Em votação tumultuada, Joe Valle é eleito novo presidente da Câmara Legislativa do DF

O distrital saiu vitorioso após a mudança de posição do parlamentar Robério Negreiros (PSDB), que antes de finalizar a votação manifestou sua mudança de voto. O deputado Wellington Luiz (PMDB) é o vice-presidente da Mesa

 

Após reviravolta em uma eleição tumultuada, o distrital Joe Valle (PDT) é o novo presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Contrariando os interesses do governo local e a proximidade do deputado Agaciel Maia (PR) com o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, Joe saiu vitorioso após a alteração de posição do parlamentar Robério Negreiros (PSDB), que antes de finalizar a votação manifestou sua mudança de voto. A mudança, no entanto, igualou o placar em 12 a 12 e causou tumulto na sessão.

Com o empate, o critério para desempatar acabou sendo o número de votos nas últimas eleições, terceiro item entre os critérios, conforme regimento interno da Câmara Legislativa. Pelas regras do desempate, a primeira delas passa pelo número de legislatura, ambos possuem duas, a segunda seria quanto ao número de deputados na bancada. Neste quesito, novamente empate, PR e PDT possuem dois distritais cada.

O resultado demorou a ser proclamado porque os deputados iniciaram um bate-boca, o que levou à suspensão da sessão por alguns momentos. Nos bastidores, parlamentares afirmam que a mudança de Robério Negreiros foi motivada pelas traições do governo, que não apoiou sua candidatura. Com a reviravolta, a sessão foi paralisada e osdeputados discutiram e tentaram negociar a posição de Negreiros.

Agaciel, favorito de Rollemberg, afirmou que a votação foi uma “farsa” conduzida pela presidente afastada da Casa, Celina Leão (PPS), e que entrará com ação na Justiça alegando que houve tumulto e ingerência de Celina. A sessão foi marcada por bate-boca e troca de acusações. O vice-presidente da Mesa Diretora é o distrital Wellington Luiz (PMDB), que era um dos cobiçados para assumir o comando da Casa. A primeira secretária é a distrital Sandra Faraj (SD).

Joe Valle estava na disputa e contava com o aval do ex-vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB), um dos principais postulantes à cadeira hoje ocupada por Rollemberg. Ex-supersecretário do GDF e preterido por Rollemberg para comandar a Câmara, Valle atraiu os descontentes com o governador.

Currículo

Joe Carlo Viana Valle nasceu em Caicó, no Rio Grande do Norte, em 1964. No Executivo Federal, ocupou o cargo de secretário de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia. No Executivo local, foi presidente da Emater/DF e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Em 2010 foi eleito deputado distrital e reeleito em 2014 com mais de 20 mil votos. Já no Legislativo, Joe Valle tem mais de 40 leis aprovadas como, por exemplo, a Lei da Alimentação Saudável nas Escolas, a Lei do Banco de Alimentos no DF e a Lei das Mudanças Climáticas. Na CLDF, ele presidiu a Comissão de Fiscalização, Transparência, Governança e Controle da CLDF.

Como ficou a composição da Mesa Diretora:

Presidente: Joe Valle (venceu Agaciel Maia)
Vice-presidente: Wellignton Luiz (venceu Ricardo Vale)
1ª Sec.: Sandra Faraj (venceu Juarezão e Telma suplente)
2ª Sec.: Robério Negreiros (candidato único e Lira suplente)
3ª Sec.: Raimundo Ribeiro (Cristiano Araújo é o suplente)

Saiba aqui como foi cada voto na eleição da presidência da Mesa Diretora:

Candidato vitorioso Joe Valle

Celina Leão (PPS)
Chico Leite (Rede)
Cláudio Abrantes (Rede)
Cristiano Araújo (PSD)
Joe Valle (PDT)
Liliane Roriz (PTB)
Rafael Prudente (PMDB)
Raimundo Ribeiro (PPS)
Reginaldo Veras (PDT)
Robério Negreiros (PSDB)
Sandra Faraj (SD)
Wellington Luiz (PMDB)

Candidato derrotado Agaciel Maia

Agaciel Maia (PR)
Bispo Renato Andrade (PR)
Chico Vigilante (PT)
Israel Batista (PV)
Juarezão (PSB)
Júlio Cesar (PRB)
Lira (PHS)
Luzia de Paula (PSB)
Ricardo Vale (PT)
Rodrigo Delmasso (Podemos)
Telma Rufino (PROS)
Wasny de Roure (PT)

Leia mais:

Joe Valle e Agaciel Maia largam na frente na corrida pela presidência da Câmara Legislativa

Com passado polêmico, Agaciel Maia é o favorito a presidir Câmara Legislativa do DF

Mais sobre Brasília

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!