Secretário do Tesouro deve explicar empréstimos no Senado

Senadores querem saber quais são os critérios adotados pelo Tesouro Nacional para liberar tomada de créditos aos estados. Somente hoje, CAE aprovou quatro pedidos diferentes

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou na manhã desta terça-feira (9) um requerimento de convite para o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. O motivo foi a irritação dos senadores em razão do alto número de pedidos de empréstimo para estados. Os parlamentares querem saber quais são os critérios para a autorização dos empréstimos.

"É espantosa a quantidade de empréstimos, inclusive para estados que não tem mais capacidade de endividamento. Ainda assim, o Tesouro Nacional continua aprovando, em caráter de urgência, esses empréstimos", afirmou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Por se tratar de convite, Augustin poderá optar por comparecer à comissão.

Os senadores também decidiram que adotarão, a partir de agosto, um novo modelo para a análise dos empréstimos. Eles querem que os requerimentos tramitem por pelo menos uma semana na comissão. Além disso, senadores que já foram governadores reclamam da falta de transparência no processo de concessão dos empréstimos. O ex-governador de Mato Grosso e hoje senador Blairo Maggi (PR) disse que o governo começou a liberar os empréstimos há pouco tempo, mas sem justificar essas operações.

Apesar das críticas, os senadores aprovaram quatro autorizações de empréstimo hoje. Esses requerimentos chegaram ao Senado na noite desta segunda-feira (8). Foram duas operações para Sergipe, uma no valor de U$ 5,7 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o outro, U$ 10,3 milhões de Direitos Especiais de Saque com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Também aprovaram a contratação de empréstimo para São Paulo de U$ 200 milhões junto à Corporação Andina de Fomento (CAF). E para Pernambuco foram aprovados U$ 550 milhões em empréstimos.

Outras matérias aprovadas pela CAE

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!