Por 30 votos a 18 (veja a lista abaixo), a comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) rejeitou o destaque que pretendia excluir os professores das futuras regras previdenciárias. O destaque apresentado pelo Partido Liberal (PL) previa a manutenção das regras constitucionais de aposentadoria para os professores – 25 anos de contribuição para mulheres e 30 para homens, sem exigência de idade mínima.
O texto original da reforma exigia idade mínima de 60 anos e 30 anos de contribuição para ambos os sexos. Conforme o parecer aprovado pela comissão no início desta tarde, as professoras poderão se aposentar com 57 anos de idade e 25 de contribuição. Já os professores, com 60 de idade e 30 de contribuição. Os profissionais terão de comprovar efetivo exercício na educação infantil ou nos ensinos médio e fundamental.
O relator da reforma, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), argumentou que a Câmara já suavizou o texto vindo do Executivo e que é preciso evitar situações como aposentadorias aos 45 anos. “A questão do professor é ganhar melhor, é carga horária diferenciada, sala com menos de 30 alunos. Não adianta fazer ‘puxadinho’, não vai resolver a questão do professor, do aluno e do país dessa forma”, alegou.
Votaram contra a exclusão de professores da reforma:
Alexandre Frota (PSL-SP)
Cap. Alberto Neto (PRB-AM)
Celso Maldaner (MDB-SC)
Daniel Trzeciak (PSDB-RS)
Darci de Matos (PSD-SC)
Darcísio Perondi (MDB-RS)
Delegado Éder Mauro (PSD-PA)
Diego Garcia (Podemos-PR)
Dr. Frederico (Patriota-MG)
Eduardo Cury (PSDB-SP)
Evair de Melo (PP-ES)
Filipe Barros (PSL-PR)
Greyce Elias (Avante-MG)
Guilherme Derrite (PP-SP)
Heitor Freire (PSL-CE)
Isnaldo Bulhões Jr (MDB-AL)
João Roma (PRB-BA)
Joice Hasselmann (PSL-SP)
Lafayette Andrada (PRB-MG)
Lucas Vergilio (Solidariedade-GO)
Major Vitor Hugo (PSL-GO)
Paulo Azi (DEM-BA)
Paulo Ganime (Novo-RJ)
Paulo Martins (PSC-PR)
Pedro Paulo (DEM-RJ)
Ronaldo Carletto (PP-BA)
Samuel Moreira (PSDB-SP)
Stephanes Junior (PSD-PR)
ToninhoWandscheer (Pros-PR)
Vinicius Poit (Novo-SP)
Votaram a favor da exclusão de professores da reforma:
PublicidadeAlex Manente (Cidadania-SP)
Alice Portugal (PCdoB-BA)
Aliel Machado (PSB-PR)
Carlos Veras (PT-PE)
Fábio Henrique (PDT-SE)
Fernando Rodolfo (PL-PE)
Giovani Cherini (PL-RS)
Gleisi Hoffmann (PT-PR)
Henrique Fontana (PT-RS)
Heitor Schuch (PSB-RS)
Israel Batista (PV-DF)
João C. Bacelar (PL-BA)
Joenia Wapichana (Rede-RR)
Jorge Solla (PT-BA)
Lídice da Mata (PSB-BA)
Marcelo Moraes (PTB-RS)
Paulo Ramos (PDT-RJ)
Sâmia Bomfim (Psol-SP)
Com informações da Agência Câmara
SOMENTE QUEM ESTÁ NA SALA DE AULA sabe o que isso significa!!
Com a grande massificação das redes sociais, youtube principalmente, eu defendo que as pessoas tenham o direito de estudarem em casa. Não há mais a necessidade de se ter um professor presente para ensinar, e digo mais, hoje as aulas no youtube são mais atraentes do que as que são feitas em sala de aula. Sou professor e defendo isso, afinal a figura indispensável do professor presente já não é mais indispensável, os meios de comunicação mudaram, mas isso a maioria dos professores e pseudos pedagogos freirianos não querem, afinal tem o discurso de que ainda são importantes a convivência entre alunos e professores. Oras, se isso é verdade então não nos coloquemos como vitimas dos alunos, ou de quem quer que seja. Repito, não há mais necessidade de se ter um espaço físico fechado por quatro paredes e uma pessoa para explicar qualquer tipo de conteúdo. A internet deu liberdade ao conhecimento, podemos comparar a abolição da escravatura, uma vez que o conhecimento se libertou dos limites de um muro e das paredes de uma sala de aula.
