Congresso em Foco em 2010: 78% de leitores a mais

Número de visitantes únicos que acessaram o site no ano passado quase dobrou comparado com 2009. De setembro a outubro, período de maior intensidade, quase 600 mil pessoas leram nossas matérias

Rudolfo Lago

A cada dia que passa, o reconhecimento obtido pelo Congresso em Foco vai se transformando mais em audiência. Consolidados os dados de acesso do site em 2010, o que se verifica é que o número de visitantes únicos que passaram pelo Congresso em Foco aumentou 78% com relação a 2009. No ano passado, segundo os dados do Google Analytics, ferramenta de acompanhamento da audiência de veículos na internet, o site recebeu 1,8 milhão de visitantes únicos. Em 2009, foram pouco mais de 1 milhão. A tendência de aumento já começa a se verificar este ano: até agora, os números mostram forte aumento da audiência, em comparação com o mês de janeiro do ano passado.

O grande pico de audiência do site aconteceu durante as eleições, nos meses de setembro a outubro, quando quase 600 mil pessoas (560,3 mil) visitaram o site. Apenas no dia 6 de outubro, foram 76,3 mil visitantes únicos, atraídos por duas reportagens publicadas, que mostravam que o número de mulheres eleitas frustrava a expectativa da bancada feminina, e outra que dizia que 1,2 mil candidatos eleitos tinham problemas e estavam com suas candidaturas sub judice.

O envolvimento do Congresso em Foco desde o início com os movimentos ligados ao combate à corrupção eleitoral que geraram a Lei da Ficha Limpa foi fundamental para o aumento do prestígio e do reconhecimento do site, que passou a se tornar cada vez mais referência no que diz respeito ao acompanhamento de processos de políticos e outros assuntos ligados ao tema. Um reconhecimento que cruzou a fronteira brasileira. Em reportagem sobre a aprovação da Lei da Ficha Limpa, o Congresso em Foco foi citado pela respeitada revista britânica The Economist, que classificou o site como um cão de guarda (watchdog) do Congresso Nacional. A revista destacava na matéria levantamento feito pelo Congresso em Foco que apontava, na ocasião, que 169 parlamentares tinham pendências na Justiça.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!