Solicitados a dar uma nota de um a cinco para o desempenho de Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, os líderes do Congresso Nacional conferiram ao presidente uma nota média de 2,5. O vice-presidente, general Hamilton Mourão, teve 2,9. Entre os ministros, o maior destaque positivo é Tereza Cristina, da Agricultura, com 3,3. A pior avaliação é do ministro da Educação, Ricardo Vélez – 1,8.
Todas essas informações, e muitas outras, foram obtidas pela primeira rodada de pesquisa feita este ano pelo Painel do Poder. Por meio dessa ferramenta, o Congresso em Foco consulta, a cada três meses, os principais líderes do Congresso Nacional a respeito da avaliação do governo e das políticas públicas, das chances de êxito das principais propostas em debate no Legislativo e de suas percepções sobre a conjuntura política, econômica e social.
Parte dos dados é de acesso exclusivo para clientes que pagam pelo direito de receber o conteúdo integral, de incluir perguntas no questionário ou mesmo de participar de apresentações presenciais dos resultados (os interessados podem pedir mais informações pelo email paineldopoder@congressoemfoco.com.br). O projeto permite compartilhar aqui no site dados obtidos com fundamentação científica. No final deste texto, você encontra explicações sobre a metodologia.
Reforma da Previdência
Na primeira pesquisa do Painel do Poder, feita em março de 2017, os líderes do Congresso à época sinalizaram com grande antecedência as baixíssimas chances de vitória da reforma da Previdência do ex-presidente Michel Temer. Demoraria ainda quase um ano para o governo jogar a toalha e dar a reforma como definitivamente perdida. Uma curiosidade é que, desde o primeiro momento, o hoje ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, profetizou o fracasso da tentativa de Temer.
Bem distinto é o cenário que a ferramenta apontou agora em relação ao pensamento dos líderes sobre o tema. Embora 75,4% considerem que a reforma previdenciária esteja sendo “mal conduzida” pelo governo Bolsonaro, ante apenas 10,5% que a têm como “bem conduzida” (os demais 14,1% preferiram não responder), os prognósticos em relação às chances de aprovação são razoavelmente altos em relação a um dos pontos essenciais e de maior impacto fiscal a longo prazo, que é a fixação da idade mínima.
Como antecipou o Congresso em Foco, as regras propostas pelo Ministério da Economia para a aposentadoria rural e os benefícios de prestação continuada, que beneficiam mais de 30 milhões de pessoas, encontram grande resistência no Legislativo. Os líderes também apontam como escassas as chances de vitória de uma ideia defendida enfaticamente pelo ministro Paulo Guedes, a substituição do regime de repartição (no qual as receitas do sistema integram uma conta comum e os trabalhadores da ativa financiam os gastos com aposentados) pelo regime de capitalização (em que cada um contribui para sua própria aposentadoria por meio de contas individualizadas). Eis os números:
Governo melhor avaliado que presidente
As políticas do governo Bolsonaro mais bem avaliadas pelos líderes são aquelas voltadas para a agricultura e pecuária (nota 48,5 numa escala de zero a 100) e para a elevação da confiança do mercado (52,5). Implícito no segundo caso fica o apoio da maioria à política econômica de Paulo Guedes. Sintomaticamente, quase 60% dos entrevistados anteveem melhoras para o setor agropecuário nos próximos 12 meses. Também são os altos os percentuais dos que possuem expectativas de melhora para as áreas de desenvolvimento econômico (52,6%), segurança pública, combate à corrupção e criação de emprego e são para os campos dos direitos humanos (49,1%), educação (47,4%) e relações externas (33,3%). Veja o quadro completo:
Levando em consideração todas as respostas obtidas quanto ao desempenho atual das diversas políticas federais e das suas perspectivas futuras, o Painel do Poder calcula o índice de avaliação do governo, que varia de -100 até +100. E a conclusão é que a avaliação da administração iniciada em 1º de janeiro deste ano é positiva. A nota final é de 39,9, bem superior ao ponto médio da escala (que seria zero).
