“Mensalão” vinha de estatais, diz Jefferson


O ministro da Casa Civil, José Dirceu, classificou como “absolutamente infundadas” as acusações feitas contra ele e outros integrantes do PT pelo presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), em entrevista à Folha de S. Paulo. Segundo Dirceu, o petebista é um réu que “quer se transformar em vítima”.

Na mesma linha de defesa, reagiram o presidente do PT, José Genoino, e o líder do PP na Câmara, José Janene. Os três foram citados por Jefferson como participantes do suposto esquema de pagamento de mesada a parlamentares aliados em troca de apoio ao governo no Congresso.

Janene e o PT anunciaram que vão seguir o exemplo do PL e denunciar o presidente do PTB no Supremo Tribunal Federal (STF) por calúnia e difamação. "Ele (Jefferson) tem que apresentar provas ou terá que responder na Justiça", disse Janene, apontado por Jefferson como “operador” da distribuição do dinheiro, supostamente originário de estatais e empresas privadas, aos parlamentares.

Além de chamar Jefferson de “maníaco-depressivo” e “canalha”, o paranaense diz que o petebista desqualifica a própria denúncia ao reconhecer que não possui provas. “É um absurdo que um criminalista venha a fazer esse tipo de acusação e dizer que não tem provas", afirmou.

"Ele (Jefferson) mente. São acusações infundadas, mentirosas, agressivas e cheias de ódio. Ele não tem limites para acusar as pessoas sem provas. O PT não participa nem participou da compra de votos ou de apoios”, reagiu Genoino. Em nota oficial, o partido sustenta que “o PT não tem nada a ver com o pagamento de mensalidades para deputados e com qualquer outro comportamento ilegal ou ilícito” (leia mais).

Segundo Dirceu, os fatos serão esclarecidos com as investigações da comissão parlamentar de inquérito (CPI), da Polícia Federal e do Ministério Público. "Estamos numa democracia e vamos aguardar as investigações. Vamos continuar governando, como é o nosso dever. O Congresso vai continuar legislando, e a sociedade, fiscalizando", afirmou.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!