O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Horbach determinou a suspensão de links de sites e redes sociais com a expressão “kit gay” usados pela campanha de Jair Bolsonaro (PSL) para atacar o candidato do PT, Fernando Haddad.
A representação tinha como alvos o presidenciável do PSL e seus filhos Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), eleito senador, e Carlos Bolsonaro (PSL), vereador no Rio. Eles reproduziram conteúdo que afirmava que o livro Aparelho Sexual e Cia tinha sido distribuído em escolas públicas pelo Ministério da Educação quando Haddad era o ministro da pasta.
“Nesse quadro, entendem comprovada a difusão de fato sabidamente inverídico, pelo candidato representado e por seus apoiadores, em diversas postagens efetuadas em redes sociais, requerendo liminarmente a remoção de conteúdo. Assim, a difusão da informação equivocada de que o livro em questão teria sido distribuído pelo MEC… gera desinformação no período eleitoral, com prejuízo ao debate político”, concluiu o ministro do TSE.
O vídeo teve o alcance de cerca de 500 mil visualizações. Em 28 de agosto, Bolsonaro apresentou o livro durante entrevista ao Jornal Nacional. Na ocasião ele afirmou que o material foi distribuído para crianças pelo MEC na gestão de Haddad.
Leia também
Movimento LGBTI acusa Bolsonaro de mentir no JN e pede direito de resposta
Google e Facebook
Horbach deu prazo de 48 horas para que o Facebook e o Google identifiquem o número de IP da conexão utilizada no cadastro inicial dos perfis responsáveis pelas postagens, os dados cadastrais dos responsáveis e os registros de acesso.
Até o momento a defesa da coligação “O Povo Feliz de Novo”, de Haddad, conseguiu a derrubada de cerca de 100 links originais e mais de 146 mil compartilhamentos com alcance de aproximadamente 20 milhões de visualizações.
“Para além dos prejuízos nesta eleição, temos claramente acompanhado a escalada de notícias falsas com uma disseminação que só pode ser explicada através de um trabalho de inteligência articulado e financiado com robustos recursos. Este é um instrumento perigoso para a consolidação de notícias que podem comprometer a própria segurança nacional do Brasil”, afirma o advogado Angelo Ferraro, que defende a chapa petista.
O ministro do TSE destacou que o projeto “Escola sem Homofobia” não chegou a ser executado pelo Ministério da Educação e que, portanto, “não ensejou, de fato, a distribuição do material didático a ele relacionado”.
“Assim, a difusão da informação equivocada de que o livro em questão teria sido distribuído pelo MEC (…) gera desinformação no período eleitoral, com prejuízo ao debate político, o que recomenda a remoção dos conteúdos com tal teor”, assinalou Horbach.
Lei Brasileira de Inclusão
Também nessa segunda-feira (15), mais cedo, o ministro do TSE Sérgio Banhos proibiu a campanha de Haddad de veicular propaganda que dizia que Bolsonaro votou contra a Lei Brasileira de Inclusão. O projeto foi aprovado em votação simbólica, aquela em que não há declaração nominal de voto. Em vídeo, Bolsonaro disse que contestou apenas a inclusão de uma emenda que tratava, segundo o candidato, de LGBTs.
“O que tem a ver você criar uma subclasse dentro de pessoas com deficiência só porque é gay, lésbicas, bissexual, transexual ou seja lá o que for. A inclusão é para todo mundo. Não interessa a opção sexual. Nós e um montão de gente votou contra esta deformação do projeto, criando uma classe especial dentro daqueles que têm problema”, ressaltou o presidenciável.
You can definitely see your skills within the article
you write. The world hopes for even more passionate writers
like you who aren’t afraid to say how they believe.
All the time go after your heart. https://sunriseimports.Com.au/shop/trigger.php?r_link=http%3a%2f%2flinks.musicnotch.com%2Fdevinnzc0000
E o Haddad que teve a propaganda, explicando o que realmente é a tortura que o Bolsonaro ama, censurada? Por quê o Veio da Havan pagou 10 mil por espalhar fake news enquanto o Haddad pagou 100 mil pelo mesmo crime?
JÁ PASSOU Á ERA DO “KIT GAY”, O ASSUNTO FOI NAS ELEIÇÕES, PRA ENGANAR OS #IDIOTAS SEM NOÇÃO!!
AGORA AS EVIDÊNCIAS FRESQUINHAS, SÃO AS RACHADINHAS!!!
AS AMIZADES CALOROSAS Á BASE DO 38 NA CASA 58!!
HÁ! POR ONDE ANDA O QUEIROZ??? PORQUE NÃO DEPOSITA UM CHEQUE PRA NÓS??? NÃO ESQUECENDO DA LOJA DE CHOCOLATE; ME DEIXOU TÃO GORDA, QUE JÁ NÃO DOU MAIS UM PASSO!!
não existiu né,o que é mesmo aquilo na mão do Bolsonaro então ??? kkkkkkk
Tem a manopla do infinito do Thanos pra vender no ebay também, então ela existe
TSE em relação ao Haddad parece mãe defendendo filho, né?
Agora querem tirar o corpo fora dizendo que tal coisa nunca existiu! Agora é tarde!
“O que tem a ver você criar uma subclasse”. NÃO EXISTE SUBCLASSE QUANDO AFIRMAMOS QUE TODOS SOMOS IGUAIS, O PRÓPRIO PRESIDENCIÁVEL SE CONTRAPÕE QUANDO AFIRMA…. “criando uma classe especial dentro daqueles que têm problema”. Ao mesmo tempo que ele fala em inclusão social com o debate de que somos iguais, ele se contrapõe dizendo que a classe lésbicas, bissexual, transexual merece uma subclasse. Estão querendo separar as classes e privilegiar algumas delas! A esquerda está há todo tempo se contradizendo, acabaram os argumentos, eles usaram todos e agora não sabem o que afirmam!
A anos que Bolsonaro e outros parlamentares denunciam e falam contra esse intitulado “kit gay”, que no MEC tinha outro nome… Já houveram reportagens falando sobre o assunto, onde pais, especialistas e a sociedade criticou… Eu mesma não aceito uma coisa dessas para meu filho, na escola. Esse tipo de conteúdo, é para ser tratado em casa, pelos pais.
Cadê essas reportagens, pais e especialistas? Confia nos pais pra tratar destas coisas, vai
Cadê as reportagens? Todas que se disseminaram, anularam a existência do “kit gay”.
Luis marinho iria sancionar a ideologia de genero em sbc. O vereador julinho fuzari impediu.
Pt fudendo vc.
Não existe ideologia de gênero.
Fonte, minion?
ele tem é que se retratar a respeito em horário eleitoral ¬¬ cara de pau. pela lei se ele se eleger como base de campanha uma fake news pode ser anulado.
Muda de opinião enquanto há tempo, caso contrário você pode acabar igualzinho a um patriota CUBANO, pois seu partido (os mandantes) é que estão de boa e você na pior e todos nós, como Venezuela, Congo e assim vai. Abraço.
Atualização estamos quase uma Venezuela por causa do Bozo
Ele tá falando essa fake news ha pelo menos 3,4 anos… precisa de uma retratação em rede nacional no horário político que seja… e se nao fizer tem que cancelar a candidatura… ela infringe a lei eleitoral de frente… o cara é condenado a nao falar mais sobre essa fake news, mas esquecem que toda a projeção dele se deu por conta do famigerado kit gay,, que na minha opinião existe, mas é diferente .. é aquele composto por 1 litro de vodca, 1 energético e algumas pedras de gelo kkkkkkkkk
O quê!!! Não existiu????
Não dá nem pra tentar compreender um posicionamento destes do TSE.
Puro protecionismo ao PT.
Quer dizer que a cartilha é obra do além, então!?!?!
São uns brincantes mesmo. Menosprezam a inteligência do povo.
Vão ter que ser responsabilizados por esta decisão.
Se informe amigo, kit anti homofobia era destinado apenas aos professores, basta pesquisar. Me explica por qual motivo depois de eleito o Bozo nunca mais tocou no assunto kit gay ?? Não era a maior ameaça no Brasil ??? Ele não falou de kit gay NENHUM vez em 2019 .