Já Bolsonaro, o presidente, tem uma avaliação exatamente na média. Poderia chegar até 5. Sua nota ficou em 2,5. Abaixo, a avaliação dos principais membros do governo:
Avaliação dos principais membros do governo
(Média ponderada para nota mínima de 1 e máxima de 5)
Jair Bolsonaro, presidente – 2,5
Hamilton Mourão, vice-presidente – 2,9
Tereza Cristina, ministra da Agricultura – 3,3
Augusto Heleno, ministro de Segurança Institucional – 3,0
Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde – 3,0
Sergio Moro, ministro da Justiça – 3,0
Osmar Terra, ministro da Cidadania – 2,9
Paulo Guedes, ministro da Economia – 2,9
Azevedo e Silva, ministro da Defesa – 2,7
Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil – 2,3
Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente – 2,3
Damares Alves, ministra dos Direitos Humanos – 2,2
Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores – 2,1
Ricardo Vélez, ministro da Educação – 1,8
Metodologia
O Painel do Poder é desenvolvido por uma equipe que inclui profissionais de Ciência Polícia e Estatística. Ele ouve, além de líderes partidários propriamente ditos, parlamentares com influência em diversas áreas temáticas, membros das mesas diretoras e presidentes de comissões importantes da Câmara e do Senado. O grupo dos líderes forma um painel seleto, com pouco mais de cem congressistas, dos quais pelo menos metade mais um precisam ser ouvidos a cada onda de pesquisa. Nesta primeira rodada de 2019, foram ouvidos 57 congressistas entre 18 e 22 de março.
Quanto à posição em relação ao governo Bolsonaro, 38,6% dizem apoiar de forma consistente, 17,5% falam em “apoio condicionado” e 31,6% se definiram como de oposição. São deputados pelo menos 60% dos entrevistados; 10,5% não revelaram sua casa legislativa e 29,5% se declararam senadores.
Veja a que região eles pertencem:
Para contratar o serviço ou saber mais sobre o assunto, envie uma mensagem para paineldopoder@congressoemfoco.com.br.
Veja também:
Com Bolsonaro articulação política deve piorar, apostam líderes
Essa “votação” esdrúxula e tendenciosa confeccionada pelo Uol DÁ VONTADE DE RIR !!!
E uma profunda VERGONHA em saber que existe brasileiro que tem a coragem de fazer isso contra sua própria nação ao invés de estar vestindo a camisa com críticas construtivas, idéias, dicas enfim sendo patriotas e ajudando seu país. Sem mais comentários …..
O Bozo acabou de reconhecer que não tem vocação para Presidente, e ainda vai ter gente defendendo.
Quando disseram que falta articulação, o Bolsonaro perguntou: defina “articulação” para a sociedade, aí ficaram calados.
kkkk Bolsonaro cortou a tetas do congresso eu esperava zero por parte deles, deram 2,5 porque sabem que estão na mão do Mito
ótimo. A dilmandioca recebeu a nota de -1.
Rsss , então ele está no caminho certo. Nem queria apoio daquele povo.
Essa pesquisa alem de perda de tempo, só pode ser gozação. Quantas pesquisas se fizer no Congresso Nacional a respeito do governo de Bolsonaro será negativa para ele. Vocês não podem esquecer que o Bolsonaro não aceitou a maldita política do toma lá dá cá, criada pelos governos corruptos do PT. Ele acabou com vários ministérios que só serviam para cabides de empregos. Vocês acham que depois desses cortes do presidente Bolsonaro aos congressistas, eles vão dar nota alta para ele?.
O pior cego é aquele que não quer ver … Não se preocupe pois são poucos gatos pingados oriundos dos governos corruptos anteriores mordidos pela derrota.
Achei a nota muito alta. A nota 1,0 seria mais verdadeira.
A média de uma escala de 1 a 5 não é 2,5, o correto seria 3. Pois se a nota máxima é 5 e a mínima é 1, subtraindo 1 de 5 temos 4, que dividido por 2 é igual a 2, que somado a 1 (nota mínima) resulta em 3 (média correta). Dessa forma, a avaliação do atual presidente está abaixo da média em meio ponto.
De 1 a 5 líderes no Congresso não querem se aposentar com salário abaixo de 6 mil reais. Aliás, se esta pesquisa fosse séria, esta deveria ser uma das perguntas a estes supostos líderes. Desconfio de qualquer pesquisa depois do que já vimos. Alguma dúvida de que eles não tem compromisso conosco? Estamos em um país que elegeu um incapacitado como o Zeca Dirceu, mesmo sendo filho de quem é. Eleitores de partidos que apoiam o crime contra a humanidade que Maduro está promovendo na Venezuela nem devem ser levados a sério. Incrível como estes são os que atacam o presidente com mais afinco. Nenhuma novidade nisto também. No mais, acho engraçado eleitores da Dilma chamando o Bolsonaro de incapaz. Deixe aqui sua risada!
Muito Bom! deveria ser menor, não nos interessa a avaliação da bandidagem.
