Câmara aprova criação de mais 14 mil cargos federais

Sem alarde, proposta foi aprovada no pacote de reajustes para servidores federais na última quarta-feira. Número equivale a quatro vezes o total que o governo interino havia prometido cortar, informa a Folha

A Câmara dos Deputados aprovou, sem grandes alardes, a criação de 14.419 cargos na administração pública federal. O número é quase quatro vezes maior que os 4 mil postos comissionados que o presidente interino Michel Temer prometeu cortar ao assumir o Planalto. As informações são da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.

A autorização estava no projeto de lei que concedeu aumento a servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), aprovado em meio aos reajustes salariais que terão impacto de R$ 58 bilhões às contas públicas até 2019. A proposta, que precisa passar pelo Senado, prevê a realização de concurso para preencher os postos.

Entre os cargos, a maior parcela é de técnicos administrativos em educação - são 4.732. Há, inclusive, 52 postos no Instituto Brasileiro de Museus e 516 analistas para o Comando do Exército.

Leia a íntegra do texto da Folha

Mais sobre Gestão Pública

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!