Datafolha: Bolsonaro tem 59% dos votos válidos; Haddad, 41%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18) sobre o segundo turno da disputa pela Presidência mostra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) com 59% dos votos válidos, 18 pontos percentuais à frente do candidato Fernando Haddad (PT), que tem 41%. Na semana passada, Bolsonaro tinha 58%, e Haddad, 42% dos votos válidos.

O cálculo para chegar aos votos válidos exclui as respostas dos entrevistados que disseram votar branco ou nulo e dos que se declararam indecisos. É o mesmo cálculo feito pela Justiça eleitoral para chegar ao resultado. Vence aquele candidato que tiver 50% dos votos mais um.

Nos votos totais, quando são considerados os brancos, nulos e indecisos, o candidato do PSL tem 50%, contra 35% do petista. Brancos e nulos somam 10%, e 6% não souberam responder.

O levantamento, contratado pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo, entrevistou 9.137 eleitores em 341 cidades, nos dias 17 e 18 de outubro. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-07528/2018. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Rejeição

O Datafolha perguntou aos entrevistados em qual dos candidatos eles votariam com certeza, talvez, ou não votariam de jeito nenhum. Os resultados de Bolsonaro mostram que 48% dos eleitores votariam com certeza no candidato, 10% talvez, e 41% não votariam de jeito nenhum. Entre os eleitores, 1% não soube responder.

Haddad é mais rejeitado, com 54% de eleitores que não votariam de jeito nenhum nele. Os que votariam com certeza no petista somam 33%, e 12% talvez votassem no candidato. Não soube responder: 1%.

Mudança do voto

A pesquisa também questionou se os eleitores estão totalmente decididos sobre seu voto ou se ainda podem mudar a escolha. No caso de Bolsonaro, 95% disseram estar totalmente decidido, e 5% ainda podem mudar de voto. Já para Haddad, há 89% de eleitores totalmente decididos no voto ao petista, e 10% admitem que ainda podem mudar.

Entre os entrevistados que disseram votar branco ou nulo, 74% já estão totalmente decididos, e 25% ainda podem mudar de ideia. Não soube responder: 1%.

O que você precisa saber para entender o novo Congresso brasileiro

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!