Financial Times cita 10 razões para o impeachment de Dilma

Periódico diz que falta de apoio no Congresso, rebaixamento da nota da Petrobras pela agência Moody's e previsão de contração da economia estão entre as justificativas para a medida

Sara Resende

O jornal inglês Financial Times elencou nesta quarta-feira (25/2) 10 bons motivos para realizar o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Entre as desvantagens de manter Dilma no Palácio do Planalto, diz o periódico, estão a falta de apoio no Congresso, o rebaixamento da nota da Petrobras pela agência Moody's, a previsão de contração da economia, a crise hídrica e, consequentemente, os problemas no setor elétrico.

O movimento é intenso nas redes sociais para organizar uma passeata em dia 15 de março, justamente com o intuito de interromper o mandato da petista. Segundo Felipe Patury, da revista Época, a consultoria Bites rastreou no Facebook 37 grupos favoráveis à saída da presidente. Cerca de 1 milhão de pessoas confirmaram presença em eventos desse gênero. A Bites também avaliou que as palavras impeachment e Dilma apareceram relacionadas 97 mil vezes no Twitter.

Os manifestantes argumentam que a intervenção popular é necessária diante da alta nos impostos. O preço médio da gasolina no país, por exemplo, sofreu um aumento de 7,5%, de acordo com levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. A alta do diesel provocou uma série de protestos de sindicatos e associações de caminhoneiros, que bloquearam diversas rodovias brasileiras nos últimos dias.

A paralisação dos caminhoneiros também foi mencionada pelo Financial Times. O artigo afirma que o desemprego é um grande desafio de popularidade para Dilma. O jornal relata ainda a estimada perda de 26 mil empregos em janeiro. Além disso, a matéria de Jonathan Wheatley expõe que alguns setores da sociedade brasileira "temem que o governo abandone a meta de inflação", de 4,5% ao ano.

Mais sobre economia brasileira

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!