O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, negou a senadores ter ligação com um suposto esquema de candidaturas laranjas no PSL em Minas Gerais, suspeita que é investigada pela Polícia Federal (PF). Marcelo Álvaro foi questionado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) na manhã desta quarta-feira (10) em uma audiência na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) da Casa. “Eu posso afirmar para a senhora que sempre agi estritamente dentro da legislação eleitoral à frente do PSL em Minas”, disse o ministro.
Outra comissão, a de Transparência, espera há quase um mês para falar sobre as denúncias. O colegiado marcou audiência para ouvi-lo no dia 23 de abril, mas ele ainda não confirmou presença. O ministro foi convidado, ou seja, não é obrigado a comparecer.
Este convite convite a Marcelo Álvaro foi proposto pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e aprovado no dia 12 de março pela comissão. Segundo a CTFC, o ministro já sinalizou que pretende comparecer, mas havia deixado a data em aberto. O Congresso em Foco perguntou ao ministério sobre o interesse de Marcelo Álvaro em falar aos senadores, mas não teve resposta.
Leia também
Na última sexta-feira (5), o jornal Folha de S. Paulo informou que a PF vê “elementos de participação” do ministro no suposto esquema do partido do presidente Jair Bolsonaro. Ele vem negando as suspeitas desde que vieram à tona, em fevereiro.
Tentativa de blindagem
Na audiência desta terça, o presidente da CDR, Izalci Lucas (PSDB-DF), e o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE) tentam blindar o ministro, pedindo para que os colegas “se atenham ao tema” da audiência, que são os planos do ministério para a área. Eliziane, no entanto, reclamou de “censura prévia”, e o ministro respondeu ao questionamento.
A comissão de Transparência também havia chamado o ex-ministro da Secretaria-geral da Presidência, Gustavo Bebianno, para falar sobre as supostas candidaturas laranjas do partido. Ele presidiu a sigla durante a campanha eleitoral do ano passado e era responsável pela liberação dos recursos. Bebianno, no entanto, se recusou a ir ao Senado, alegando “compromissos previamente assumidos” na data da audiência.
Segundo a Folha, a PF vê indícios dos crimes de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro por parte de Marcelo Álvaro. Na última sexta, Bolsonaro admitiu que poderá demitir o ministro a depender do resultado das investigações, mas que ainda é cedo para tomar uma decisão. “Só com acusação não vale”, disse o presidente. “Uma vez que tiver o relatório final da PF, vamos analisar”, completou.
> PF aprofunda investigação sobre laranjas do PSL e vê participação do ministro do Turismo
As suspeitas
A PF investiga ligações do nome do ministro com cinco candidatas do PSL em Minas Gerais no ano passado, três para deputada federal e duas para deputada estadual. Juntas, as cinco receberam mais de R$ 340 mil do partido e tiveram, somadas, 4.154 votos.
O investimento elevado em campanhas inexpressivas é um indicativo de que tais candidaturas foram de fachada, apenas para que a legenda cumprisse o “piso” legal de 30% de mulheres entre os candidatos e 30% dos recursos para as campanhas femininas.
A crise que derrubou Bebianno foi originada em outras suspeitas de laranjas, desta vez em Pernambuco. Juntas, uma candidata a deputada federal e outra a deputada estadual receberam R$ 650 mil do PSL e tiveram 1.589 votos.
>> PSL de Minas recorreu até ao TSE para tentar validar a candidatura de laranja
Esse será o próximo a ser tirado pelo Bolsonaro para TENTAR MANTER O MORO, “QUE ESTÁ QUEIMADO PÓ CONTA DA SUPOSTA FUNDAÇÃO lava-JATO, QUE SERIA montada com o dinheiro da PETROBRAS”.
Passa um óleo de peroba na cara desse canalha!
Tome vergonha nessa cara ministro. Voce pensa que no Brasil só tem idiotas como nesse governo medíocre? O nome de seu partido já diz tudo: PSL – Partido Só Laranjas- Aí tem de tudo: Ladrões como voce, corruptos, desviadores de dinheiro de fundos de pensão, milicianos e outros tipos de bandidos.
•Editar•Responder•Compartilhar ›
Tome vergonha nessa cara ministro. Voce pensa que no Brasil só tem idiotas como nesse governo mmandantes de crimes, milicianos,edíocre? O nome de seu partido já diz tudo: PSL – Partido Só Laranjas- Aí tem de tudo: Ladrões como voce, corruptos, desviadores de dinheiro de fundos de pensão, milicianos e outros tipos de bandidos.
Na real mesmo???
Vc não vê nenhum ministro com planejamentos eficazes pra melhorar sua área, vc não vê eles falando em aumentar a pesca pra alimentar o povo aqui com novos produtos tipo enlatados de peixe, peixe seco, mesmo tendo uma uma costa gigante, custa 20 reas meio quilo de peixe!!!!
Vc não vê eles falando em melhorar acesso a cidades turisticas como as de Minas, RS, Bahia.
Melhorar a educação criando intensivo de lingua .estrangeira como ingles e espanhol desde a 2 serie primaria, além de criaçao de profissionalizantes desde o fim do fundamental ou a criação de transporte aquatico onde der, pra diminuir custos e poluição, além de aumentar o acesso.
Só de papo de 1964 e comuna…faça-me o favor!
Nem programa de controle de natalidade eficaz com aplicação de anticoncepcional injetavel desde 14 anos e DIU.
Só sabe aumentar populismo com aumento de Bolsa Parideira, a fazer mais favela e criminosos.
Quem vai investir em pais que so tem favelado e criminoso???
Aqui só aumenta é favela e maloqueiros, quem trabalha é escravo do governo a sustentar
seus reinados e os maloqueiros pra dar votos a eles o que o PT ja fazia e o BOZO e seus ministros de araque continuam fazendo!
Ainda vem alienada de Ministra de Agricultura – fazendeira!!!! com papo que aqui não passam fome porque comem manga de arvores na ruas…,esta então é digna de INTERNAÇÂO num maniconio.
Não dou mais seis meses pra estarmos como a Grécia e a Venezuela juntas.
Na minha cidade só tem local de comercio fechado e enchendo de favela, nas outras deve ser a mesma coisa.
O país esta a deriva e afundando com estes loucos.
O povo trocou 6 por 666.
Tudo culpa do PT.
PT é Povo Trouxa?
Estou sendo irônico.
Eu também! Aproveitei a sigla. Quem votou nesse bosta é muito trouxa
Se ele gosta tanto do bolsonaro, deveria ficar de licença até o fim do inquérito.
Cadê o queiroz? O flavinho vai depor que dia?