A procuradoria-geral da República (PGR) elevou o tom contra a força-tarefa da Lava Jato neste domingo (28) e afirmou que mesmo com êxitos obtidos e reconhecidos pela sociedade, a operação “não é um órgão autônomo e distinto do Ministério Público Federal (MPF), mas sim uma frente de investigação que deve obedecer a todos os princípios e normas internos da instituição”.
A reação da PGR acontece depois da saída de três procuradores da Operação numa divergência com a subprocuradora e coordenadora da força-tarefa na PGR, Lindora Araujo.
Na sexta-feira (26), a visita de Lindora ao Ministério Público em Curitiba gerou revolta dos lavajatistas. Eles alegam que a diligência no QG da operação no Paraná tinha o objetivo de acessar arquivos da equipe e a atitude foi vista como um risco para as investigações. Os membros da Lava Jato acionaram a Corregedoria do Ministério Público Federal.
O ex-ministro Sergio Moro divulgou uma nota onde diz que “aparentemente, pretende-se investigar a Operação Lava Jato em Curitiba”, mas que “não há nada para esconder nela, embora essa intenção cause estranheza. Registro minha solidariedade aos Procuradores competentes que preferiram deixar seus postos em Brasília.”
Leia também
Ainda segundo a PGR, o desembarque dos procuradores Hebert Reis Mesquita, Victor Riccely Lins Santos e Luana Macedo Vargas não deve afetar os trabalhos da força-tarefa, já que estas baixas na equipe de Brasília já estavam previstas para ocorrer na próxima terça-feira (30).
“Com a redução natural dos trabalhos no grupo da Lava Jato, decorrente de fatores como a restrição do foro por prerrogativa de função determinada pelo STF, a demanda existente continuará a ser atendida por assessores e membros auxiliares remanescentes, sem qualquer prejuízo para as investigações”, diz a PGR.
PublicidadeDesentendimentos
Essa não é a primeira vez que Lindora entra em rota de colisão com os lavajatistas. Em maio, um integrante da Operação ouvido sob condição de anonimato pelo Congresso em Foco apontou que após ter assumido o cargo de PGR, Augusto Aras mandou, por meio da sub-procuradora, um ofício circular para as procuradorias dos estados para que o mantivesse informado sobre notícias de ilícitos envolvendo governadores. “Isso é óbvio, remeter para lá as notícias. O que aconteceu é que estava proativamente colhendo informações para uma ação específica, algo intencional, planejado, fora do padrão”, disse a fonte na época.
Grande parte dos procuradores da operação discordam da gestão de Aras à frente da PGR. Eles alegam que o procurador blinda o presidente e busca uma vaga no STF.
Aras rebate as críticas de procuradores e ex-procuradores da Força Tarefa da Lava Jato sobre sua atuação à frente da PGR e de que teria se arrependido de ter pedido a abertura de inquérito no STF contra o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro.
“Se eu não quisesse investigar, não teria pedido abertura de inquérito. Todas as diligências apontadas pelo ex-ministro como sendo necessárias para elucidar os fatos foram prontamente solicitadas ao Supremo Tribunal Federal e estão sendo acompanhadas pela equipe da PGR”, afirmou na ocasião.
Confira a nota da PGR na íntegra:
A propósito de notícias sobre o desligamento de quatro procuradores do Grupo de Trabalho da Lava Jato na Procuradoria-Geral da República (PGR), o órgão esclarece:
Os quatro procuradores integravam a equipe na gestão anterior. Pediram desligamento e foram readmitidos na administração atual, a fim de auxiliar a Coordenação da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF). Há cerca de um mês, uma das integrantes retornou à unidade onde está lotada e, na sexta-feira (26), outros três se desligaram, antecipando o retorno para as Procuradorias da República nos municípios de origem, o que já estava previsto para ocorrer no próximo dia 30. Os profissionais continuarão prestando valorosos serviços às comunidades para onde retornarão.
Com a redução natural dos trabalhos no grupo da Lava Jato, decorrente de fatores como a restrição do foro por prerrogativa de função determinada pelo STF, a demanda existente continuará a ser atendida por assessores e membros auxiliares remanescentes, sem qualquer prejuízo para as investigações.
