Presidente do PT ironiza possível candidatura de Joaquim Barbosa

Rui Falcão se mostrou indiferente à aposta de que ministro do STF concorreria nas próximas eleições. "Como magistrado, é um bom político e, como político, é um bom magistrado"

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, comentou uma possível candidatura do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, a um cargo eletivo. O petista falou pela primeira vez sobre a possibilidade de ter o ministro como adversário nas eleições de outubro. “Como político, é um bom magistrado e, como magistrado, é um bom político”, afirmou Falcão a jornalistas, ao sair do Fórum Efe Café da Manhã, realizado em São Paulo, nesta sexta-feira (7).

Rui Falcão se mostrou indiferente ao falar no assunto, segundo o portal Terra. "Como presidente do STF, ele pode até 5 de abril se inscrever [para concorrer a um cargo] como magistrado. Vamos ver se no dia 6 ele aparece inscrito como candidato de um partido. É indiferente para mim porque não escolhemos adversários", disse Falcão, que é deputado estadual em São Paulo.

Joaquim Barbosa ganhou lugar nas pesquisas eleitorais depois que sua popularidade aumentou durante a participação no processo do mensalão, quando defendeu duramente a aplicação de penas aos condenados, entre eles grandes figuras petistas, como o ex-ministro José Dirceu e os ex-deputados José Genoino (SP) e João Paulo Cunha (SP). Sobre o processo, o presidente do PT voltou a falar que o mensalão não existiu. “Não houve mensalão, no sentido de subornos mensais”, argumentou Falcão, elogiando a decisão do Supremo, de livrar petistas do crime de formação de quadrilha.

Lula

Ao falar sobre campanha eleitoral, Rui Falcão defendeu a reeleição de Dilma Rousseff para a volta de Lula em 2018. "Falei outro dia que temos que reeleger Dilma para que Lula volte em 2018", disse em tom descontraído. Apesar da declaração, Falcão afirmou que não sabe se o ex-presidente Lula quer voltar a disputar uma eleição para a Presidência.

Mais sobre eleições

Nosso jornalismo precisa da sua assinatura

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!