haddad, candidato do PT, de Lula e de Dilma. Como notório, Temer é o padrinho da candidatura do deputado Gabriel Chalita.

Veja outros temas de destaque hoje no Congresso em Foco

Sonho antigo

Crivella sonhava ser ministro desde que Lula tomou posse, mas nunca foi consagrado, mesmo com o então vice-presidente José Alencar fazendo lobby forte.

Quase

O senador bateu na trave para ministro da Defesa. Já tinha o pleito do partido e ganhara o apoio formal do ministro Edison Lobão junto a Dilma, que preferiu Celso Amorim.

Ponte aérea

Vários fatores levaram Crivella a ministro. Com 20% das intenções de voto para a prefeitura do Rio, o cargo tira pretensão de eventual candidatura e ajuda o PMDB e PT locais. Em São Paulo, o PT amarra na campanha de Haddad a influência do ministro junto aos eleitores da Igreja Universal, da qual é bispo licenciado, e ganha apoio da TV Record.

Direto do salão

Sobre a volta de Luiz Sérgio para a Câmara, deputados acreditam que ele fará passagem-relâmpago pela Casa. Sua intenção é se candidatar à Prefeitura de Angra dos Reis (RJ), onde outro deputado, Fernando Jordão (PMDB), vai disputar.

Em tempo

Tanto Luiz Sérgio (PT) quanto Fernando Jordão (PMDB) já foram prefeitos de Angra, e são rivais ferrenhos na cidade.

Clientelismo

O PR recorreu à prática mais atrasada e chantagista para conquistar seu real objetivo. Lançar o deputado Tiririca a prefeito de São Paulo, a fim de prejudicar o candidato petista, para pressionar a presidente Dilma a nomear novo ministro dos Transportes.

Da arquibancada

Antes de enviar olheiros para os Jogos de 2016, o Ministério do Esporte, Aldo Rebelo, revelou: vai enviar observadores para a Eurocopa deste ano. Prioridade agora é a Copa.

Apito na mão

O ministro Aldo peita a Fifa e diz que ela terá de aceitar, na Lei Geral da Copa, a meia-entrada para os idosos nas quatro categorias de ingresso, e não apenas na mais barata (US$ 50). "Não tem o que discutir, temos a nossa lei", afirma, lembrando o Estatuto do Idoso.

'Luíza'

Piadinha que rolou no jantar dos 70 anos de Renato Rabelo, do PCdoB, na segunda em SP, onde houve um desfile suprapartidário de candidatos paulistanos: "Todos estão aqui, menos o Gabriel Chalita, que está no Canadá", disse um deles. Chalita já voltou.

Data venia

Da ministra Eliana Calmon, durante audiência pública no Senado na terça, arrancando aplausos: "Sentença transitada em julgado neste país é substantivo abstrato". Aliás, Calmon era a preferida de Dilma para a última vaga no STF. Não foi pela idade.

Disputa virtual

José Serra e José Aníbal duelam no Twitter com farpas indiretas. O melhor da prévia tucana em São Paulo. Coisa da democracia virtual.

Mundo cão

Uma aluna que sofria bullying em Brasília meteu a faca em dois colegas, na sala de aula. Mas a tragédia maior veio da diretora, em entrevista a uma rádio: "Isso é natural aqui".

Beija-mão

Mal foi anunciado pelo porta-voz da Presidência ontem novo ministro da Pesca, o senador Marcelo Crivella se viu cercado de aliados e até de quem nunca o cumprimentava no Congresso. O gabinete ficou lotado de deputados e senadores toda a tarde.

Ponto Final

Já é 1º de março. E o ano começou a acabar.

 

Com Gilmar Correa e Hosa Freitas
____________________________________

www.colunaesplanada.com.br
contato@colunaesplanada.com.br
Twitter @leandromazzini

Saiba mais sobre o Congresso em Foco (2 minutos em vídeo)

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!