Vamos lá.
Sou professor há 21 anos, sempre ou vi e li a retórica de que professor é pobre coitado, que trabalha muito, que ganha mal, que é vítima dos alunos, e outras baboseiras.
Primeiro, professor não ganha mal, como disse um ex governador de São Paulo, “Ganha muito para o que faz em sala”. Quem ganha mal são os maus professores, e mesmo estes em relação a grande maioria do povo brasileiro, ganha muito bem;
Segundo, professor não trabalha muito, apenas 200 dias por ano e não trabalha 5h por dia;
Terceiro, é um dos profissionais que mais se vitimizam, e sempre está preocupado na sua aposentadoria e regalias que a profissão nos permite;
Quarto, como um ser pode exercer uma profissão que não gosta? Pro favor, será que não tem capacidade para outra escolha?
Quinto, professor, no geral, trabalha efetivamente, a metade do tempo de um trabalhador que trabalha.
E OS IDIOTAS BOLSOMINIONS AINDA CRITICAM A ESQUERDA, VEJA O QUE OS PARTIDARIOS DO FASCISTA ESTAO FAZENDO.. E O PIOR QUE EXISTEM PROFESSORES QUE APOIAM ESSES FASCISTAS.
na verdade se o objetivo era acabar com todas as situações diferenciadas e igualar todos, para os professores deveria ter seguido a mesma regra de exceção dada aos políticos atuais com mandato, eles se concederam privilégios, qual seja a Reforma só vai atingir os próximos eleitos, eles vão continuar com os privilégios, no caso se esse bando de corruptos conseguiram manter seus privilégios, nada mais justo que fosse garantido aos professores que já estão no sistema as regras atuais de aposentadoria, valendo a reforma somente para os professores novos que ingressassem no sistema, o mesmo modelo deveria ser garantido aos políciais, pois não dá para aceitar situação diferenciada somente para esses políticos corruptos.
Claramente um regresso o que fazem com os profissionais do ensino. Praticamente ninguém mais quer ser professor pois a profissão está deprimente. Sou professora há 20 anos e literalmente não aguento mais. Pago a prestação do imóvel (com juros altos), faço uma compra básica de alimentos, pago combustível e volto pra casa dormir, vivo assim todo esses anos, trabalhando praticamente 3 períodos com alunos perturbados, mal educados, com problemas psicológicos e fico no cheque especial quase sempre. Nunca sairemos da condição de país subdesenvolvido enquanto professores não foram valorizados. Já estou procurando outra profissão…
Todo que votam a favor da Reforma da Previdencia assim como inclusão dos Professores , são partidos de DIREITA. Logo quem votou nesses engulam calado.
Que matéria mais patética e sensacionalista. Não se trata de votar contra os professores de maneira alguma. Todas as classes sem exceção estão tendo que abrir mão de algo para entrar na reforma. Nota zero pra vcs, principalmente para o título. Palhaços.
Ninguém votou contra os professores. Se votou pelo bom senso e igualdede de direitos. Isso e saudável.
E é , que tal estender para o Judiciario, Militares Politicos, Banqueiros. Vc nao tem vergonha de defender isso?
Imbecil detectado.
Banqueiros, Judiciário, políticos, kkkk…
Você realmente tem problema,
Imbecil detectado, que trabalha para o Miliciano na cadeira de presidente e repete o mesmo comentário em todas as respostas. Salnorabista é uma raça a ser estudada.
Toda profissao tem suas dificuldades ja fui professor mas todos tem que contribuir para tirar o pais da falencia que os governos populistas deixaram
Bora pedir pros pastores contribuirem também. Chega de andar de carro de luxo às custas dos fiéis e não pagar imposto.
Ser professor é pior do que ser caminhoneiro? servente? Psicologo de um posto de saúde da periferia? médico?Dentista? faxineiro? etc… todos esses profissionais já tem que contribuir 35 anos para aposentar e professor 25??????
Se atuar como professor é tão ruim, tem mudar de profissão!
Ao meu ver tem que aposentar como qualquer outra profissão!!
Te respondo. Não é muito melhor. Tem regalias, e estas devem ser combatidas.
Aos que defendem os professores, vejamos como essa retórica de que o professor é um profissional desprivilegiado é falácia:
1-
Professor trabalha 200 dias por anos, ou seja, tem 166 dias de folga,
incluindo as férias, que são de 45 duas por ano, recesso em julho e
férias em janeiro;
2- Professor trabalha no máximo 20h por semana,
isto excluindo os que tem mais de um cargo, ou seja, o s que trabalham
em escolas diferentes, pois os que trabalham com dois cargos no estado
ou no município, estes trabalham mais por escolha, mas ainda assim, pela
lei não pode trabalhar, em sala, mais que 40h por semana;
3- No que
diz respeito aos professores da rede federal, estes trabalham quase nada
e ganham muito bem. Em média um professor da rede federal trabalha por
ano 3 meses, e não me venham dizer que todos trabalham em casa, isso
também é falácia;
4- Se ser professor é ruim, como ja disseram, mudem
de profissão, e mais se ganha mal, deve procurar algo que lhe der
retorno financeiro adequado, mas com certeza vocês serão cobrados muit
mais e digo isso por experiência própria.
Professor trabalha muito, precisa preparar as aulas, ter excelente didática, estar sempre 100%, aturar bullying (pq não é só entre alunos que existe), corrigir trabalho, prova, olhar caderno, agenda, participar da preparação de olimpíadas de determinadas matérias, de sarau, dias da família (pais, mães, avós etc.), reunião com pais, com coordenador, diretor e etc. A jornada de trabalho não se restringe a sala de aula em meio período. É dureza! Tem professores que fazem o difícil parecer fácil e por isso alguns se iludem achando que é brincadeira. Não existe férias de 3 meses, se colégios dão 1 mês de férias e outro de recesso, nada mais justo devido à carga pesada no dia a dia. E os recessos do judiciário, do MP, do Congresso; 2 Meses por anos mais férias; que quando precisam trabalhar nesses períodos o salário é dobrado; isso ninguém questiona, só pegam no pé do professor. Não sou professor pois não tenho esse incrível dom, apenas me coloco no lugar deles.
Mentira detectada.
Aos que defendem os professores, vejamos como essa retórica de que o professor é um profissional desprivilegiado é falácia:
1-
Professor trabalha 200 dias por anos, ou seja, tem 166 dias de folga,
incluindo as férias, que são de 45 duas por ano, recesso em julho e
férias em janeiro;
2- Professor trabalha no máximo 20h por semana,
isto excluindo os que tem mais de um cargo, ou seja, o s que trabalham
em escolas diferentes, pois os que trabalham com dois cargos no estado
ou no município, estes trabalham mais por escolha, mas ainda assim, pela
lei não pode trabalhar, em sala, mais que 40h por semana;
3- No que
diz respeito aos professores da rede federal, estes trabalham quase nada
e ganham muito bem. Em média um professor da rede federal trabalha por
ano 3 meses, e não me venham dizer que todos trabalham em casa, isso
também é falácia;
4- Se ser professor é ruim, como ja disseram, mudem
de profissão, e mais se ganha mal, deve procurar algo que lhe der
retorno financeiro adequado, mas com certeza vocês serão cobrados muit
mais e digo isso por experiência própria.
Você já deu aula, José? Ou será que foi contratado para rebater o argumento de nós, professores nas redes sociais? Acho que a segunda opção, pois suas respostas são completamente vazias, sem argumentos.
Sou professor há 21 anos.
Sim, eu como professor realmente trabalho e não me vitimizo.
21 anos de profissão, destes 17 como professor voluntário, você sabe p que é ser professor voluntário?
Não há dúvidas de quais partidos são contra a população brasileira! Afinal, não é de se imaginar que atores pornôs, “jornalista” cópia e cola, miliciano, pastores e etc vão saber o que é passar 40h semanais dando aula para 50 alunos, em várias escolas, tendo que corrigir prova, preparar aula, corrigir trabalho e várias outras atividades em casa. Lamentável.
Mentira detectada,,,,,kkkkk
Aos que defendem os professores, vejamos como essa retórica de que o professor é um profissional desprivilegiado é falácia:
1-
Professor trabalha 200 dias por anos, ou seja, tem 166 dias de folga,
incluindo as férias, que são de 45 duas por ano, recesso em julho e
férias em janeiro;
2- Professor trabalha no máximo 20h por semana,
isto excluindo os que tem mais de um cargo, ou seja, o s que trabalham
em escolas diferentes, pois os que trabalham com dois cargos no estado
ou no município, estes trabalham mais por escolha, mas ainda assim, pela
lei não pode trabalhar, em sala, mais que 40h por semana;
3- No que
diz respeito aos professores da rede federal, estes trabalham quase nada
e ganham muito bem. Em média um professor da rede federal trabalha por
ano 3 meses, e não me venham dizer que todos trabalham em casa, isso
também é falácia;
4- Se ser professor é ruim, como ja disseram, mudem
de profissão, e mais se ganha mal, deve procurar algo que lhe der
retorno financeiro adequado, mas com certeza vocês serão cobrados muit
mais e digo isso por experiência própria.
