Prêmio Congresso em Foco valoriza educação como bem público, diz Priscila Cruz

A presidente executiva e fundadora da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz, aponta que a ausência do governo federal no combate à pandemia e as consequências da omissão para o setor da educação fizeram com que o parlamento assumisse protagonismo sobre essa e outras pautas.

"Atualmente o Congresso Nacional está em evidência. Todos os holofotes estão voltados para as decisões e discussões dos parlamentares. Nós passamos por um momento de negação da política muito grande, mas agora, o povo brasileiro está mais participativo e mais atento ao que acontece", reflete.

De acordo com a especialista, a educação sempre pauta prioritária em qualquer governo, mas é necessário entender o que é viável e estratégico de ser executado. "Um bom parlamentar é aquele que identifica as pautas prioritárias e trabalha firme para concretizá-las."

>Veja a lista com todos os premiados no Prêmio Congresso em Foco 2020

Um dos exemplos citados por Priscila é o home schooling, ou seja, o ensino em casa. De acordo com a presidente do Todos, esta não é uma pauta estratégica e prioritária, porém, está entre as matérias a serem discutidas em plenário.

"A gente acredita que agora é fundamental destinar o olhar para as pessoas mais vulneráveis, para aquelas que não têm condições de ter conectividade, de manter os estudos, os mais humildes e pobres. Eles precisam de maior investimento em políticas públicas", reitera.

Por isso, o Todos pela Educação reafirma a parceria para o Prêmio Congresso em Foco 2021. A premiação é a mais aguardada do calendário político de Brasília e ocorrerá este ano em 21 de outubro, quando serão conhecidos os deputados e senadores que, na avaliação do público, de jornalistas que cobrem o Parlamento e de um júri especializado, melhor representam a população no plenário.

"O Prêmio Congresso em Foco tem a importância de valorizar o parlamento brasileiro. Ele mostra que precisamos valorizar a política do país e, principalmente, ajuda a defender as pautas prioritárias para toda a população", afirma. Ainda segundo Priscila, o Prêmio é fundamental para pautar a educação como um bem público.

Essa será a 14ª edição do projeto, que tem como objetivo fortalecer a democracia estimulando a sociedade a analisar o desempenho dos congressistas e indicar aqueles que, no seu entender, melhor representam a população no Parlamento.

*Thaís Rodrigues é repórter do Programa de Diversidade nas Redações realizado pela Énois - Laboratório de Jornalismo, com o apoio do Google News Initiative

> Conheça os primeiros apoiadores do Prêmio Congresso em Foco 2021

Conheça o calendário do Prêmio Congresso em Foco 2021

Continuar lendo