Criticado por todos os setores da sociedade civil por ter sugerido a volta do AI-5, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi à televisão aberta explicar a sua declaração. Em entrevista ao programa Datena, ele garantiu que nem ele nem o governo estudam o retorno do decreto que marcou a “época de chumbo” da ditadura militar brasileira e acusou a oposição de ter deturpado a sua fala.
> “Ele é independente”, diz Bolsonaro sobre fala de filho sobre AI-5
“Eu peço desculpa a quem porventura tenha entendido que eu estou estudando o retorno do AI-5 ou achou que o governo estuda qualquer maneira nesse sentido. Essa possibilidade não existe. É uma interpretação deturpada do que falei. Só citei o AI-5, não falei que ia voltar. Não existe retorno do AI-5”, afirmou o deputado, depois de ser questionado pelo apresentador se ele estava ali se explicando para pedir desculpa pela declaração sobre o AI-5, como o seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, sugeriu que fizesse.
Leia também
Dizendo que o filho era independente, Jair Bolsonaro lamentou a declaração de Eduardo Bolsonaro sobre o AI-5 ao falar com jornalistas e também em entrevista ao programa de Datena. “Quem quer que seja que fale em AI-5 está sonhando”, afirmou.
Logo depois, Eduardo Bolsonaro foi, então, confirmar que a volta da ditadura não estava em estudo pelo governo. Ele disse que foi eleito democraticamente e, por isso, não tem interesse no golpe. “Não é agora que vou radicalizar. Isso é desinteressante para mim. Mas certamente a oposição vai usar essa fala para me taxar de ditador”, disse o deputado.
O terceiro filho de Bolsonaro admitiu, por sua vez, que vê como terrorismo atos como os protestos que acontecem no Chile e no Uruguai – manifestações que, segundo ele, a esquerda quer trazer para o Brasil. Por isso, prometeu lutar para ampliar as penas de prisão impostas a atos como a depredação do patrimônio público. E ele prometeu fazer isso dentro do seu posto na Câmara dos Deputados. “Sou um deputado federal. O que posso fazer é por projeto de lei, impondo penas mais duras, por exemplo”, afirmou.
> Volta do AI-5 defendida por Eduardo Bolsonaro é inconstitucional, diz jurista
Antes disso, contudo, o deputado publicou um vídeo no Twitter criticando as reações sobre a sua entrevista à apresentadora Leda Nagle, em que disse que o AI-5 poderia ser retomado no Brasil caso a esquerda radicalizasse. Ele disse que associar essa declaração à volta da ditadura era mais uma tentativa da esquerda de deixar a família Bolsonaro na defensiva e ainda acusou a esquerda de ter dado início à “luta armada” na década de 1960. “Quem ler o livro de Ustra vai ver o nome e o sobrenome dos atentados. Tem Lula, tem Dilma e tem Franklin Martins lá”, atacou o deputado.
No vídeo, Eduardo ainda volta a sugerir que a esquerda está querendo trazer protestos como o do Chile para o Brasil para derrubar o governo Bolsonaro. E garantiu: “nós não permitiremos isso”. “O que a esquerda chama de protesto e estão querendo trazer para o Brasil é vandalismo, depredação. Chega a ser terrorismo, porque querem trazer instabilidade política para tirar um presidente que não é de esquerda. […] A gente não quer isso, mas eles, como não aceitam o resultado da democracia e da eleição, estão sempre buscando a retomada do poder”, ataca Eduardo. Veja o vídeo:
O QUE FOI O AI-5?
Dilma, Lula, Franklin Martins, Marighella, Lamarca e outros trouxeram pânico e terror ao Brasil no final dos anos 1960 e início dos 70. Hoje a estratégia se repete no Chile e a esquerda brasileira está louca para trazer isso para o Brasil. pic.twitter.com/gRmaU7G2i2— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) October 31, 2019
> Oposição vai pedir cassação de Eduardo Bolsonaro por defesa do AI-5
Esse 03 ainda não possui maturidade para a Política – assim, com letra maiúscula. Até existe um termo para defini-lo: “adultecente”. Esse seu pedido de desculpas equivale àquilo que é dito por pessoas bem jovens quando se veem pegos em algum erro: foi mal!
https://uploads.disquscdn.com/images/2180fc3753c0b67249b309f6ecb4fdd3318e9f3ffc476a7edd4df5c84ca44270.jpg
Porque a esquerda não reclama das multas de trânsito, do bafômetro?
Pra quem é patriota, trabalhador, não dirige bêbado, não é bandido que rouba dinheiro publico, etc, um novo AI 5 só ajudará o crescimento do Brasil.
Como se dizia no meu tempo de criança e olhe que faz tempo, o fritador de hamburguer simplesmente amarelou, “mijou para traz”.Se não é “macho”, para sustentar o que fala: “Cala a boca ofélia”
Esse idiota perigoso não sabe nem o significado da sigla AI, do AI-5. Se pretendesse ajudar o seu pai (que já fala bobagens em excesso), o melhor q faria era ficar de bico calado.
Êita familia Bolsonaro prá causar decepção em seus eleitores, hem? Definitivamente, são pessoas faltando parafusos nas engrenagens de suas cabeças. Eu, hem? ????
Ele é porta-voz do próprio pai em assuntos como esse.
Creio mesmo nessa hipótese.
E essa LACRAIA, irá se retratar só quando estiver sentada no colo do Capeta?
https://uploads.disquscdn.com/images/fa35386de242346e032d73137d2354927a9852f860ff170aaab3d7fc391384f5.jpg
O crime cometido se consumou, causou efeitos, ou é daqueles que admitem retratação? O que diz o Código? Alguém sabe?
Em paises sérios isso terminaria em mandato cassado.
Para a esquerda,democracia é não deixar qualquer governante que não esteja alinhado com sua ideologia governar,e quaisquer manifestos repudiando os mesmos é ataque e começam com o mimimi de vitimização.
Quem SEMPRE deu GOLPE foi a DIREITA….ou estou enganado ?
Só pesquisar no Google….
Porque a esquerda não reclama das multas de trânsito, do bafômetro?
E é assim… Falei mas não falei, mas se falei oque falei , me descurpa….. Eu disse, mas é a oposição que tá falando… Põem palavras na minha boca….
E , vai ficar por isso mesmo sempre?
É mal de famiglia ?
Isso é coisa muito séria prá deixar prá lá…gostam de ameaçar… Tem que ter punição sim !!!!
Ele não apoia uma volta à ditadura por que ” é desinteressante para mim”. Até nisso, o que manda é o interesse próprio e dane-se o país.