O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, aparece em um vídeo que circula nas redes sociais, gravado antes do primeiro turno da eleição, afirmando que basta um cabo e um soldado para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF).
A afirmação foi feita enquanto o parlamentar respondia uma questão sobre a possibilidade de o STF contestar a candidatura de Bolsonaro. Eduardo diz que o Supremo terá que pagar para ver o que acontece, caso decida impugnar a candidatura de seu pai.
“Eu não acho isso improvável, não. Mas aí vai ter que pagar para ver. Será que eles vão ter essa força mesmo? O pessoal até brinca lá: se quiser fechar o STF, você sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo não”, disse o deputado. Assista ao vídeo:
O vídeo foi gravado em nove de julho em um cursinho de Cascavel, no Paraná, segundo informações da Folha de S.Paulo.
Leia também
Fernando Haddad, candidato do PT à Presidência, se manifestou sobre o vídeo durante entrevista em São Luís (MA), onde participa de atos de campanha. “Esse pessoal é uma milícia. Não é um candidato a presidente. É um chefe de milícia. Os filhos dele são milicianos, são capangas. É gente de quinta categoria”, disse.
PublicidadeO ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comentou, em sua conta no Twitter, a fala de Eduardo. Disse que as declarações do deputado “merecem repúdio dos democratas”. “Prega ação direta, ameaça o STF. Não apoio chicanas contra os vencedores, mas estas cruzaram a linha, cheiram a fascismo”, afirmou.
As declarações do dep. E Bolsonaro merecem repudio dos democratas. Prega a ação direta, ameaça o STF. Não apoio chicanas contra os vencedores, mas estas
cruzaram a linha, cheiram a fascismo. Têm meu repúdio, como quaisquer outras, de qualquer partido, contra leis, a Constituição.— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) 21 de outubro de 2018
Bolsonaro também falou a respeito das declarações. Disse a jornalistas que desconhece o vídeo e que, “se alguém falou em fechar o STF, precisa consultar um psiquiatra”.
FHC não cansa de ser serviçal do Lula. Quando um deputado petista disse a mesmíssima coisa ele se calou. Quando Dirceu disse que ia tomar o poder a força, também tivemos seu silêncio envergonhado.
Isso é só o começo.
Boa tarde,sou leigo,leio que hoje este tribunal se tornou um meio de marginais endinheirados e pouquíssimos não de se livrarem do cárcere,HC é dado sem muita análise..PCCjá sabe onde recorrer ..hoje são presos amanha estão á solta,dentro de minha ignorancia jurídica acho que deveria ser fechado e o tribunal maior seria o STJ,juízes jovens com cabeça jurídica de hoje .atual..17 neles.
VAMOS ANALISAR=O QUE SE TORNOU O STF SENÃO UM TRIBUNAL DE 2@INSTÂNCIA. uM TRIBUNAL QUE DEVERIA ANALISAR QUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA O SISTEMA JURÍDICO, HOJE ANALISA PROCESSOS DE SEGUNDA INSTÂNCIA. QUALQUER CORRUPTO MANDA PEDIDO DE HABEAS CORPUS PARA O STF, QUALQUER UM. DESDE A COMPRA DE CAFÉ EXPRESSO ATÉ A PRISÃO DE POLÍTICOS CORRUPTOS TEM QUE PASSAR PELO STF. tEMOS JUÍZES VENAIS NESTA INSTITUIÇÃO QUE LIBERAM QUALQUER UM BASEADO EM ESDRUXULAS LEIS GREGAS E MESSIÂNICAS DE GARANTISMOS E OUTRAS COISAS ESQUISITAS=ENTÃO O QUE É HOJE O STF?? PARA QUE SERVE O STF, O CONGRESSO, OAB????????
É ilegalidade o tempo inteiro, é ameaça à democracia, é o fascismo instalado na sociedade brasileira, e as instituições judiciais de olhos vendados, por quê?
Defina fascismo.