Partido de Marina Silva anuncia 500 mil assinaturas

Número é necessário para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar o registro da Rede Sustentabilidade como uma nova legenda. Evento em São Paulo vai reunir fundadores e convidados

A Rede Sustentabilidade anunciou nesta quinta-feira (13) ter atingido o número mínimo de 500 mil assinaturas suficiente para conseguir o registro partidário na Justiça Eleitoral. Um ato em comemoração vai ocorrer neste sábado em São Paulo. Os apoios serão entregues para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cabe aos cartórios eleitorais validarem os apoios.

De acordo com o partido, na contagem feita hoje, a coleta de assinaturas chegou a 523.345 assinaturas. Isso aconteceu em um período de três meses. O partido ainda pretende conseguir mais 300 mil para ter uma margem na validação. A estimativa é de que haja uma perda de até 40% das assinaturas.

Caso tenha o registro confirmado pela Justiça Eleitoral, a Rede será a 31ª agremiação partidária em atividade no país. Este é o último passo. Antes, foi preciso fazer uma reunião para criação de estatuto, apresentar a ata de fundação e a relação de todos os fundadores, por exemplo.

O anúncio ocorreu no mesmo dia em que a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou para derrubar a liminar que suspendia a tramitação do projeto que dificulta a criação de partidos políticos. Criadora da Rede, a ex-senadora Marina Silva estava presente na sessão do Supremo.

Mais sobre partidos políticos

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!