Por presidência do MDB, Baleia Rossi busca deputados e senadores

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) disse nesta quarta-feira (18) que busca apoio de deputados federais e senadores para sua candidatura à presidência do MDB. O mandato do atual presidente Romero Jucá termina no dia 6 de outubro.

"Estamos conversando com a bancada federal, principalmente deputados e senadores", disse o deputado ao Congresso em Foco.

> Podemos cresce, ameaça o MDB e já mira a presidência do Senado

> MDB mantém maior bancada no Senado, que fica mais fragmentado e menos feminino

Na noite de terça-feira (17), o líder do partido na Câmara dos Deputados lançou oficialmente, na cidade do Rio de Janeiro, a sua candidatura ao comando da legenda.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB-RS), esteve presente no evento e defendeu uma candidatura encabeçada pela senadora Simone Tebet (MDB-MS) e com o ex-senador Pedro Simon (MDB-RS) como vice.

De acordo com Terra, não havendo a candidatura de Tebet, Baleia teria " a difícil missão de unificar o partido, ou vai haver uma debandada".

Além de exercer o comando da bancada na Câmara, o deputado é autor da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de reforma tributária em tramitação na Casa Legislativa.

O governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) e o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) são  apoiadores da candidatura de Baleia.

O ex-senador Romero Jucá está no comando do partido desde 2016. Antes quem exercia a direção nacional era Michel Temer, que ficou à frente da legenda de 2001 até 2016, meses antes de assumir a Presidência da República em decorrência do impeachment de Dilma Rousseff (PT).

Nas eleições de 2018, figuras importantes do partido, como Eunício Oliveira (CE) e o próprio Jucá, não conseguiram se reeleger senadores.

Apesar de ter mantido a maior bancada no Senado nas últimas eleições, a sigla não conseguiu o comando da Casa Legislativa. Renan Calheiros (MDB-AL) foi preterido em detrimento de Davi Alcolumbre (DEM-AP).

 

 

 

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!