Lançada nova categoria do Prêmio Congresso em Foco

Mário Coelho


Uma nova categoria do Prêmio Congresso em Foco foi lançada oficialmente na noite de ontem (6). Em cerimônia realizada em Brasília, a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) oficializou, na presença de dezenas de prefeitos e parlamentares, a entrega de um prêmio especial aos deputados ou senadores apontados pelos jornalistas que cobrem o Congresso e pelos internautas como os mais comprometidos com a defesa dos municípios brasileiros. A cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco será em 7 de novembro.

Veja em vídeo:

Como funciona o Prêmio Congresso em Foco

Saiba mais sobre o site Congresso em Foco

A parceria entre a FNP e o Congresso em Foco foi anunciada em jantar que a entidade ofereceu aos parlamentares federais empossados em fevereiro. Compareceram ao evento mais de 60 prefeitos, incluindo os administradores de cidades como Natal (Micarla de Souza, do PV-RN), Fortaleza (Luizianne Lins, PT-CE) e Belo Horizonte (Márcio Lacerda, PSB-MG); o governador de Sergipe e ex-prefeito de Aracaju, Marcelo Déda (PT), e os ministros de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e da Saúde, Alexandre Padilha, além de parlamentares como o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e o deputado Newton Lima (PT-SP).

O processo de escolha dos premiados da nova categoria do Prêmio Congresso em Foco será o mesmo das categorias especiais concedidas no ano passado (defesa da democracia, da saúde, da educação, do meio ambiente e destaque no combate à corrupção). Os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional serão convidados a escolher os parlamentares que mais se destacaram na defesa dos municípios. Os cinco mais votados serão submetidos a votação na internet. O mais votado pelos internautas receberá um troféu, os demais receberão certificados.

O diretor do Congresso em Foco, Sylvio Costa, ressaltou que a nova categoria é uma "maneira moderna, digital, contemporânea" para que os internautas identifiquem e reconheçam o trabalho dos parlamentares que têm atuação destacada em defesa dos municípios. Segundo ele, a premiação possibilita valorizar o Congresso. Além disso, Sylvio ressaltou que é preciso estimular a mudança de costumes na política. "Política é o caminho para transformar as coisas, é a consolidação da democracia", afirmou.

Já o presidente da FNP, João Coser (PT), prefeito de Vitória (ES), disse que a parceria entre a entidade e o Congresso em Foco vai destacar a atuação dos parlamentares municipalistas. "É para reconhecer aquele parlamentar que manteve uma relação com a entidade, alertou sobre projetos. Para valorizar aquele que se dedica", completou, enfatizando que um grande número de parlamentares federais já exerceu o cargo de prefeito.
 
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e o governador Déda receberam a comenda Célio de Castro como homenagem da FNP às suas gestões à frente da organização, que representa principalmente as cidades de grande e médio porte no Brasil. Hoje, aproximadamente 540 municípios integram a FNP.

Outras informações sobre o Prêmio Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!