A Lava Jato, com êxitos obtidos e reconhecidos pela sociedade, não é um órgão autônomo e distinto do Ministério Público Federal (MPF), mas sim uma frente de investigação que deve obedecer a todos os princípios e normas internos da instituição. Para ser órgão legalmente atuante, seria preciso integrar a estrutura e organização institucional estabelecidas na Lei Complementar 75 de 1993. Fora disso, a atuação passa para a ilegalidade, porque clandestina, torna-se perigoso instrumento de aparelhamento, com riscos ao dever de impessoalidade, e, assim, alheia aos controles e fiscalizações inerentes ao Estado de Direito e à República, com seus sistemas de freios e contrapesos.
A PGR persevera na luta incessante para conduzir o MPF com respeito à Constituição e às leis do país, observando especialmente sua unidade e indivisibilidade, em harmonia com a independência funcional, expressas na norma constitucional de 1988.
Aras tem razão quando diz que a Lava Jato não pode ser algo independente. Tem que estar submetida às regras. E não foi assim durante sua condução. Exacerbou, os procuradores e o juiz do caso quiseram fazer fama em cima do processo e espetacularizaram as ações. Bem como fizeram aquele conluio podre entre juiz e acusação…o Moro ainda fez uso de grampo ilegal, influenciou eleição e se revelou da extrema-direita e debandou pro governo logo após a eleição…enfim, mil e uma críticas.
Agora o Aras quer o desmonte da Lava Jato não por seus erros, mas sim para proteger quem hoje está no governo e seus aliados (antigos e novos). O MP está no bolso do Bozo e esse PGR está aí para serví-lo, independente do que aconteça.
Quando é que o Deltan vai devolver o dinheiro das Palestras e viagens para Resorts de luxo pagas por Banqueiros? Esse uso da imagem do MPU para angariar recursos PRIVADOS virou atribuição das carreiras do órgão?
Não tem ninguém acima da lei (judiciário, políticos ou empresários), mas é extremamente importante que faça-se cumprir a lei (sem exceção) e vemos muitas exceções, muitas brechas, muitos “entendimentos” e o que seria ou como estaríamos se não fosse uma iniciativa igual a Lava Jato… criticas são saudáveis e necessárias, agora proteger A ou B, quem seja, o povo não merece isso, não merece mesmo.
O que destrói empresas , milhões de empregos , saúde , educação e famílias é a corrupção endêmica deste país. Empresários e governos corruptos que desviam milhões do nosso dinheiro em contratos super faturados, tais investigados e punidos pela lava-jato. A Lava-jato foi a maior operação elogiada até no exterior. Mas pelos comentários ,os brasileiros não a merecem e não merecem um pessoa tão justa e íntegra como Sergio Moro que realmente lutou contra a corrupção. O brasileiro gosta dessa bagunça, desse toma lá dá cá, de dar um jeitinho em tudo e de idolatrar políticos que prometem e prometem. Mas cá estamos nesta bagunça.Viva a blindagem da corrupção. Estamos retornando à velha politica. Fiquemos nesta bagunça de sempre. Blindando os politicos, pagando impostos e sendo os trouxas de sempre.
Está saindo caro o pagamento dessa essa fatura, hein? Acharei muito engraçado se, na última hora, ele não for indicado para o STF.
Eles que são brancos que se entendam as duas Instituições agem politicamente em seus casos de julgamentos e então não defendo nenhuma delas. https://media0.giphy.com/media/mgqefqwSbToPe/giphy-downsized-medium.gif
a Lava jato deu certo para o MORO e sua trupe. Destruiu empresas e milhões de empregos. Querem o poder absoluto da idade das trevas.
Foi muito benéfica para o Brasil!!! Quem destruiram empresas foram os corruptos!
fato que esses lavajatistas querem ser autônomos, sem ninguém que os controle. Querem o poder. Esquecem que tem constituição e chefes. Quem nao quer ganhar um alto salario e controlar a vida de todos. Certo o Aras nessa, acabar com essa festa e com o parcial Moro, que de juiz só tinha a toga. Quer ter total independência vá para a iniciativa privada.
‘
Tudo está piorando e era para ser exatamente o contrário, pois de uns tempos para cá o país começou a melhor os índices econômicos, e em todas as outras áreas, mas, com esta pandemia e a política indo de mal a pior, o país está só decaindo.
De uns tempos para cá o país tinha um pibinho de 1%.
“PGR sobe o tom e diz que Lava Jato não é órgão autônomo”.
Para que serve a PGR, um órgão autônomo, mas infelizmente a serviço da velha corrupção?
Para nada!! FORA ARAS!!!
.
Quem diria que o governo que a VJ ajudou a eleger seria aquele que acabaria com ela rs
Capachos do Bozo! Em 2022 essa turma vai para a rua.