Mentira? Mostra o edital de algum concurso de professor que comprove as asneiras que está falando.
1 – Ter recesso por causa de férias escolares não diminui o stress nem a rotina do professor no período letivo. E mais, nas férias escolares o professor ainda tem as atividades pedagógicas para fazer. No seu entendimento de “jênio”, teve o último dia de aula os alunos saem de férias junto com o professor. Mas e o fechamento das notas? E a tutoria dos alunos não aprovados? E o período de atribuição de aulas? E a coordenação pedagógica?
Sua ideia é tão tonta quanto dizer que PM que está de plantão no quartel não trabalha, só trabalha no momento que tem um chamado.
2 – E você acha que trabalhar em sala de aula 40h é fácil? O professor já tem a programação da aula pronta? O professor não precisa corrigir prova e trabalho? Mesmo que fosse 40h por semana dentro da sala de aula, sem se preocupar em corrigir prova, trabalho, programar aula, coordenação pedagógica e toda parte administrativa, MESMO ASSIM, é uma das profissões mais exaustivas que existe, para uma sala com 40 alunos em média.
3 – Você não sabe nem a diferença entre pesquisador e professor, não merece resposta para baboseiras.
4 – Ser policial é ruim, por que não mudam de profissão? Ser atendente de caixa é ruim, por que não mudam de profissão? Ser trabalhador de fábrica é ruim, por que não mudam de profissão?
Só para complementar, algumas atividades de professores universitários: Ensino, pesquisa e extensão, que inclui: preparação de aula, aula, projetos, relatórios, idas a seminários, congressos, encontros etc, participação em bancas de concursos, orientação de TCCs, publicação de livros e capítulos de livros, bancas de qualificação/mestrado/doutorado/pós-doutorado, atuar como chefia/direção/coordenação. Isso que eu me lembro de cabeça, E detalhe que o docente é meio que obrigado a assumir tudo isso, sob o risco de não progredir na carreira.
Enfim, quem critica com tanto afinco será que viu um “currículo lattes” de “professor de rede federal”?
Sou professor há 21 anos.
Nenhum professor trabalha em sala 40h por semana, onde você viu isso?
Sério que queres emplacar essa retórica com um professor como eu.
Você realmente acredita nisso?
Sou professor e digo isso com conhecimento de causa.
Eu trabalho em casa, em seis meses já produzi 2 livros e estou escrevendo outros 2.
Nos editais da rede federal consta 40h semanais, mas na realidade este trabalham 3 dias, aliás 14 aulas por semana, o que equivale a 700min, ou aproximadamente 11,8 horas por semana.E suas aulas, em sua maioria estão prontas. Não venha com argumentos que o tempo de preparo de aulas semanal é de 28h.
Pare de se vitimar, para de dizer asneiras sobre ser professor, mentiras não colam mais.
Hahaha que mentira deslavada… Primeiro que você nem sabe qual é a realidade do ensino básico (objeto da reforma)… No ensino básico (salvo exceção de alguns estados) são 40h de sala de aula sim. Você, no máximo, da umas aulinhas em colégio técnico federal e tá se achando o exemplo de professor? Acorda. Se o seu caso for assim mesmo, o que duvido muito, é exceção da exceção. A maioria dos professores de educação básica precisam dar aulas em mais de um colégio para cumprir a carga horária. E a maior parte é dentro da sala de aula, e tem que preparar aula, corrigir trabalhos e provas em casa.
Você deve ser tão professor quanto o Olavo de Carvalho hahaha
Quando um político é eleito, ele deve trabalhar para os interesses do povo ou para os interesses do partido? Digo isso porque olhando os partidos de quem votou contra e quem votou a favor, podemos perceber que defendem o interesse do partido.
O que esperar de um governo que elegeu o professor, o maior agente transformador da sociedade e quem nos apresenta o mundo, o inimigo nº1 da nação?