Olha a notícia ” PRB se considera “mal atendido” pelo governo e libera bancada na reforma” “MAL ATENDIDO” taí os motivos das notas baixas é isso aí Presidente! É velha política ainda no toma lá da cá era como funcionava em um certo governo .
Vc quis dizer abaixo da média q seria 3, pois a nota mínima é 1 e a máxima 5 total 6 metade seria 3 para 2,5 ser a media as notas deveriam ser de 0 a 5.
Eu esperava até menos.. O interessante que abaixo dele somente aquelas excrescências, tipo Damares Goiabeira, “não teve ditadura” Veléz, Ernesto “nazismo de esquerda” Araújo. Mas se perdesses para esses aí, ia empatar com quem?
Se fosse a esquerda corrupta no executivo, os parlamentares principalmente os líderes ligados a velha política do toma lá da cá com certeza a nota seria 10 …… 10 milhões desviados pra um …10 milhões pra outro …….., Continue assim presidente BOLSONARO quem tem que lhe avaliar são seus eleitores no final do seu mandato e não um jornaleco qualquer ou os eleitores alienados da esquerda derrotada!
Otima resposta!!!
Disse tudo. A povalha ainda não esqueceu que fora roubada e vilipendiada durante anos a fio retirando sua qualidade de vida ….. Povalha é povalha e sempre será.
Muito bom! mais deixa preocupado pois a nota dos parlamentares ao Bolsonaro ainda é alta, pois o nosso Presidente não está dando trela para aqueles que não pensa no País e somente nos seus umbigos.
Depois dessa publicação o Bolsonaro e seus ministros nem vão conseguir dormir. Vindo dos políticos esperar o quê?
Pois é, e são esses políticos que votam qualquer reforma, podem paralisar o governo Bozo , e também decidem pelo impeachment. Melhor ficar esperto…
Depois das cagadas que Bolsonaro apronto diariamente, ainda espera algo desse desgoverno? Acorda meu jovem.
O governo bom para vc deve ter sido do seu guru preso em Curitiba, né?
ele não afundou o país em menos de 6 meses igual está fazendo o bozo. Imagina após 4 anos?
A verdade é que o “mico” não estava preparado para governar e só não percebeu isso quem é extremista, mal-caráter, anti-petista ou analfabeto político (a grande maioria dos brasileiros se encaixa nesse último caso), visto que o plano de governo era uma apresentação de powerpoint de nível de ensino médio raso. Para compor a equipe de governo foram escolhidos os alinhados ideologicamente a esta direita tosca e retrógrada (para agradar bancada evangélica, da bala e do gado e indicados pelo fenômeno idiotizador do Olavo) e não profissionais com experiência/técnicos como prometeu-se.
Agora o resultado aí está: um governo que só bate cabeça um com o outro, perdido, que em 100 dias mostra impopularidade recorde, período no qual outros governos gozavam de uma lua-de-mel com o congresso conforme historicamente ocorre.
Analfabetos políticos esses que mantiveram a esquerda caviar no Poder por 18 anos…..
Independente das cagadas e roubos do PT ele diminuiu a desigualdade social, democratizou um pouco o ensino e tirou muita gente da miséria. Após os escândalos PSL aproveitou da inocência do povo e lançou o “anti-Lula” e, juntamente com muito terrorismo (aqui vai virar Venezuela) e fake-news (kit gay, mamadeira de piroca etc) conseguiram eleger o cara.
O ATUAL CONGRESSO TEM QUE VOTAR A REFORMA TRIBUTÁRIA, REFORMA POLÍTICA (REDUZIR O NÚMERO DE PARTIDOS E POLÍTICOS E SEUS PRIVILÉGIOS).
NESTA SEMANA, A MAIORIA DOS ATUAIS CONGRESSISTAS, VOTARAM CONTRA O PROJETO DO PARTIDO NOVO QUE PROPUNHA DEVOLVER OS RECURSOS PÚBLICOS DO FUNDO PARTIDÁRIO…E NÃO APROVARAM!!!! NÃO QUEREM LARGAR O OSSO!!!!
Será que os lideres políticos tem capacidade de avaliar os outros na condição que estão?? Não estou aqui protegendo A ou B porque também acho que o desempenho está muito baixo. É o sujo falando do mal lavado. Se os “líderes” ouvidos na pesquisa no mínimo estivessem preocupados de fato com a população e o país eles estariam ajudando a melhorar o desempenho e não apenas criticando.
COMO JÁ FOI DESTACADO NOS COMENTÁRIOS, SE OS POLÍTICOS (RAPOSAS QUE REPRESENTAM A VELHA POLÍTICA) ESTÃO DANDO NOTAS BAIXAS AO GOVERNO, É SINAL QUE O GOVERNO ESTÁ NO CAMINHO CERTO DE COMBATE À VELHA POLÍTICA E DE SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DO BRASIL.