Esses são mais uma parte do time de semi deuses que não aceitam críticas, oposições, e verificações dos comportamentos,regras, averiguações de alguma ilicitude ou abusos, este grupo se enquadram STF,MP, auditores da RF, PF e claro os juizecos aos quais muitos cometem arbitrariedades, não sei nem é o caso em si mas aonde há se uma PGR de uma país não poder ter acessos aos procedimentos e andamento dos processos e investigações num padrão global sem acesso aos dados protegidos por sigilos eles se colocam acima do bem e do mal tal qual o seu maior representante moro que ao ser min da justiça achou que era o pres da República
Eu acho muito bem feito! Assim como o executivo não tem credibilidade alguma se percebe a PGR na mesma toada. Imaginem se fosse na gestão do PT?
Mas a lava-jato não começou no governo PT?
O caminho vai ser o mesmo. No começo o PT tinha vergonha e depois relaxou. Virou uma nuvem de gafanhotos que atacou TODOS os cantos do governo. E assim vai continuar.
Operação tem começo, meio e fim. Parece que querem eternizar a Lava Jato e sua turma de fora da lei, a República de Curitiba. Aliás, essa Lava Jato já cumpriu seu objetivo. O que vemos agora é um esforço para manter a marca em evidência.
Ainda falta fazer muito!
Eu tô me perguntando onde andam os defensores da lava jato. Ou só defendiam até Lula ser preso? Ah esse era o objetivo. Agora nada mais interrssa.
Infelizmente está solto!
Prisão a partir da 2ª instância!
todo mundo sabe que a lava-jato só existiu para acabar com a esquerda, porque combater a corrupção , só se for PIADA, pois a corrupção segue firme e forte nos dias atuais
Isso ´só tem um nome “Medo”….já foi 2 anos..e aí…só confusão e defesa da família…
Acusaram o PT de aparelhar as instituições e ameaçar a democracia, o que era um enorme mentira, na esteira dessa mentira elegeram o Bozonaro, que aparelha as instituições e realmente ameaça a democracia, combate à corrupção? hahaha façam-me rir…
Infelizmente este desgoverno peteba de direita do bozo que usar a lava jato para atacar os inimigos e beneficiar as milícias.
Essa é a grande preocupação. Antes pensávamos que o Supremo seria nossa salvação e não foi. Depois apostamos nossas fichas no “Mito” e vimos que na realidade era somente 171. Tentamos as FFAA que não querem se envolver. De tudo, o que nos sobrou foi a Lava-Jato que agora estamos vendo seu “DESMANCHE” pelo próprio PGR. Só por Deus mesmo.
Com certeza. Bozo é o luladrão da direita..
Falou bem, mas me desculpe, Taquarinha, nossas gloriosas Forças Armadas não podem mesmo interferir nessa pendenga. É inconstitucional e, se Deus quiser, devem permanecer lá no camarote, assistindo nosso amadurecimento político. As cacetadas q temos tomado de uns tempos para cá, tantas frustrações, nos melhoraram sensivelmente. E rapidamente estamos despertando, qdo a poderosa Europa levou milhares de anos para acordar e chutar o balde, derrubando a Bastilha. Nós, aqui no país do Pixuleco, já estamos derrubando a nossa Bastilha em menos de 700.
(Acho q devemos experimentar Moro no próximo pleito. O q acha?)
esse simpático não trabalha para o governo, ele trabalha para o boçal
Pelo visto o aparelhamento das instituições está a todo vapor! Quando era PT diziam isso aos 4 ventos….agora estamos vendo quem são os reais vilões!
Os 2 são vilões!
Só mudaram as moscas… Até o esquema de aparelhamento do Estado usado pelo PT está sendo literalmente copiado.
Interessante Moro sair em defesa do Deltan, ele ainda se sente “procurador”da lava a jato!!!!!
Qual o problema tem a procuradoria da Lava a Jato em querer esconder. Vocês quase levaram HUM BILHOES E QUINHENTOS MILHOES DE REAIS, do dinheiro público, se não fosse o SUPREMO agir rapidamente vocês teriam dinheiro, para umas quatro eleições, e dinheiro nosso.
PGR Tambem não é órgão da presidência da república mas isso não parece incomodar o ilustre procurador geral
Ilustre, pero no mucho!
O Bolsonaro ganhou a eleição pendurado na lava jato e agora trabalha para a destruição dela? Com a ajuda do próprio procurador geral ?
Eleitores do Bolsonaro, vcs são uns otários.
