Lula venceria Bolsonaro em primeiro turno, segundo pesquisa Ipec

Uma pesquisa do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) divulgada na madrugada desta sexta-feira (25) pelo jornal O Globo mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida para as eleições presidenciais de 2022, com 49% das intenções de voto apenas no primeiro turno do pleito. De acordo com a pesquisa, a primeira do instituto, o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria apenas 23% dos votos, se as eleições fossem hoje.

O estudo ainda indica que, atrás de Lula e Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) é o presidenciável com mais intenções de voto em 1º turno, com 7%. Atrás dele está o governador de São Paulo João Doria (PSDB) e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM).

O Ipec também indicou que a intenção de voto no ex-presidente petista é maior entre os entrevistados que moram no Nordeste (63%), onde Bolsonaro tem 15% das intenções. Lula também estaria na frente entre os mais jovens, com 53% das intenções contra 17% de Bolsonaro, e entre os que se autodeclaram pretos ou pardos, com 54% dos votos contra 21% do atual chefe do Executivo.

Já entre os que têm ensino fundamental 2 e entre os que são de religiões que não a católica e a evangélica, Lula possui 59% e 54% das intenções de voto, respectivamente. Por outro lado, segundo a pesquisa, Bolsonaro tem os maiores índices de ótimo e bom nas regiões Sul (29%), Norte e Centro-Oeste (28%); entre os homens (28%); entre os evangélicos (32%) e entre quem se autodeclara branco (29%).

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Foram ouvidas 2.002 pessoas entre os ias 17 e 21 de junho. O Ipec é formado por ex-analistas do Ibope, que encerrou suas atividades.

> Em CPI, epidemiologista estima que 400 mil vidas poderiam ter sido salvas

> Patriota afasta presidente por negociar filiação de Jair Bolsonaro

> Em foto com Bolsonaro, operários fazem gesto associado a apoiadores de Lula


Se você chegou até aqui, uma pergunta: 
qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo