Anadef: prêmio valoriza quem trabalha pela cidadania

Prêmio Congresso em Foco é oportunidade de reconhecer o trabalho de parlamentares que "trabalham em prol da justiça e da cidadania", destaca a presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais, Michelle Leite

A Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef) é uma das parceiras da nona edição do Prêmio Congresso em Foco 2015. A oportunidade de valorizar o trabalho dos parlamentares é a principal motivação para apoiar a premiação. "Nós fazemos questão de participar desse momento, de contribuir com esse reconhecimento desses que fazem tanto pela população brasileira, pelos cidadãos brasileiros", afirma a presidente da associação, Michelle Leite de Souza Santos.

A presidente explica que a Anadef tem uma preocupação especial com temas ligados à defesa dos direitos humanos. Não por acaso a Anadef e o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) apoiam a premiação na categoria Cidadania e Justiça Social, que homenageará os(as) parlamentares que mais se destacaram na defesa de propostas legislativas e ações públicas relacionadas com a promoção da cidadania e da justiça social, segundo a votação na internet.

"Nós temos muita preocupação com tudo aquilo que tem relação com direitos humanos, tudo que tenha como foco o combate ao preconceito. Nosso papel constitucional é ser uma instituição defensora do regime democrático e uma agente de promoção de direitos humanos", explica Michelle Santos. Por isso, a presidente destaca o acompanhamento de pautas relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência, igualdade de gênero e combate à homofobia, por exemplo. Com 34 anos de história e 514 associados, a entidade representa os Defensores Públicos da União.

Prêmio Congresso em Foco

A votação do prêmio vai até o próximo domingo (20) por meio da plataforma Vote na Web, e pode ser efetuada com a utilização de senha do Facebook, do Google Mais ou obtida através de cadastramento direto. O regulamento especifica que só poderão concorrer ao prêmio deputados e senadores que não respondam a inquéritos ou ações criminais no Supremo Tribunal Federal. Para evitar qualquer tipo de manipulação, a votação pela internet é monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Clique aqui para votar

Os parlamentares mais votados serão anunciados na cerimônia de premiação, no dia 8 de outubro, em Brasília. Veja aqui a segunda parcial do prêmio.

Serão premiados os dez senadores e 20 deputados mais votados pela internet nas categorias gerais Melhores Senadores e Deputados do Ano. Além disso, o internauta também poderá votar em cinco categorias específicas: Parlamentares de Futuro, Defesa da Agropecuária, Cidadania e Justiça Social, Combate à Corrupção e ao Crime Organizado e Profissionalização da Gestão Pública. Os cinco parlamentares mais votados em cada categoria especial serão premiados.

Além disso, jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional votaram nos dias 8, 9 e 10 de setembro, nos deputados e senadores que, na sua opinião, melhor representam a população no Congresso. A votação se deu por meio de urnas itinerantes, com acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.

Os melhores deputados, segundo os jornalistas

Os melhores senadores, segundo os jornalistas

Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e com as quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea) e a Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anaoe).

O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.

Mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2015

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!