Exato. Manadas que seguem o berrante rumo a ditatura. Esse governo acabou. Virou carniça do centrao.
Mas e o Tacla Duran???
O próprio procurador geral é advogado do bozo, vai até ganhar uma medalha de mérito naval por isso.
E talvez uma cadeira vitalícia no Supremo. Isto se Bolso se sustentar até a época da nomeação do substituto do Celso (Novembro?).
Exatamente o quê me sinto. A única desculpa é que ficamos com o “mico” na mão e fomos obrigados a escolher entre o ruim e o pior. E por incrível que parece, acho que o ruim é que era o pior.
Otários eu não diria, pois somos apenas crianças em busca de algum docinho. Mas fomos mesmo ludibriados. Se bem q a outra opção era muuuito assustadora. Já pensou o q seria do Brasil se Haddad fosse eleito? É verdade q o Capitão Encrenca não é lá boa bisca, mas o PT, colega, o PT é… incomparável, inominável em termos de ladroagem. Na verdade, o PT é uma organização criminosa internacional, uma multinacional do crime. O PT, colega, é pior do q o coronavírus! Deus nos livre e guarde dessa desgraça!
Posso não entender muito de leis, pois não sou da área, mas tenho bom senso e como bom matemático domino a lógica das coisas. E meu sentimento é que um grupo, já há algum tempo, tem se empenhado em enterrar a Lava Jato e está conseguindo. Primeiro para deixar impunes os envolvidos em corrupção, segundo pra deixar em aberto o caminho a novos esquemas de desvios, sem medo de investigações e processos . Ou seja, tudo pra voltar como dantes no quartel de Abrantes. Me desculpem Câmara, Senado, STF, PGR, Partidos políticos, etc… Tenho nojo e me arrependo de não ter emigrado para um lugar decente para criar meus filhos.
Apoiado. Esse pessoal insiste em achar que o País é deles…
Na CF diz que todo promotor é uma unidade autonoma. E esse pseudo PGR capacho de um lunatico ainda nao leu o Art 129. Mas para mexer na Lava Jato, poucas coisas que deram certo.para combate a corrupcao e as ilhas de riquezas do rei, questoes morais e legais comezinhas sao convenientementes esquecidas. Esse governo virou carniça dos parasitas do centráo. Acabou.
Mas assim como o moro não está acima do bem e do mal isento de erros ou maus comportamentos ou vc coloca sua mão no fogo por algum deles
Pt e Bolso são radicais que se assemelham. Bolso traiu seu eleitorado no combate a corrupção. Roda democrática gira. Não tenho bandido de estimação. Moro é 1 bom nome. Se falhar sai também.
Mas e o Tacla Duran??
Eu acho hilario qdo as pessoas querem comparar um governo nefasto como este com o Pt… Alguns erraram e estão pagando… Mas o governo do pt foi o melhor governo que tivemos…. Hj a terra é arrasada…
Esse é o erro que levou à eleição do Bozo. PT não é radical. Nunca foi. Radicais de esquerda no Brasil são os do PCO, PSTU, não o PT. Foi a difusão dessa ideia de que o PT é radical que deu margem para considerar toda a esquerda como radical também, além de ter acabado com as chances da direita moderada também.
Quem cometeu esse erro? Praticamente todos os adversários do Bozo e do PT, e a imprensa em sua grande maioria. Quando se coloca o PT como extrema esquerda, se dá a oportunidade da extrema direita se mostrar como opção. Podem chamar de corruptos, ultrapassados, qualquer coisa, mas quando chamam de extremistas, colocam a chance do Bozo se posicionar como adversário do outro extremo. Se considerarmos extremo quem realmente é extremo, como o PCO, e colocarmos o PT no seu lugar (centro-esquerda ou esquerda moderada), conseguiremos também colocar o Bozo em seu lugar, que é um PCO da direita (radical no discurso e nanico nas eleições).
Colega, perdão, mas se vosmicê disser q o governo Bolsonaro não corresponde ao q se espera dele, e q hoje ele trai promessas feitas ao seu eleitorado, concordo plenamente, mas daí a levantar bandeiras em favor do PT, aí vc pegou pesado! Bolsonaro nunca prestou e por isso foi até expulso (!!!) do Exército, mas o PT é uma organização criminosa, colega. Nem partido essa coisa é. Só tem ladrão ali, salvo um ou outro cego de nascença. Agora mesmo, o governador do Piauí e sua esposa deputada estão encrencados vom roubalheiras.
