Primeira pesquisa Datafolha de intenção de voto no segundo turno da eleição, divulgada nesta quarta-feira (10), mostra o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, com 58% e o candidato do PT, Fernando Haddad, com 42% em votos válidos, quando são descartados da amostra os votos brancos, nulos e os indecisos.
Quando são considerados todos os votos, os resultados mostram o militar com 49%, contra 36% do petista. Entrevistados que disseram votar branco, nulo ou em nenhum dos dois somam 8%, e 6% dos eleitores estão indecisos.
O levantamento foi feito nesta quarta-feira (10) com 3.235 eleitores em 227 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa, contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: BR-00214/2018.
Leia também
Médicos não autorizam Bolsonaro a participar de debates; Haddad ironiza
Band cancela debate entre Haddad e Bolsonaro
O Datafolha também fez perguntas aos entrevistados sobre o apoio dos presidenciáveis que ficaram de fora da disputa.
PublicidadeOs resultados mostram que 11% dos entrevistados poderiam escolher o candidato apoiado por Marina Silva (Rede), e 11% deixariam de votar no candidato que tivesse o apoio de Marina. Para 72%, esse apoio seria indiferente, e 6% não souberam responder.
A maioria acha que líder da Rede deve apoiar Haddad no segundo turno (43%). Outros 38% pensam que Marian deve apoiar Bolsonaro.
Quando as mesmas perguntas são feitas sobre Ciro Gomes (PDT), 21% disseram que poderiam votar no candidato apoiado por Ciro. E 11% não votariam no candidato que ganhasse o apoio do pedetista. Para 63%, seria indiferente, e 4% disseram não saber.
O candidato do PDT deveria apoiar Haddad, segundo 46% dos entrevistados. E de acordo com 40%, o apoio de Ciro tinha de ser direcionado a Bolsonaro.
PDT anuncia apoio crítico à candidatura de Haddad
Já quando as mesmas perguntas são feitas sobre Geraldo Alckmin, 14% dos eleitores seriam levados a votar no candidato escolhido pelo tucano, enquanto 13% responderam que não votariam no candidato que tivesse o apoio de Alckmin. Para 69%, esse apoio é indiferente. E 4% não sabem.
A maior parte dos entrevistados acham que Alckmin deve apoiar Bolsonaro (46%). Os que pensam que o apoio devia ser dado a Haddad somam 37%. Para 9%, o tucano não devia apoiar nenhum dos candidatos. E 7% não souberam responder.
PSDB decide se manter neutro no segundo turno
A escolha de um candidato para ser o próximo presidente foi feita por 63% dos eleitores ao menos um mês antes do dia da eleição, segundo o Datafolha. Dos entrevistados, 10% responderam que tomaram a decisão 15 dias antes da votação. Para 8%, a escolha foi feita uma semana antes, enquanto 6% decidiram o voto na véspera do pleito. Os que disseram ter decidido no dia da eleição somam 12%.
O Alkmin disse: Votem em mim, pois sou o único capaz de vencer o PT no segundo turno.
Esse capitão do exército é de borracha. Onde já se viu um soldado fugir de um debate com um civil?!! Bolsonaro é uma piada internacional!! Fraco, se eleito for vai abrir as pernas para o General mais fraco e barrigudo assumir a presidência. Estamos roubados. Brasil virou piada internacional.
mentira… nem da pra fazer uma pesquisa nesse tempo… teriam que andar muuuuuuito pra isso… nao acreditem, não deixem subestimar a inteligencia de vcs
JÁ ESTÃO SE FORMANDO A UNIÃO ESDRÚXULAS DE PARTIDOS QUE NO PRIMEIRO TURNO ERAM INIMIGOS FERRENHOS, MAS AGORA SÃO PACEIROS INSEPARÁVEIS.
A esquerda como era de se esperar se juntaram contra o Bolsonaro, mas não é por amor ao Brasil, não, é para garantir um ministério no governo de Haddad se for eleito, para esses esquerdopatas o que interessa é poder e o país que se dane com os seus mais de 14 milhões de desempregados, com falta de médicos e remédios nos hospitais públicos, por falta de saneamento básico, principalmente no interior do Nordeste, por falta de segurança nas nossas ruas que estão dominadas pelos bandidos, ao ponto de você sair de sua casa para o seu trabalho e não ter a certeza se vai voltar vivo. Não para esses políticos que estão dando apoio a este partido, que já levou o título não só no Brasil, mas no exterior como o partido mais corrupto do Brasil. Agora todo o Brasil sabe que Haddad foi um péssimo prefeito de São Paulo, que desagradou tanto os paulistas que não conseguiu se reeleger, não creio que o povo sofrido do nosso Brasil vá eleger ele presidente do Brasil, inclusive ele está se lixando para a família brasileira, quando ministro da Educação do governo Lula, tentou implantar o Kit Gay para erotizar as nossas crianças e despertar a sexualidade precoce nas nossas crianças, agora o pior que ele não desistiu de implantar o Kit Gay nas nossas escolas públicas e ainda falou que irá aperfeiçoá-lo. O Brasil levou treze anos com o maior desgoverno que nós já tivemos no Brasil, ao ponto desse governo comunista do PT ter distribuído os nossos pesados impostos, através de empréstimos fraudulentos pelo BNDES, para várias ditaduras comunistas africanas e da América Latina e o povo como sempre ficou a ver navios. Por isso, dia 28 de outubro nós teremos a nossa última oportunidade de nos livrarmos de vez desses comunistas que insistem em transformar o Brasil num país comunista. Mas com certeza o povo brasileiro nunca irá aceitar isso, até porque, o povo brasileiro ama a sua liberdade de expressão e o seu ir e vir e nunca abrirá mão disso. https://uploads.disquscdn.com/images/a8d5a4434f5e739c244e2ac77873f4c7953b5325e41b3089fa2f8e608f4338e2.jpg
Logo logo eles vão inventar outra pesquisa e divulgar 80% pro Haddad e 20% pro Bolsonaro…
O risco maior está na Região Nordeste, pois lá é o paraíso das “bolsas isso, bolsas aquilo” entre outras benesses que os “politiqueiros da região” vivem fazendo “cortesia com dinheiro alheio” para manter muitas famílias nordestinas completamente “dependentes deles”. Fora politiqueiros corruptos!!!.
Este Data FAlha é uma piada. Ninguém mais acredita nestes MENTIROSOS.
E mais: se ficar assim, o JAIR BOLSONARO é PRESIDENTE. Pronto. Acabou!
Depois do vexame da manipulação no primeiro turno agora resolveram parar de mentir. Ou será que ainda estão mentido e a lavada vai ser muito maior que isso????
A maior parte da escória já se juntou ao lado do Haddad, agora é a hora de fazer o PT afundar de vez.
Alguns corruptos estão tentando colar no Bolsonaro para tentar se livrar da punição eleitoral, vão se ferrar.
Não haverá trégua nem descanso enquanto os Petralhas e demais corruPTos não estiverem na CADEIA, que é o lugar deles!
#ForaPT
#HaddaNão!
#CorruPToNão
Haddad: Marmita de presidiário. kkkkk
Não é que o poste do criminoso está engolindo poeira? A vantagem do capitão é bastante considerável, mas não vamos cochilar. Continuaremos nossa campanha em prol do Brasil, que por enquanto está vencendo com folga a Venezuela. Mas é reconfortante ver essa resistência democrática à cleptocracia petista.
Que o Maldadd, com seus 32 processos nas costas, volte ao ostracismo.