Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Prêmio Congresso em Foco entra na reta final

Thomaz Pires

O Prêmio Congresso em Foco 2009 entrou na reta final de votação. Até a próxima quinta-feira (19), os internautas terão a tarefa de fazer as escolhas nas seis categorias (melhor senador, deputado, iniciativa do ano, combate à corrupção e atuação nas áreas da educação e meio ambiente). O encerramento da votação serviu de estímulo ao eleitorado. Ao todo, mais de 440 mil votos foram registrados desde o início da consulta, iniciada em primeiro de outubro.


Outro fator que contribuiu para intensificar a reta final do prêmio foi a anulação de votos de alguns parlamentares na última sexta-feira (13). Foram cancelados vários domínios – utilizados para criar e-mails sequenciais ou e-mails temporários - destinados a inflar artificialmente os votos de alguns dos 27 deputados federais e 11 senadores, o que não é permitido conforme o regulamento do prêmio.


É preciso deixar claro, porém, que em momento algum o Congresso em Foco acusa os parlamentares de envolvimento direto com as fraudes. Diante da constatação de irregularidades, tomou-se unicamente a decisão de cancelar os votos, com o objetivo de garantir a credibilidade do prêmio e do site, sem qualquer intenção de acusar quem quer que seja.

Antes de tomar tal medida, o Congresso em Foco tomou o cuidado de submeter as análises dos técnicos à Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), aliás, uma das entidades que apoiam o projeto.

A decisão teve a aprovação unânime de todas as demais entidades parceiras: Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis). O objetivo é, obviamente, assegurar a credibilidade do prêmio.


Votação

A alteração modificou o cenário de votação do prêmio. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) passou a ocupar a liderança na categoria melhor atuação parlamentar no Senado. Já na Câmara, a deputada Manuela D'Ávila (PCdoB–RS) foi quem passou a ocupar o posto de mais votada. Na categoria combate à corrupção o deputado Flávio Dino (PCdoB –MA)  subiu para a liderança.


Todos os 38 parlamentares pré-selecionados pelos jornalistas serão premiados na cerimônia que será realizada às 20h do próximo dia 7, no auditório da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.
 
Também receberão prêmios especiais: a senadora Marina Silva (PV-AC) e o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), considerados pelos jornalistas os melhores parlamentares federais de 2009, e ainda os parlamentares que mais se destacaram no combate à corrupção, na defesa do meio ambiente e da educação e, por fim, que foram responsáveis pela melhor iniciativa do Congresso neste ano.

Leia mais:
Vigilância garante regularidade do prêmio
Marina e Chico Alencar lideram preferência dos jornalistas 
Lista integral dos parlamentares votados pelos jornalistas 
Os partidos com as melhores bancadas do Congresso 
Lei da Adoção é a mais votada por jornalistas 
O perfil dos deputados finalistas do Prêmio Congresso em Foco 
O perfil dos finalistas do Prêmio Congresso em Foco

Continuar lendo