Deputados e senadores aprovaram nesta terça-feira (17) homenagens ao patrono da educação brasileira, Paulo Freire, em resposta a fala do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) que chamou o educador de “energúmeno“.
> Weintraub vive nova crise e briga com bolsonaristas pelo Twitter
O comentário negativo foi feito na manhã de ontem, quando Bolsonaro defendia o fim da parceria do Ministério da Educação (MEC) com a TV Escola. “Tem muito formado aqui em cima dessa filosofia do Paulo Freire. Esse energúmeno aí, ídolo da esquerda”, afirmou na ocasião.
Enquanto no Senado aprovou-se a realização de uma sessão solene em homenagem ao educador, que deve ocorrer no ano que vem, os deputados aprovaram uma moção de aplauso a Paulo Freire, apoiada por 19 líderes partidários.
Na justificativa da homenagem, os deputados do Psol, responsáveis pelo pedido, defenderam que o educador é “o brasileiro mais homenageado da história” e que “sua prática educadora fundada na troca, no diálogo, acolhedora de todas as singularidades, é um antídoto contra paixões totalitárias”.
Leia também
Já no Senado, após aprovar a realização da sessão, os senadores defenderam o educador e pediram para o presidente Bolsonaro ler as obras produzidas por Paulo Freire. “Eu queria sugerir ao presidente da República que procedesse a leitura de algumas obras de Paulo Freire, como Educação como Prática e Liberdade, Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia, Pedagogia da Indignação”, disse Fabiano Contarato (Rede-ES).
PublicidadeO senador defendeu que a culpa da educação brasileira estar um “caos” não é de Paulo Freire, mas do presidente. “Energúmeno é um presidente misógino, preconceituoso, sexista, homofóbico, racista”, completou.
Responsável nominal pelo requerimento da sessão, o senador Weverton (PDT-MA) afirmou que “homenagear Paulo Freire é reconhecer a própria história do Brasil”. “Não é os muros das universidades que, apenas para dentro, precisam se indignar com essa tamanha agressão ao mestre da educação, mas, sim, qualquer homem e mulher que sabe que, um dia, nós podemos ser melhores se praticarmos o bem”, afirmou.
> Weintraub grita, chora e diz que está no MEC para defender a classe média
Seja o método ou não, o resultado é que temos um ensino ruim em nosso país e não é por falta de dinheiro. Não é culpa dos professores mas sim de um sistema feudal de administração que centraliza tudo e não chega às salas de aula! O dinheiro fica nos gabinetes e secretarias saturadas de funcionários improdutivos e em sua maioria puxa-sacos colocados lá por políticos. Também os ensinos fundamental, médio e técnico, muito importantes, são depreciados em prol de um ensino superior que fica com toda a verba, uma lastima. Devemos descentralizar este país com os municípios ficando com a maior parte dos impostos para que a população consiga fiscalizar a sua aplicação. O método de ensino deve ser prático e simples para que os alunos aprendam. Outra coisa: escola não educa, quem educa são os pais com auxilio das escolas.
Toma!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aff… Brasil em penúltimo lugar no Pisa, me poupe!
Vejo coerência nessa atitude do Senado. Um Senado que posterga a possibilidade da prisão após a segunda instância, aprova fundo partidário, aprova a lei de abuso de autoridade visando inibir a prisão de corruptos, tem com Alcolumbre seu presidente, que responde a dois processos por corrupção, que teve como presidente Renan Calheiros (esse dispenda comentários), que veta os decretos e MP do presidente Bolsonaro que iriam melhorar a vida dos brasileiros. É muito lógico.
Gozado né? O presidente do Senado foi eleito com o apoio de quem mesmo?
NÃO SÓ DO SENADO, DA CAMARA TAMBÉM. BOLSONARO CAGOU NESTAS ESCOLHAS, HOJE ESTES VERMES LADRÕES SÃO OS QUE MAIS CONSPIRAM PARA DERRUBA-LO. QUEREM COLOCAR RODRIGO MAIA, O BOTAFOGO COMO PRIMEIRO MINISTRO. AÍ É O FIM.
O Senado e a Câmara, por mais que estejam infestados de corruptos, ainda conseguem proteger o país desse energúmeno. Acabaram com a previdência do Tchutchuca, que queria uma capitalização sem contribuição patronal. Tiraram do pacote do criminoso Moron a liberação do assassinato, desde que cometido por fardados. E homenageiam um grande brasileiro, ofendido pelo energúmeno.
O Congresso salva o Brasil desse energúmeno na presidência. O Fundo Partidário é necessário como custeio da democracia. Sem ele, apenas os ricos fariam política. Concordo que o Fundo Eleitoral deveria ser extinto, se já temos o Fundo Partidário, que deveria aumentar. E que o custo das eleições deveria ser drasticamente reduzido, com o voto em listas partidárias e campanhas limitadas a debates entre propostas partidárias, na televisão. E o salário dos parlamentares e assessores deveria ser pago pelos partidos, com o Fundo Partidário. Felizmente esse Congresso barra as maldades piores do Bozo / Tchutchuca / Moron, como a capitalização sem contribuição patronal e a liberação do assassinato desde que cometido por fardados.
Essa atitude do Senado é vergonhosa. Bolsonaro tem razão. Um pseudo pedagogo que usou a educação para formar militantes políticos e deixou o Brasil nos últimos lugares do hanking da educação no mundo. Merecia uma moção de repúdio, isso sim.
