Glauber Braga é eleito pelo júri o melhor deputado de 2018

Três deputados do Rio de Janeiro foram escolhidos como os melhores do ano pelo júri especializado do Prêmio Congresso em Foco 2018. Glauber Braga (Psol-RJ) foi o vencedor da categoria geral e levou o prêmio mais importante da noite. Alessandro Molon (PSB-RJ), que venceu na edição do ano passado, ficou na segunda posição. Eleito o melhor pelos jornalistas, Chico Alencar (Psol-RJ) foi o terceiro colocado na avaliação dos jurados. Os nomes foram anunciados na cerimônia de entrega do prêmio, na noite desta segunda-feira (13), no Porto Vittoria Espaço de Eventos, em Brasília.

Ao receber o prêmio, Glauber agradeceu ao Prêmio, à bancada do Psol e ao partido. "Quero agradecer minha equipe de trabalho, que se esforça incansavelmente". Ele também fez crítica a atuação de alguns colegas de Câmara. "Não aceitaremos como fato consumado ampliação do estado de exceção e desmonte do Estado brasileiro. 2019 vai ser diferente de 2018. Fora, Temer!", encerrou o deputado

Também ficaram entre os mais bem avaliados pelos jurados os seguintes deputados: Mara Gabrilli (PSDB-SP), Carmen Zanotto (PPS-SC), Tereza Cristina (DEM-MS), Benedita da Silva (PT-RJ), Orlando Silva (PCdoB-SP), Pauderney Avelino (DEM-AM) e Daniel Vilela (MDB-GO).

Glauber

Bacharel em Direito, Glauber foi secretário municipal em Nova Friburgo (RJ) e dirigente estadual do PSB, partido pelo qual chegou à Câmara em 2009 e de que se desligou, em 2015, após divergências internas para se filiar ao Psol. Atua principalmente nas áreas da educação e de políticas para juventude. Destacou-se como opositor do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), atualmente preso.

Molon

Advogado, mestre em História, Molon é professor de Direito da PUC-RJ. Começou sua militância política quando era professor da rede pública de ensino. Chegou à Câmara em 2011 após dois mandatos de deputado estadual.

Teve atuação destacada na campanha pelo fim do voto secreto no Congresso em processos de cassação e na definição do Marco Civil da Internet, do qual foi relator. Empunha, entre outras bandeiras, o combate à corrupção, a ética e a transparência na administração pública. Trocou a Rede pelo PSB em abril.

Chico

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), historiador e mestre em Educação, Chico Alencar é deputado federal desde 2003. Trocou o PT pelo Psol, em 2005, na crise do mensalão, por discordar dos rumos do partido.

Entre suas principais bandeiras está a defesa da ética na administração pública, dos direitos humanos e da educação. Aos 68 anos, foi apontado entre os melhores parlamentares em todas as edições do Prêmio Congresso em Foco.

O júri

Integraram o júri este ano a consultora empresarial Anna Paula Losi, o analista político Antônio Augusto de Queiroz, a professora e pesquisadora Marisa Von Bülow, o jornalista Sylvio Costa e o líder ativista Tom Barros (saiba mais sobre cada um dos jurados).

Os jurados levaram em conta critérios como a assiduidade em sessões deliberativas, a participação nos debates do Parlamento, o desempenho na apresentação de propostas legislativas, a capacidade de articulação política e os compromissos no combate à corrupção e ao desperdício de recursos públicos e na defesa da democracia e do desenvolvimento sustentável.

 

Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco 2018

 

Patrocínio

Cervejaria_AMBEV

 

Apoio

Parceria Institucional

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!