Vejam o título da matéria. “Quem votou contra os professores na reforma da Previdência”
Quase não é tendencioso não é mesmo ? O UOL nem disfarça que se aliou aos vermelhos para sabotar a economia. Como se a reforma da previdência fosse só para os professores . Em comparação com os demais mortais eles até que vão se dar bem ? Os professores homens vão se aposentar aos 60 e mulher aos 57. Já os mortais serão aos 65 e 62. Sem falar que professores tem de 2 a 3 meses de férias por ano. As regras deveriam ser iguais pra todos. O corporativismo e populismo são desgraças iguais ou até piores que a corrupção
O Bolsomínion é um ser a ser estudado…
Os assentos estão em Brasa, o País está afundando a uma velocidade incrível mas…Inexplicavelmente eles continuam a apoiar e a aplaudir as milícias cariocas e os generais de pijama que tomaram o poder no Brasil…
Ou são robôs, pagos, ou são idiotas completos.
Teu líder tá preso por corrupção e lavagem de dinheiro
E o teu solto , pois miliciano é acobertado pelo Juiz corrupto. Mas a hora de voces chegará.
Doente detectado. kkkk
O país está afundando sim, por causa dos governos que você, certamente, elegeu e ainda hipnoticamente apóia. Síndrome de Estocolmo. Interessante que antes não via o país graças a você e seus eleitos afundando. É um brinbrincalhão. Leia as notícias, a milícia está sendo atacada e os integrantes e chefes presos no Rio de Janeiro. Bom, acho que ver a realidade não é sua especialidade, mesmo.
Idiotas completos. São pobres intelectualmente, existencialmente e financeiramente. Acham que um dia serão ricos, pois viverão em um livre mercado (como se hoje fossem reprimidos). Mal sabem que o maior sonho de sucesso deles, a maior quantidade possível de dinheiro que eles imaginam ganhar, não fará nem cócegas no valor das 20 famílias mais ricas brasileiras, que tem 60% do PIB, e conseguiram essa fortuna com inúmeras atividades ilegais.
Oh pobre bolsominion de direita, é a chacota internacional.
Pura verdade. Eu fico rindo dos que estão passando necessidade , falindo e perdendo a chance de ser um empresario , como quando tinha com o PT. Esse Brasil já era e so volta se o partido voltar.
Sério, quais empresas:
Odebrecht[8]
OAS[8]
Camargo Corrêa[8]
Andrade Gutierrez[8]
Queiroz Galvão[8]
UTC Engenharia[9]
Engevix[9]
IESA Óleo e Gás[10]
Toyo Setal[11]
Mendes Júnior[9]
Galvão Engenharia[8]
Skanska[10]
Promon Engenharia[10]
E quem diz o contrário é que são acéfalos, me poupem.
E antes que eu esqueça, 500 bilhões de reais devidaso pelo PT, também foi invenção da LAVA JATO….kkkkk
A reforma da previdência só será aprovada se todos se sacrificarem. Não somente o povão. Isto é o justo.
Concordo com voce. Veja o título da matéria. “Quem votou contra os professores na reforma da Previdência”
Quase não é tendencioso não é mesmo ? O UOL nem disfarça que se aliou aos vermelhos para sabotar a economia. Como se a reforma da previdência fosse só para os professores . Em comparação com os demais mortais eles até que vão se dar bem ? Os professores homens vão se aposentar aos 60 e mulher aos 57. Já os mortais serão aos 65 e 62. Sem falar que professores tem de 2 a 3 meses de férias por ano. As regras deveriam ser iguais pra todos. O corporativismo e populismo são desgraças iguais ou até piores que a corrupção
Ele fala de Juizes, Politicos, Banqueiros, promotores, Militares. Professores é povão já. Nao seja uma anta.
Todos nós quem? Banquriros, Juizes, Politicos , Militares, Promotores e demais membros das castas? Professores é povão.
Não adiantou!
Acabou a mamata!
Parem de doutrinar esses idiotas inúteis…
Dificil vai ser tentar ensinar a matéria, né?…Não sabem…
você é quem sabe, sr Tool amigo do zorro, ou seria toy?
Analfabeto politico . A mamata vai acabar logo logo, quando a esquerda articular com a população a Revolução que exterminara do Brasil esses parazitas como voce que quer viver as custas do povo, mesmo sendo pobres como vc que sonham viver assim.
kkkk. Revolução….conta outra doente.
Vai estudar história.