O método Paulo Freire nunca foi usado na educação brasileira, regida mais pelo acordo MEC-USAID
“Temos o patrono da educação para adultos, mundialmente reconhecido”
e somos um dos últimos no PISA
Irônico, no mínimo
O método Paulo Freire nunca foi aplicado no Brasil.
TUDO O QUE BOLSONARO FAZ OU FALA O CONGRESSO O DESAFIA CONTESTANDO OU MESMO DERRUBANDO PROJETOS. CLARO QUE DEVEMOS CONCORDAR QUE O PRESIDENTE FALA MUITAS BOBAGENS DE FORMA INTEMPESTIVA, É O JEITO DELE E SEMPRE SERÁ.
AGORA EXISTE NO CONGRESSO ASSIM COMO NO STF UMA ESPÉCIE DE CONSPIRAÇÃO, OU ACORDO PARA NÃO DEIXA-LO GOVERNAR. NO CONGRESSO SE ALIARAM O ALCOLUMBRE E O RODRIGO MAIA QUE VIVEM PELOS ESGOTOS JUNTAMENTE COM O CENTRÃO TRAMANDO COMO DERRUBAR O PRESIDENTE E O RODRIGO MAIA PASSARIA A GOVERNAR COMO UMA ESPÉCIE DE PRIMEIRO MINISTRO. CLARO QUE TUDO ISTO EM CONLUIO COM PARTE DO STF, NESTE CASO COMANDADO PELO TOFFOLI. APESAR DE TODA BESTEIRA QUE BOLSONARO FALA, É INEGÁVEL QUE O PAIS COMEÇA A DAR SINAIS DE RESULTADOS POSITIVOS NA ECONOMIA, NA RECUPERAÇÃO DE EMPREGOS, NA INFLAÇÃO, NAS TAXAS DE JUROS AS MAIS BAIXAS NA DÉCADA. O PAÍS ESTAVA ARRASADO COM ROUBALHEIRA DOS 16 ANOS DE DESGOVERNO PETISTA QUE DEIXOU 14 MILHÕES DE DESEMPREGADOS, ENTÃO VAMOS DEIXAR O PRESIDENTE E A EXCELENTE EQUIPE TRABALHAR , É ISTO O QUE INTERESSA.
?????
Esse presidente é um imprestável, expulso do Exército e analfabeto funcional, como vai ler as obras de Paulo Freire?
Imprestável é esse pseudo pedagogo que deixou a educação brasileira em último lugar no ranking mundial pois seu objetivo era, na verdade, a formação de militância política de esquerda.
É seu presidente tosco e seus seguidores energúmenos contra o Mundo. Não é possivel vocês não enxergarem que por causa do PT e dessa obcessao pelo extremismo, esse verme está destruindo o país.
ENGANO SEU, O BRASIL FOI DESTRUIDO DURANTE OS 14 ANOS DE DESGOVERNO PETISTA. O SALDO? 14 MILHÕES DE DESEMPREGADOS, DESTRUIÇÃO DA PETROBRÁS ROUBADA EM BILHÕES, DOAÇÃO DA PETROBRAS PARA BOLIVIA, DINHEIRO PARRA CUBA E VENEZUELA, DINHEIRO PARA AFRICA. TORNOU BILIONÁRIOS TODA CUPULA PETISTA, O PRÓPRIO LULADRÃO, SEUS FILHOS. QUER MAIS ? ESTA FOI A HERANÇA MALDITA RECEBIDA PELO BOLSONARO ! ALGUMA DUVIDA ?
Uma dúvida: você é louco ou apenas lobotomizado pela indústria falsificadora bilionária do antipetismo?
O método Paulo Freire nunca foi aplicado no Brasil, pois foi banido pala ditadura. Foi adotado na Suécia, na Finlândia, no Canadá, países líderes em educação. Militância política de esquerda é a militância pela democracia, impedida pela ditadura.
Excelente o Senado!!!!!
Presidente energúmeno e sem noção.
Parabéns aos Senadores que aprovaram esta homenagem !!!!!
Viva Paulo Freire !!!! Orgulho para o Brasil e para os brasileiros !!!!
O UNICO PAIS DO MUNDO QUE USOU O PROGRM EDUCCIONAL DO PAULO FREIRE FOI O BRASIL. SE O CARA FOSSE BOM OUTROS PAISES COPIARIAM SEUS PROGRAMAS. NEM MESMO OS PAISES HERMANOS COPIARAM. ACORDEM, PAULO FREIRE ÉRA COMUNISTA, E CULTUAVA GOVERNOS SANGUINARIOS COMO CUBA DE FIDEL CASTRO, CHE GUEVARA AQUELE QUE DAVA TIROS NA CABEÇA DOS GAYS, STALIM, ETC:. SÓ MESMOS ESQUERDISTAS ATRASADOS E ANALFABETOS CULTUAM ESTE CARA. BASTA VER NOSSA POSIÇÃO EM EDUCAÇÃO NO MUNDO. ACORDA !
Quanta bobagem! PF nunca foi comunista. Nós, comunistas, o respeitamos, mas temos teóricos da educação muito superiores. E o método PF nunca foi aplicado no Brasil, mas na Suécia, na Finlândia, países lideres em educação. Nada conhece de Cuba, apenas idiotices.
Os “sabichões” desse desgoverno são o Paulo Guedes , e o moro….veja quannttooss … prêmios eles receberam lá fora…
Pois é , o PAULO FREIRE é premiadissimo por todo o mundo, é reconhecido , e tem até estátua para honra-lo…. Vai vendo o analfabetismo cultural da BOZOLANDIA….rs rs rs rs rs…