O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), devolveu trecho da medida provisória (MP 886/2019) que transferia a demarcação das terras indígenas da Fundação Nacional do Índio (Funai), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, para o Ministério da Agricultura. Alcolumbre argumentou que a mudança proposta pelo presidente é uma “grave ofensa ao texto constitucional”.
“É meu dever zelar. Não pode a presidência desta Casa se furtar à admissibilidade mínima das medidas provisórias sobre eventuais inconstitucionalidades”, afirmou ao anunciar sua decisão. Com isso, a demarcação continua sob abrigo da Funai.
A Constituição veda a reedição de medida provisória cujo teor tenha sido rejeitado, no mesmo ano, pelo Congresso. Pelo mesmo motivo, esse trecho da MP já havia sido suspenso ontem, em caráter provisório, pelo ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão de Barroso atendeu a pedidos da oposição, que apontava inconstitucionalidade no texto.
Leia também
Na MP publicada no último dia 19, o presidente Jair Bolsonaro devolveu para o Ministério da Agricultura, comandado pela bancada ruralista, a tarefa de demarcar terras indígenas e quilombolas, assim como a responsabilidade sobre a reforma agrária e regularização fundiária de áreas rurais e na Amazônia Legal. No final de maio, quando aprovou a Medida Provisória 870, editada em janeiro e que tratava da reorganização dos ministérios, o Congresso tinha contrariado o governo e mantido essas atividades com o Ministério da Justiça.
O texto publicado em janeiro transferia a Funai para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com a retirada de sua atribuição para demarcar as terras indígenas. A função seria exercida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), vinculado ao Ministério da Agricultura. Desta vez, consta no texto apenas a transferência da demarcação para a pasta da Agricultura.
Veja a íntegra do texto publicado no Diário Oficial da União no último dia 19.
Publicidade
A teimosia do Bozo é impressionante.
Os traíras estão assanhados, mas sua hora vai chegar nas urnas, se elegeram presidentes das casa s legislativas graças ao apoio do Bolsonaro e agora vem dar uma de importante. “Esse congresso é uma praga e é por isto que cai cada vez mais nas pesquisas. “Enquanto os cães ladram a caravana passa. Na verdade, na verdade, o que principalmente o RMaia precisa entender é que sem a popularidade do Bolsonaro esta reforma da previdência, não passaria é só ver as pesquisas, usina de crise é a arrogância do presidente da comissão e do RMaia. Agora querem manter os seus privilégios na reforma da previdência, isto é um absurdo. Fora RMaia, Centrão e pt que só sabem atrapalhar o Brasil”
ABRAM UMA EXCEÇÃO E ESTEJAM AÍ NA SEGUNDA PRA TRABALHAR… DUVIDO!… https://uploads.disquscdn.com/images/6d784aa58579c1ba770f7ee343882a9ae6b3f29bf37d47dc7a0844848541f0e0.jpg
DORMINDO COM O INIMIGO!!!!!!!
Depois que sugeri que desta vez seriam os índios que iriam demarcar as áreas dos ruralistas, ficaram com medo e voltaram atrás.
https://uploads.disquscdn.com/images/78583e86eb155f657d3358f97d793e676a225dccf57aee2b51ce5843464b943a.jpg
Mais um pilantra ao estilo Renan, parece um clone no modo de agir, com toda aquela canalhice oportunista.
Depois o homem aplica o Artigo 142…e e vem a choradeira,mais 20 anos de militarismo..é isso que esse Congresso safado quer?
Leia o artigo, pois segundo este, não se usa as forças armadas contra os poderes da república, poderes estes que tem também a prerrogativa de pedir a intervenção militar constitucional para manter a ordem, em situações de risco, Isso é feito, por exemplo, pelo TSE nas eleições.
Não havia alternativa. Mas parece que Bolsonaro não aprenderá a lição. A suspensão e reedição do decreto das armas mostra que não aprendeu algo que preste em três décadas de vida pública,
Queríamos afastar o PT, mas ignorávamos que o conjunto da obra eleita era tão ruim. Não sei se na história do país existiu e se existirá tamanha aberração. Oxalá o futuro nos reserve algo mais condizente com nossas necessidades.
MAS UMA CORREÇÃO , FEITA PELO LEGISLATIVO FEDERAL ! PARABENIZO OS SENHORES SENADORES , POR TER FEITO AS PRERROGATIVAS DA CASA VALER…
https://uploads.disquscdn.com/images/5984de0173c00c37720a12f7a3f4d8dff3f2106d7700f1aea3f26a25091b7775.jpg
Tem conter esse desequilibrado,se não ele vai acabar com país!
O PÁIS ESTÁ ACABADO Á ´DECADAS !!!!!!..
VC DIZ ,QUE O PAÍS ESTÁ ACABADO A DÉCADAS ! VOSSA EXCELÊNCIA AINDA MORA NO BRASIL? OU JÁ PROCUROU UM PAÍS EUROPEU ,PARA VIVER MELHOR ? OU CONTINUA A VIVER NO PAÍS , QUE CUJO VC DIZ ESTÁ ACABADO A DÉCADAS ?
Mais uma Derrota para a Conta do Bolsonaro, e CADE O GUEDES???