Congresso em Foco é citado no Washington Post

Em reportagem sobre a "faxina" de Dilma Rousseff em seu primeiro ano de governo, jornal norte-americano cita o site como referência no combate à corrupção

A sucessão de denúncias de corrupção que derrubaram seis ministros no primeiro ano de governo da presidenta Dilma Rousseff é tema de reportagem publicada hoje pelo jornal norte-americano The Washington Post. A matéria, intitulada "Em seu primeiro ano, a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, limpa a casa" é assinada por Juan Forero, correspondente na América do Sul.

Para avaliar as reações da presidenta às denúncias de corrupção, o jornal entrevistou o diretor do Congresso em Foco, Sylvio Costa. O site é classificado pelo jornal como uma referência brasileira no combate à corrupção. Para Sylvio, a ação de Dilma contra seus ministros envolvidos em denúncias é uma novidade no cenário político brasileiro. “Acho que ela está tentando evitar práticas que outros presidentes não pareciam tão incomodados em aceitar", disse Sylvio. Para o diretor do Congresso em Foco, dada a necessidade de apoio político amplo para obter maioria no Congresso, eliminar a corrupção não será uma tarefa fácil no Brasil. "É um caminho longo e duro”, afirmou ele.

Segundo a reportagem, “Dilma já demonstrou pouca paciência para qualquer cheiro de corrupção em seu governo, que incluiu remanescentes do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

De acordo com Sylvio Costa, o que está acontecendo é parte de uma tradição da elite política brasileira de se apropriar do que é público. “Acho que o cerne do problema é que existe uma cultura de apropriação de cargos no governo e o uso deles em benefícios pessoais ilegais, e acho que isso advém de uma longa tradição no Brasil”, explicou Sylvio ao jornal americano. A publicação ressalta que atualmente 22 senadores e 114 deputados estão sob investigação criminal.

Leia tudo sobre políticos processados

Citado na reportagem como um grupo anti-corrupção no país, o Congresso em Foco aparece pela terceira vez em publicações de renome internacional. A revista The Economist, ao fazer reportagem referente a questões sobre corrupção no Brasil, já usou o site como referência por duas vezes.
Veja também:
Assista ao vídeo e conheça um pouco mais do Congresso em Foco:

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!