Christina Lemos e Carlos Campbell comandam prêmio

Dois profissionais com grandes trajetórias no telejornalismo brasileiro irão comandar a premiação, que acontece hoje à noite em Brasília. Público irá conhecer os deputados e senadores mais votados pela internet.

Para comandar a premiação que irá homenagear os senadores e deputados mais bem avaliados pelo público, o Prêmio Congresso em Foco 2015 contará com dois jornalistas de renome: Christina Lemos e Carlos Campbell.

Com grandes trajetórias no telejornalismo, os profissionais participarão pela primeira vez da apresentação da premiação. Lemos e Campbell  irão chamar ao palco os parlamentares que, na avaliação de jornalistas e internautas, mais se destacaram este ano como representantes da população no Congresso.

Christina Lemos é repórter especial do Jornal da Record, especializada na cobertura política. Testemunhou os principais acontecimentos no cenário político federal nos últimos 20 anos.

Aos 72 anos, sendo 51 dedicados ao jornalismo, Carlos Campbell iniciou a carreira aos 15 anos como locutor de rádio em Barra Mansa, cidade onde nasceu, no interior Rio de Janeiro. Campbell foi apresentador de diversos telejornais na Rede Globo entre 1970 e 1980, como Jornal Nacional, Jornal Hoje e Fantástico. Foi chefe da sucursal da emissora em Brasília, trabalhou como assessor de imprensa do Senado e foi apresentador na TV Brasília, afiliada da Rede Manchete, na década de 1990.

Prêmio Congresso em Foco

Hoje à noite o público irá conhecer quais foram os parlamentares mais votados. Foram mais de 650 mil votos validados, coletados entre 20 de agosto e 20 de setembro por meio da plataforma Vote na Web. Serão homenageados os 20 deputados e os 10 senadores mas votados nas duas categorias gerais “Melhores Deputados” e “Melhores Senadores”. Também serão premiados os parlamentares que se destacaram em segmentos específicos: “Parlamentares de Futuro” (aqueles com menos de 45 anos), “Defesa da Agropecuária”, “Defesa da Cidadania e da Justiça Social”, “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado” e “Profissionalização da Gestão Pública.

Em uma votação à parte, 186 profissionais da imprensa elegeram os parlamentares que, a seu ver, melhor representam a população na Câmara e no Senado. A votação foi realizada entre os dias 8 e 10 de setembro, por meio de urnas itinerantes, e contou com o acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).

Os cinco congressistas mais votados pelos profissionais de imprensa serão homenageados em duas categorias especiais: “Senadores Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas” e “Deputados Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”.

O prêmio é uma iniciativa deste site, e estimula a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo, difundindo o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores vão além do simples ato de votar, e devem necessariamente incluir o acompanhamento permanente da atuação dos representantes eleitos. Assim, a premiação busca reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações ao longo do ano.

Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), a Associação Nacional dos Procurados dos Estados e do DF (Anape), o Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico-DF), e com as quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea).

O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), do site Vote na Web, da Federação Brasileira de Associação de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e da Agência Radioweb.

Mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2015

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!