Esvaziada, CPI do Cachoeira suspende os trabalhos

Parlamentares pediram para adiar as reuniões do colegiado durante o período de campanhas eleitorais, sob o argumento de que o esforço concentrado da Câmara e do Senado é intercalado (uma semana em cada Casa)

Em reunião de líderes com o presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), nesta terça-feira (4) o colegiado decidiu suspender as atividades até o primeiro turno das eleições municipais, em 7 de outubro. Não serão realizadas sessões administrativas e nenhum depoimento será marcado.

Esvaziada, CPI do Cachoeira não consegue ouvir ninguém
Leréia adia depoimento à CPI do Cachoeira

Leia mais sobre o caso Cachoeira

Durante o período, o relator, senador Odair Cunha (PT-MG), deve analisar os dados disponíveis para apresentar uma primeira versão do relatório final até o início de outubro. Segundo o parlamentar, ele concentrará sua análise principalmente sobre as atividades econômicas do esquema de Cachoeira. "Nada do que nós apuramos até agora será perdido, pelo contrário. Vamos manter uma agenda de análise da documentação e uma agenda de trabalho mesmo sem as oitivas", afirmou o parlamentar.

O encontro foi marcado para tentar agendar uma reunião administrativa para esta quart-feira (5) com o objetivo de votar requerimentos, em especial, os que pedem a quebra de sigilo de empresas supostamente ligadas à Delta Construções.

Segundo Vital, a decisão foi tomada porque existe muita dificuldade em marcar reuniões no período eleitoral porque os esforços concentrados da Câmara e do Senado são alternados. O pedido de adiamento teria partido dos próprios parlamentares segundo informou o presidente do colegiado. Apenas Rubens Bueno, líder do PPS na Câmara discordou da decisão. Ele disse que dessa forma, a CPI "foi enterrada".

A possibilidade de prorrogar o período de funcionamento da CPI em até seis meses ainda não foi discutido, mas deve entrar na pauta da próxima reunião administrativa, que pode ser marcada para 10 de outubro. O encerramento dos trabalhos está previsto para 4 de novembro. No entanto, com a suspensão dos trabalhos, restaria pouco tempo para concluir as investigações.

Pagot diz que pediu doações para campanha de Dilma

Saiba mais sobre o Congresso em Foco (2 minutos em vídeo)

Com informações da Agência Senado

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!