Pesquisa de quem mesmo? Hilário. A turminha do quanto pior melhor não sabe mais o que fazer para TENTAR barrar Bolsonaro! Se estão contra, pode ter certeza, estamos no caminho certo.
Impressionante essa gente que ainda acredita no bozo, também pudera, a maioria do povo é corrupta. Acreditar em político, pobre povo alienado.
O povo não é corrupto. É corrompido. É corrompido por essas seitas “evangélicas” que vendem terrenos no céu. É corrompido pelas fake news, tipo kit gay e mamadeira de piroca. É corrompido pela indústria falsificadora bilinária do antipetismo. É corrompido pelo culto à violência.
Agora a culpa dos desvios na Petrobras e de várias obras,durante 16 anos de governo de um certo partido foi do povo que foi corrompido ? eu diria que foi de um povo enganado !
Depois de 16 anos de desvios de dinheiro corrupção de um certo partido me pergunto quem são os alienados !
Essas notas nao correspondente a Realidade, isso e Ridiculo!!!!!
O Presidente está fazendo um Ótimo Governo!!!!!!!
Onde?
Rárárárárárárárá….
Excelente! Se os parlamentares tivessem dado notas maiores eu estaria preocupado. Continue assim BOLSONARO
Continue assim, que o bozo não chega até o fim do mandato.
Aí entra o Mourão! tenho certeza que vai gostar. Deve ser fã do homem mais honesto do mundo.
Mourão já!!!
chora ptzada nem começou a pancada, tem ainda o segundo mandato
Argumento típico de quem fica de quatro por político
Faz arminha que melhora mais.
o cara escreve faz “arminha’ e a foto de um coala, precisa responder….kkkkkk
O cara confunde panda com coala. Dá pra levar a sério? rárárárárárá.
Nada mais justo, para quem não quis liberar $$$dinheiro$$$, mensalões, cargos, emendas providenciais, secretarias, ministérios, etc…, se Bolsonaro tivesse distribuído a “guloseima” como fizeram os outros Presidentes, a nota seria bem maior com certeza. Ontem os “caciques da corrupção” não saíram muitos satisfeitos com nosso Presidente da República, queriam “algo a mais” e não tiveram e pensando bem, esse povo que vive da velha política nunca vai mudar, a Câmara dos Deputados precisa ser renovada senão, o Brasil não vai adiante, nessas eleições a renovação foi só de 30%, o resto que ficou é da velha política.
E os novos, desse PSL, são da antiquíssima política. Alguns até são monarquistas. Muitos são representantes de milícias. Quem elege deputados no Brasil é o poder econômico.
Até que a nota está muito maior do que eu poderia imaginar, já que o Presidente não é de fazer politicagem barata da velha política.
Claro, evidente, lógico, que desaprovam o governo do Capitão Bolsonaro, ele passou a ser a pedra dentro do sapato desses ratos de esgoto, estão trabalhando contra o País para satisfazer seus interesses, para bandidos quanto mais anarquias melhor…
Rato de esgoto é o capitão de milícias, defensor dos ratos fardados da ditadura.
OBJETIVOS DAS VIAGENS ESPACIAIS – O homem evoluiu mais de 500 milhões de anos para um dia ter comida excessiva da produção mecanizada, mas como não fomos criados para fugir da comida, a obesidade crescente é o resultado lucrativo da comida caçando o homem. O homem aprendeu a dominar o fogo e a moldar o ferro, e agora a nossa dependência mineral tritura as montanhas mineiras transformando a paisagem exótica em ambiente marciano com um visual lunático. Temos uma democracia de governo, mas quem controla é o JUDICIÁRIO que tem o EXECUTIVO e o LEGISLATIVO no bolso, e nossos presidentes se aposentam no retiro do Moro em Curitiba. A analogia do salário de um professor e de um promotor explica a dinâmica sutil da BAIXA ESCOLARIDADE e ALTA CRIMINALIDADE BRASILEIRA. Agora entendi a importância de procurar vida em outro planeta, pois a terra é povoada por seres inteligentes, mas não enxergam nem a ponta do nariz! SERÁ QUE VOU TER QUE DESENHAR e ME MUDAR!
?????
