Alvaro Dias é destaque na categoria especial Valorização dos Bancos Públicos, segundo o público

Líder do Podemos no Senado, Alvaro Dias (Podemos - PR) é o parlamentar que mais se destacou na votação popular da categoria especial de “Valorização dos Bancos Públicos” do Prêmio Congresso em Foco 2019. Ele ganhou o prêmio depois de ter recebido mais de 13 mil votos na internet.

> Lançamos nosso primeiro crowdfundig. Contribua para o jornalismo independente!

> Bia Kicis é destaque na categoria Apoio ao Empreendedorismo, segundo o público

A categoria especial de “Valorização dos Bancos Públicos” foi criada pelo Prêmio Congresso em Foco em parceria com a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) com o objetivo de reconhecer o trabalho dos congressistas que atuam em prol dos bancos públicos. É um trabalho que, na avaliação da internet, também tem tido o apoio fundamental de deputados como Marcelo Freixo (Psol-RJ), que recebeu quase nove mil votos e ficou com a segunda colocação nesta premiação.

A votação popular aconteceu na internet entre os dias 1º e 31 de agosto. Só puderam ser votados aqueles congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal ou que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano.

Veja todos os premiados pela votação popular na categoria especial de “Valorização dos Bancos Públicos” do Prêmio Congresso em Foco 2019, pela ordem decrescente de votos:

1º - Senador Alvaro Dias (Podemos-PR)       13.666

2º - Deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ)        8.969

3º - Deputado General Peternelli (PSL - SP) 8.494

4º - Deputado Abou Anni (PSL – SP)         8.277

5º - Deputado Vinicius Carvalho (PRB – SP)   7.848

Premiação

Os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2019 foram anunciados na noite desta quinta-feira (19), em cerimônia realizada no Porto Vittoria Espaço de Eventos, em Brasília. Na ocasião, Alvaro Dias recebeu o troféu da votação popular da categoria de Valorização dos Bancos Públicos das mãos do presidente da Anabb, Reinaldo Fujimoto.

Votação

A consulta popular na internet é um dos três filtros do Prêmio Congresso em Foco 2019. Também foram escolhidos os melhores parlamentares na avaliação de jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado e na avaliação de um júri especializado.

Durante o mês de votação, foram feitos todos os acompanhamentos para garantir que o processo fosse realizado com a maior segurança e legitimidade possíveis. Os votos passaram inicialmente pela checagem e filtragem dos seus números de Internet Protocol – o famoso IP, número pelo qual o dispositivo usado pelo usuário é identificado na rede mundial de computadores. A auditoria foi feita pelo Congresso em Foco, pelas empresas Guard e iLevel e pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).

A ferramenta utilizada este ano foi desenvolvida especialmente para a votação do prêmio. O sistema foi cercado de todos os instrumentos para evitar tentativas de manipulação.

Para aumentar a segurança no processo de escolha feito pela internet, o participante precisava informar o email e também o celular. O usuário recebia pelo endereço eletrônico informado um código, que deveria ser inserido na página de votação. Ambos os dados (telefone e email) foram checados. Votos de origem irregular foram invalidados.

Cada participante da votação pela internet podia votar em até cinco senadores e até dez deputados federais nas categorias gerais e em até três nomes nas categorias especiais.

Categorias Especiais

O objetivo das categorias especiais do Prêmio Congresso em Foco é destacar o trabalho dos parlamentares em temas específicos que têm ampla repercussão no Congresso, como é o caso das privatizações.

Este ano, o prêmio contou com três categorias especiais: “Valorização dos Bancos Públicos”, criada em parceria com a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB); “Clima e Sustentabilidade”, que tem o apoio do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); e “Apoio ao Empreendedorismo”.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!