Após ser desmentido pelo reitor da Universidade de Rosário, na Argentina, afirmando que não concluiu seu doutorado, o novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, enfrenta agora uma acusação de plágio em sua dissertação de mestrado defendida em 2008 pela FGV. (confira aqui)
Em um post no Twitter, o professor do Insper, Thomas Conti, apontou trechos do trabalho de Decotelli similares ao de um documento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Banrisul. Apesar de o documento do Banrisul ter data de 2008, o relatório faz referência ao ano base de 2007.
Bomba nova e inédita sobre o novo Ministro da Educação, Carlos Decotelli.
Achei muitos indícios de plágio na dissertação de mestrado defendida na FGV em 2008.
PublicidadeLeia também
PublicidadeSegue o fio e compare as passagens, vejam o que acham:
Registro na CVM x Dissertação 👇 pic.twitter.com/Fk5gbS6cvE
Publicidade— Thomas Conti (@ThomasVConti) June 27, 2020
“Como são muitos trechos idênticos, busquei se ele poderia ter trabalhado na elaboração do relatório que consta na CVM. Mas aparentemente não. Segundo CV do Decotelli, ele foi professor no Banrisul de 2004 a 2005. O registro na CVM é de 13/02/2008 e não há menção a ele”, diz Conti.
As duas obras trazem passagens idênticas, conforme mostram as imagens a seguir:
Em outra momento, as similaridades continuam, como neste trecho em que há repetição da frase “para aprimorar o processo de gerenciamento de riscos, é utilizado um sistema automatizado de gestão de conhecimento e gerenciamento de risco operacional.”
De acordo com o site Copyleaks, que rastreia plágios, cerca de 12,6% das duas obras têm textos correspondentes. No comparativo, 11,9% são trechos idênticos, 0,6% apresentam alguma mudança e 0,1% tem conteúdo relacionado.
Além das versões similares ao relatório do Banrisul, a dissertação de mestrado de Decotelli traz ainda outros trechos que se repetem em um trabalho de 2006 de Guilherme Augusto Malagolli e Mariana Beneli Casemiro.
Em outro trecho, Decotelli traz a seguinte passagem: “a adaptação organizacional refere-se à habilidade dos administradores em reconhecer, interpretar e implementar estratégias, de acordo com as necessidades e mudanças percebidas no seu ambiente, de forma a assegurar suas vantagens competitivas”.
Este é um trecho de trabalho “Teoria institucional e dependência de recursos na adaptação organizacional: uma visão complementar”, de Carlos Ricardo Rossetto; Adriana Marques Rossetto, pela Univali de 2005.
Nesta sexta-feira (26), Franco Bartolacci, reitor da Universidade de Rosário, na Argentina, afirmou pelo Twitter que o novo ministro da Educação não obteve o grau de doutor na instituição como mencionado pelo presidente Jair Bolsonaro na tarde de quinta-feira (25) ao fazer o anúncio do novo titular da pasta.
O Ministério da Educação contestou a informação do reitor e afirmou que o ministro concluiu, em fevereiro de 2009, “todos os créditos do doutorado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas e Estatística da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina”. (Confira o certificado aqui)
No entanto, o documento apenas comprova que Decotelli cumpriu os créditos referentes ao programa, mas não comprovou a entrega da dissertação.
O Congresso em Foco entrou em contato com o Ministério da Educação, mas ainda não obteve resposta.
Entreguem o caso do plágio do ministro ao Supremo Cabeça de Ovo. Esse entende do assunto.
Como os fatos (mentira sobre doutorado e plágio) são graves e indefensáveis sobrou para o gado da Bozolândia dizer que é racismo, perseguição e invocar o Lula…Patético!
Vou passar no meu Plagius, ele dá onde é plágio e a porcentagem.
Analfabeto que fala ”menas’ pra lá, ”menas” pra cá é Doutor Honoris Causa na sua Universidade
Começaram a caçar o cara, velho, isto é triste e ao mesmo tempo cômico, se tivessemos todo este afinco em todos os governos, Lula não teria passado de 2006. Isto não é querer saber a verdade, é perseguição política, é ataque de reputações.
Uai, o ‘cara’ colocou mentiras no currículo e isso não deve ser denunciado por que?
#Somos 1,58%. 1% da Tartaruga de Alfa Centauro + 0,58% do Bôlos do Jardim Europa.
??? Está fumando é?
Você não gosta da Rede M E R D A? Eu gosto do P I Ç O L.
Não, não gosto do CNN Brasil, prefiro (e muito) a Globonews.
Gosta agora. Mas antes a Globosta era chamada por vocês de Porta-Voz da Direita.
Não sei quem são aqueles que vc. chama de vocês. Mas a Globo aprendeu muito nas últimas décasas, talvez a partir da morte do Roberto Marinho. Antes sim, a Globo era defensor do governo da vez.
A Globo apoia todo mundo que dá dinheiro pra ela. E quem mais deu dinheiro pra ela foi justamente o Lula
Lula deu mais dinheiro de que quem? No lula/collor a Globo apoiou collor. A Globo, como outras emissoras é uma empresa comercial que precisa de verbas e de lucro. As favorecidas de hoje são record e sbt que estão vendendo até a alma. Mas, ainda assim a Globo faz os melhores noticiários e comentários sobre as notícias, do Brasil. Estão de parabéns!
Procure se informar. Em 2002 a Globo apoiou a candidatura Lulla. Assim que ele entrou o BNDES deu um empréstimo de US$ 1.000.000.000 ao Grupo Globo.
Empréstimo é algo que se paga de volta com juros. Talvez seja por isso que a Emissora ficou tão boa como está!
Capaz. Estava falida e apareceu um empréstimo de BNDES com aqueles jurinhos camaradas de BNDES. Eu se pudesse, compraria um avião com juros de 3% ao ano.
Se o banco oferece o cliente aproveita. Falida a Globo não estava mesmo e ainda bem porque é a melhor emissora do Brasil.
Digite isso: “Lula admite que salvou a Globo é que quer regular a mídia, mas a culpa deve ser do Bolsonaro”
Lula admitir que é salvador??? É com ele mesmo! Ele o narcisista em pessoa! Mas, hoje a Rede Globo é a melhor emissora do Brasil, muuuito melhor que as outras.
Você deve ser fã de falcatrua, falsidade ideológica e plágios. só assim para defender um ministro criminoso e plagiador.
E vc é defensora de bandidos que se passam por líderes sindicalistas.
Como assim?
Sabe quem FOI o LullaLaddrão?
Isso não tem nada a ver com dados incorretos no CV do novo ministro da educação.
O sujeito é mais educador que Tarso Genro. Pelo ‘menas’ deu aula.
O que isso tem a ver???
Será bom reavaliar a posse do dito cidadão para evitar mais celeuma desnecessária dos esquerdalhas que lotearam o.mec infelizmente
Seria melhor coisa nenhuma. “Noiz pega uns pexe” é o que?
É o bozo pescando ilegalmente falando com o fiscal?