Qualquer forma de governo, capitalista, comunista, anarquista, etc. com baixo índice de corrupção e equilíbrio de distribuição de rendas deve funcionar . . . a natureza nem é democrática. A abelha rainha não é escolhida por votos e as mulheres nem puderam escolher se queriam gerar os filhos e amamentar ou caçar e proteger a família. Por isso a China vai ser o primeiro país do mundo e acredito que a moda vai pegar! A DITADURA chinesa resolveria o problema da OBESIDADE americana em 2 a 5 anos, e nem dariam um carro para cada chinês!!! O modelo Americano não funciona, são donos do mundo e não mandam nem na própria barriga! Os Americanos pararam de ir para a Lua porque já temos muitas rochas por aqui, a custo bem reduzido. Mariana e Brumadinho tem muita rocha moída que vai levar alguns milhares de anos para virar solo. Deveriam fazer experimentos plantando cebolinha em cima das barragens de rejeito mineral para entender como seria viver em Marte!
CORRIGIR A DISTRIBUIÇÃO DA RENDA? – Nos países desenvolvidos com BAIXA taxa de CRIMINALIDADE e ALTOS índices de ESCOLARIDADE, as classes sociais mais favorecidas ganham DUAS a TRÊS vezes mais que as menos favorecidas. No Brasil um JUDICIÁRIO egoísta, caro e ineficiente drena os cofres públicos enquanto professores miseráveis tentam diplomar analfabetos. A ajuda de moradia de um Juiz dá para contratar 3 professores. Isto acontece porque o LEGISLATIVO e o EXECUTIVO estão comprometidos com o JUDICIÁRIO. A LAVAJATO nem deveria existir porque estes corruptos já deveriam estar na cadeia há muito tempo. A China desenvolveu a DITADURA da limpeza mandando para a pena de morte uns 20 corruptos por ano, sobrando recursos para crescer próximo de dois dígitos, já que dinheiro público gera benefícios ao público! Penso que ainda vamos importar este sistema de governo mais funcional que as democracias distorcidas! Quanto ganha um PROFESSOR e um PROCURADOR?
Ainda existem inúmeras RATAZANAS no Congresso e na Câmara a começar pelo Rodrigo Maia oriundos da velha política da corrupção. Farão de tudo para prejudicar o país em detrimento de seus interesses escusos. O Brasil não andará ou fará em passos excessivamente lentos contrariando a vontade de milhões de brasileiros. Uma intervenção militar acabaria com essa sacanagem que esses partidos bandidos farão ao país prejudicando toda a nação.
E quem é a nova política? O Bozo, Damares, Velez…
Intervenção militar uma ova, olha a cagada que fizeram no Rio de Janeiro, militar é tão ladrão quanto civil alienado, sai da Igreja e vá estudar.
O Asno votou nos PeTralhas, ficou 16 anos sendo roubado, e ainda defende essa corja, vai para Venezuela infeliz..
O Bolsonaro te rouba há 30 anos e te faz passar vergonha no mundo. Pobre de direita.
Porque não aproveita e se muda para Israel? Leva o Malafaia e o resto dos crenteopatas.
A foto é bem a carater..
Sim, mas não temos parentesco apesar disso.
Perfeita esta tua foto! retrata bem o seu cérebro de minhoca! Jumento!
Sim, vocês é quem são os inteligentes da Terra plana, no nazismo de esquerda, da ditadura militar democrática, da arca de noé… O mundo os admiram, apesar que para vocês um mundo inteiro está errado ou é comunista kkkkkkkkkkkkk
Até que enfim se convenceu de que deveria apresentar a foto que te representa. Parabéns! apesar de que ser maleável não faz parte dos predicados desse
fâ clube,
A galera que votou no Bozo se magoa fácil se falarem mal do Füher
Sim pq a velha política ou tá em Curitiba ou espalhada nas papudas aí a fora pelo Brasil !
A nova política é a milícia e negar a ciência kkkkkkkkk Cuidado que o próximo cumpanheiro pode ser seu mito, não vai demorar muito com a história dos laranjas
Perfil de jumento ….. precisa falar algo mais ? Sem comentários ………..
Eleitor de Bolsonaro não tem conteúdo, vai comentar o que? Nada. Vai falar sobre o que não sabe? Que nós saibamos vocês só sabem repetir: comunismo, kit gay e lula.
Piores são as ratazanas dos quartéis. Milhões de brasileiros votaram no Bozo, mas uma grande parte já se arrependeu, e mais vão se arrepender. E milhões não votaram no Bozo. O que é a nação? É o povo brasileiro, que esse governo quer ferrar com essas reformas BozoTemer.
Arrependeram nada, já viu gente ignorante se arrepender de algo que incompreendem? Enquanto o povo brasileiro não se instruir serão gado dessa gente.