O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), criticou o presidente Jair Bolsonaro pela orientação dada às Forças Armadas para comemorarem o golpe de 1964 no dia 31 de março, data que marca o início do regime militar. Para Ibaneis, a iniciativa “não contribui para a pauta política de estabilidade”.
Ibaneis fez a declaração após receber o fórum de governadores, encontro dos chefes dos Executivos estaduais com o ministro da Economia, Paulo Guedes. O governador do DF considera inadequado chamar a tomada de poder pelos militares de “revolução”, porque “partidos sofreram com essa revolução”.
Na última segunda-feira (25), o porta-voz da Presidência, general Otávio do Rêgo Barros, informou que Bolsonaro determinou ao Ministério da Defesa que faça “as comemorações devidas”, sobre o 31 de março, sem entrar em detalhes.
“O que está faltando ao governo federal, a partir do presidente Bolsonaro, é definir a sua pauta política. Esta é que está sendo maltratada, na visão de todos os governadores”, disse Ibaneis, que também criticou a postura do governo de chamar a atual política “de política do passado, sem dizer qual é a nova política”.
Leia também
Lembrança do golpe
Bolsonaro não se manifestou em suas redes sociais, até o momento, sobre o aniversário do início do regime militar. Mas alguns nomes próximos ao governo foram às redes sociais apoiar a medida. A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), escreveu no Twitter que a decisão “é a retomada da narrativa verdadeira de nossa história”.
PublicidadeEm outra mensagem, criticou os opositores. “A esquerda raivosa e os bonecos de ventríloquos estão em polvorosa por causa da decisão do governo Jair Bolsonaro de autorizar as comemorações devidas ao março de 1964. Podem berrar. O choro é livre e graças aos militares, o Brasil também!”, escreveu.
“Por mim, o único ‘golpe militar’ no Brasil que não pode ser comemorado é o de 1889 [a proclamação da República]”, publicou, também no Twitter, a deputada Carla Zambelli (PSL-SP).
>> Temer voltou para casa em jatinho comprado por US$ 2 milhões pelo governador do Distrito Federal
Acho que o próximo que assumir a Presidência da República precisa fazer Reformas serias no Estado , nos Estados Unidos por exemplo é um Estado dentro de outro Estado , uma hora a Casa Branca contrária o próprio Trump . Eu com todo respeito aos eleitores de Bolsonaro não quero ofender vocês mas ele não tem noção do que está fazendo querendo “politizar ” as forças armadas , digamos que este ser humano receba um golpe dos próprios militares ?
Graças a “Intervenção Militar” em 1964, exigida pela população e apoiada pelo Congresso Nacional, inclusive pela mídia da época(rede Globo entre outras) o Brasil escapou de virar mais um país com regime comunista. Os militares jamais incomodaram pessoas de bem, apenas aprendizes de comunistas que iam fazer cursos de terrorismo na “democrática Cuba, né Dilma?”.
E pq a tal “Intervenção Militar” não se manteve até hoje? O Brasil seria “Primeiro Mundo” ! Esse regime no qual vivemos é horrível, se perde muito tempo e dinheiro com eleições. Vc sabe dizer pq a tal “Intervenção” não foi mantida até hoje? Tão boa que era …
Desconhecem a história , o povo não foi as ruas simplesmente por querer aquele regime que entrou em ascensão logo depois mas por novas eleições os militares se perpetuaram no poder . Carlos Lacerda da UDN um dos grandes opositores de Getúlio Vargas e do proppró Joao Goulart se arrependeu de apoiar o golpe logo quando percebeu a perda da Democracia
Simples, basta conhecer a CF pois as FFAA não existem para governar. Existem para: defender o país de agressão externa ou INTERVIR INTERNAMENTE, quando as INSTITUIÇÕES ESTIVEREM COLOCANDO EM RISCO A PAZ SOCIAL. Procure ler sobre quais países da América Central e da América do Sul naquela época que não tinham “regime militar”, só um país não tinha: CUBA e os “interesses” da URSS e dos EEUU estavam em jogo e prevaleceu o dos Norte Americanos graças a Deus!. Quanto a continuidade de “Regime Militar” nada mais seria que um “Regime Totalitário” sistema que nunca funcionou, não funciona e nunca funcionará, tanto militar como civil”, a intervenção militar apenas é útil para “botar ordem no galinheiro pelo tempo que for necessário”. Nada como a Democracia, mesmo com suas imperfeições e demora para libertar a cabeça das pessoas para entenderem de que “política é para que todos tenham as oportunidades de crescimento em todos os sentidos com base no seus deveres e méritos”, jamais só em “direitos”.
Porque era para ficar pouco tempo e convocar novas eleições. Aí, um bando de esquerdistas viu a chance de instituir uma “Ditadura do Proletariado”(não um a democracia, como estes dizem hoje) e partiram para a Luta Armada, provocando uma série de Atos Institucionais, até o AI 5.
TEM QUE COMEMORAR SIM! GRAÇAS AOS MILITARES O BRASIL NAO VIROU UMA CUBA OU VENEZUELA. OS ESQUERDOPATAS E QUASE TODA A IMPRENSA, ADORAM CRITICAR OS MILITARES E FALAR QUE HOUVE GOLPE E DITADURA EM 1964. NÃO HOUVE NÃO, OS MILITARES NOS LIBERTARAM DA DESGRAÇA COMUNISTA/SUBVERSIVA DA ÉPOCA. GRAÇAS AOS MILITARES TEMOS HOJE UM BRASIL LIVRE. DESIGUAL E CORRUPTO SIM, MAS LIVRE.
Aqui nesse espaço também o choro é livre………
Se em 2 meses fizeram todo esse estrago, O que será do Brasil em 4 anos?
Tudo de pior que existe na política estão no comando do país.
Eles pensam ser donos do Brasil e que seus cargos serão eternos, Se esquecem que são passageiros.
E O ESTRAGO FEITO PELO GOVERNO CRIMINOSO, LADRÃO E BANDIDO DO PT NOS ULTIMOS 13 ANOS…
Que estrago? Não há estrago algum. Só na cabeça de alguns.
Duas inutéis que surfaram num onda, que parece ser, passageira!