STF envia inquérito de Lula e Delcídio à Justiça do DF

Rodrigo Janot pediu ao Supremo que o caso fosse encaminhado à Justiça do Paraná, onde Sérgio Moro conduz as investigações. Entretanto, Teori Zavascki enfatizou que tentativa de dificultar as investigações aconteceu em Brasília e deve ser analisada pela Justiça local

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou na última sexta-feira (24) à Justiça Federal no Distrito Federal o inquérito em que o ex-presidente Lula e o ex-senador Delcídio do Amaral são acusados de tentar impedir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao STF que o caso fosse encaminhado à Justiça do Paraná, onde o juiz Sérgio Moro conduz as investigações. Entretanto, na decisão, o relator entendeu que o processo deve ser remetido para a Seção Judiciária de Brasília porque a tentativa de dificultar as investigações aconteceu na capital federal. Além disso, o ministro avaliou que outro inquérito envolvendo os acusados já tramita na Corte.

“Tais fatos não possuem relação de pertinência imediata com as demais investigações relacionadas às fraudes no âmbito da Petrobras. Na verdade, dizem respeito à suposta prática de atos, pelos investigados, coma finalidade de impedir a aviltar colaboração premiada entre Nestor Cerveró e o Ministério Público, a qual se voltava a um plexo de investigações”, escreveu o ministro.

À época, o inquérito aberto foi instaurado no STF por envolver Delcídio do Amaral, que era senador, mas perdeu o foro privilegiado quando o Conselho de Ética da Casa legislativa cassou seu mandato. Também são alvos do inquérito o banqueiro André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai, e o filho dele, Maurício Bumlai. O grupo é acusado de quatro crimes: exploração de prestígio, lavagem de dinheiro, organização criminosa e patrocínio infiel.

 

Mais sobre Judiciário

Mais sobre Operação Lava Jato

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!