Faça o teste de afinidade eleitoral e saiba com quem você se identifica

Você concorda com a reforma trabalhista? Acredita que os trabalhadores devem contribuir por mais tempo para se aposentar? Defende a política de cotas nas universidades públicas? Essas são algumas das 23 questões que você poderá responder a partir de agora no Congresso em Foco, por meio da “Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018”, para saber com qual presidenciável mais se identifica. O projeto faz parte de uma parceria do Congresso em Foco com o siteO Iceberg”, responsável pela iniciativa que virou um sucesso nas redes sociais desde que foi lançada em 21 de agosto. Para fazer logo o teste, preencha o questionário. Para saber mais sobre o assunto, siga com a leitura abaixo da calculadora.


Área Questão Resposta

Economia

Você concorda com as alterações realizadas na CLT e defende que a terceirização possa ocorrer em todas as atividades das empresas (Reforma Trabalhista)?
Os trabalhadores devem contribuir mais tempo do que contribuem hoje para se aposentar (Reforma da Previdência)?
Você defende o congelamento dos gastos com investimentos e serviços públicos por 20 anos (PEC do Teto)?
Devemos começar a cobrar impostos dos lucros de acionistas e das grandes heranças (tributação progressiva)?
O Estado deve ser empreendedor e investir ativamente na economia (desenvolvimentismo)?
O ajuste fiscal deve ser a principal prioridade do governo federal?

Energia

Você defende que os preços dos combustíveis no Brasil flutuem conforme o preço do petróleo no mercado internacional?
A Petrobrás deve voltar a ter prioridade na exploração do Pré-sal em relação às petroleiras de outros países (volta do regime de partilha)?
As petroleiras estrangeiras devem continuar recebendo incentivos fiscais do governo?
Você acha que as distribuidoras de energia da Eletrobras devem ser privatizadas?

Segurança

O acesso a armas de fogo deve ser controlado com maior rigor pelo Estado (Estatuto do Desarmamento)?
Você concorda com a intervenção federal no Rio, em que o exército chefia a segurança pública?
A maioridade penal deve ser reduzida para 16 anos?
O consumo de maconha deve ser tratado como crime?

Educação

Os professores devem ter total liberdade para expressarem suas ideias e opiniões em sala de aula (sem nenhuma limitação colocada pelo Estado ou pelas famílias)?
O Estado deve fazer maiores investimentos na educação pública, mantendo escolas e universidades públicas com acesso universal e gratuito?
Você concorda com a política de cotas nas universidades públicas?
O currículo obrigatório do Ensino Médio deve ser reduzido?

CALCULAR


Gestores públicos

Distribuídas em cinco áreas (economia, energia, proteção social, segurança e educação), as perguntas foram pinçadas dos principais temas debatidos pelos candidatos a presidente. É possível responder "sim", "não" e "depende".

A ferramenta foi desenvolvida por gestores públicos de carreira que trabalham com ciência de dados. "Nossa ideia foi fazer uma ferramenta interativa que permita aos usuários cruzarem o que eles mesmos pensam com o que os candidatos à presidência propõem”, explica o especialista em políticas públicas Leandro Salvador, editor responsável pelo site.

A Calculadora de Afinidade Eleitoral reflete o levantamento produzido pelo professor Daniel da Silva Lacerda, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com base em manifestações públicas e questionários feitos com 11 dos 13 presidenciáveis. Procurados, Vera Lúcia (PSTU), Guilherme Boulos (PSOL) e João Goulart Filho (PPL) já aceitaram o convite para responder publicamente às 23 questões e apresentar seus argumentos.

A equipe do site O Iceberg que desenvolveu a Calculadora produziu também alguns materiais de apoio tais como a metodologia utilizada, todas as atualizações e o guia mergulhando nas 23 questões, para os usuários conhecerem mais a fundo as ideias e os interesses em disputa sobre cada questão.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!