Vídeo: Psol cobra votação do pedido de cassação de Cunha

Partido que denunciou o ex-presidente da Câmara ao Conselho de Ética teme que base de apoio de Temer, com medo de retaliação, evita ou adie a punição do deputado. Líder do Psol diz que Cunha ameaça não só deputados. "Está intimidando inclusive o presidente golpista"

No primeiro dia de trabalho após o recesso parlamentar (17 a 31 de julho), a bancada do Psol cobrou do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a votação em plenário do pedido de cassação do mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já decidido pelo Conselho de Ética da Casa. Réu em duas ações penais da Operação Lava Jato, Cunha foi julgado no colegiado por quebra de decoro parlamentar por ter mentido à CPI da Petrobras sobre suas contas secretas no exterior.

Segundo o líder do PSOL, Ivan Valente (SP), Maia sofre pressão do grupo conhecido como “centrão”, criado por Cunha quando era presidente da Câmara, para adiar a votação do relatório do Conselho de Ética para depois da votação, pelo Senado, do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, e até das eleições municipais.

“Rodrigo Maia nos disse que precisa do apoio em plenário para aprovar as medidas do ajuste fiscal e pareceu pressionado pelo 'centrão' a não colocar o pedido de cassação de Cunha em votação”, denunciou Ivan Valente.

Aos deputados do Psol Rodrigo Maia argumentou que precisa de apoio para tentar votar ainda nesta terça-feira (2), em plenário, o projeto de lei (257) que prevê a renegociação das dívidas dos estados, com o adiamento dos vencimentos para janeiro. Para que o pedido de cassação de Cunha seja votado, antes será preciso que o relatório do Conselho de Ética seja lido também em plenário. Somente depois de 48 horas é que o julgamento final de Cunha poderá ser feito.

Em entrevista ao Congresso em Foco, o líder da bancada do Psol, Ivan Valente, disse que Eduardo Cunha está intimidando deputados para não ser cassado. Veja no vídeo abaixo.

 

Mais sobre Eduardo Cunha

Mais sobre Legislativo em crise

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!