Com os sistemas inoperantes há mais de três dias, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) confirmou, nesta terça-feira (27) que a indisponibilidade “se deu por conta de um componente do equipamento que queimou”. Em nota, o órgão informou que “existem backups” dos conteúdos e que eles estão “apoiando o restabelecimento dos sistemas”, mas ainda não há previsão para o reestabelecimento dos serviços. Por conta disso, todas as “ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.”
O CNPQ é um braço do Ministério de Ciência e Tecnologia e responde pelo fomento à pesquisa científica no Brasil dentre outras coisas, viabilizando bolsas de investigação para graduação e pós-graduação. A pane no sistema ocorreu no final da semana passada e desde o sábado (24) plataformas como o Lattes – que abriga o currículo e histórico dos pesquisadores brasileiros – e a Carlos Chagas – que reúne dados sobre as bolsas de financiamento de pesquisa – estão completamente fora do ar.
Além disso, os e-mails do Conselho, além de telefones e demais serviços digitais também estão inoperantes.
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PublicidadeO CNPq informa que identificou, neste sábado, a indisponibilidade dos seus sistemas e tem, desde então, trabalhado para solucionar o problema. Ainda não há previsão para o restabelecimento total. Todos os esforços estão sendo envidados para o pleno retorno o mais breve possível. pic.twitter.com/daGVIykec5
Publicidade— CNPq (@CNPq_Oficial) July 25, 2021
Desde então, áudios começaram a circular em grupo de acadêmicos e a informação era de que o CNPQ ainda não tinha dimensão de quanto de informações se perdeu, pois o processo de backup tinha sido iniciado, mas não havia certeza de que havia sido concluído antes da pane. Há temor por parte dos pesquisadores, também, sobre o risco do não pagamento das bolsas.
Confira a íntegra da nota divulgada:
Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos:
- O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.
O pagamento das bolsas implementadas não será afetado. - Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.
- Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão.
- O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas.
- Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br.
Coordenação de Comunicação Social
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