Errado. Leia o art. 129 da CF e verás que se trata apenas das funções do MP. Não tem nada de promotor como unidade autônoma. Não inventa.
Vide Art. 127 caput e &1 por favor……
Continuas errado. A independência funcional é do Órgão, não é da pessoa do procurador. Se quiser, posso te indicar excelentes mestrados em Direito Constitucional. Vai te ajudar a entender melhor.
(kekeke!!!). Vosmicê está fazendo piada. Se o órgão só funciona por causa de seus membros, como não dizer q estes são autônomos?
Mas e o Tacla Duran?
Exatamente. O que os corruptos não conseguiram, principalmente com aquela frase “Precisamos estancar essa sangria” e depois Gilmar Mendes que bateu bumbo para as mensagens roubadas, fazendo de tudo para incriminar Sérgio Moro e outras coisas. Tudo que não conseguiram, nosso “Mito” que se elegeu carregando a bandeira de ser “terrivelmente contra a corrupção” está conseguindo. Começou com a perseguição a Moro, por causa da PF-RJ em 08/19. Em seguida, por causa do 01, fechou acordo com Tóffoli e extingui o COAF (sem a menor explicação). Em seguida, desidratou a Lei ante-crimes, sancionou a Lei de Abusos de Autoridades, privilegiando os corruptos. Depois indicou um capacho para a PGR, culminando com a demissão de Sérgio Moro (também por causa da sombra que lhe fazia em sua popularidade). E agora estamos vendo “DESMONTE” da Lava-Jato caminhando a passos largos. Pra mim, do “Mito” passou a ser “MiNto” desde o desmonte do COAF. A partir de então, considerei que tinha ajudado o maior 171. Ainda temos que considerar as “entregas ao centrão”, como Banco do Nordeste, DNOCS e FNDE, além do que temos pela frente…
Excelente sintese?? pra mim caiu a mascara do Bolso traidor desde a mudança do Coaf….
Muito bem argumentado. Faço minhas as suas boas palavras.
Temos q reconhecer q Aras cumpre muito bem o seu papel. Foi escolhido a dedo por Bolso fora da lista tríplice justamente para liquidar com a Lava Jato.
Alguém em sã consciência põe a mão no fogo pelo Capitão Encrenca? Se houver uma investigação séria, independente, não restará pedra sobre pedra!
Mas o Dr Moro era juiz ou procurador ? Ele precisa ser avisado que isso não compete a ele. Juiz é CNJ, ex juiz nem sei.
Esses caras acham que força tarefa é pra arrebentar, bloquear patrimônio para pessoa fazer delação. Cortes internacionais deveriam desembarcar no país e ver como eles trabalham endossados por juízes que nem leem as defesas.
Cortes internacionais não mandam nada aqui!
Mas e o Tacla Duran????
Carlos Eduardo Marques
Lava-jato é o departamento de caçar petista e blindar tucano, da PGR…
Na PF também tem um.
No dia em que o Brasileiro parar de correr atrás do apito de chamar asno, da mídia, esses departamentos vão acabar.
Na verdade, é departamento de caçar curruPTos!
Quer dizer que: Pais já era. Quem puder vaza daqui.
Tremam “dd” e parsas…. Vão ter que dar satisfação sobre as “legalidades” do que fazem….rs rs rs rs….
dd e com letras minúsculas…
Nelore bolsonarista.
É ruim heim ?!?!?!
Tem que ser revisto todos os processos de Curitiba…
Nelore ? De quem você é ?
É “dd” com minúsculas simmmm !
Do tamanho dele…..rs rs rs rs….
“Parsas”? Mesmo sendo uma gíria a origem é da palavra “parceiros”, com a letra “S”. Quer palpitar? Aprenda primeiro sua língua.
O aparelho é meu, a resposta é minha, respondo como quiser , e daí ?!?!?
“Aparelho”? Vc usa “aparelho dentário”? Do jeito que vc escreve pensei que usasse freio equino, também conhecido como bridão.
Tá preocupado ? Vai pagar minhas contas ? ….. Vai até a esquina prá ver se eu estou por lá….vai…..
Agora querem instituir uma coordenadora que não coordena ? Esquisito, né ? Não tem como demitir os procuradores ? Se estão se recusando atuar na atividade para a qual foram designados ou agir segundo suas próprias ideias isso se chama prevaricação !
Todo o trabalho desta turma é irregular.
Se um dia isso for mostrado ao mundo, o Brasil afunda de vez na lama….