Bia Kicis é destaque na categoria especial Apoio ao Empreendedorismo, segundo o público

Estreante na Câmara, a deputada Bia Kicis (PSL-DF) é a parlamentar que mais se destacou na votação popular da categoria especial de “Apoio ao Empreendedorismo” do Prêmio Congresso em Foco 2019. Ela recebeu 13.476 votos na internet e ficou à frente do deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), que levou a segunda colocação na votação popular e o prêmio principal desta categoria na votação do júri especializado.

> Lançamos nosso primeiro crowdfundig. Contribua para o jornalismo independente!

A categoria especial de “Apoio ao Empreendedorismo” do Prêmio Congresso em Foco foi criada neste ano com o objetivo de reconhecer o trabalho dos parlamentares que atuam em prol do empreendedorismo. É um trabalho que, na opinião da população, também tem contado com o apoio fundamental dos deputados Joice Hasselmann (PSL - SP), Felipe Francischini (PSL - PR) e Márcio Marinho (PRB - BA).

Em seu discurso, a deputada agradeceu ao seu partido e ao presidente Jair Bolsonaro. "Certamente qualquer um de nós podia ser o primeiro colocado nesse prêmio. Agradecer a minha família, ao PSL, ao presidente Jair Bolsonaro".

Quando o nome de Bolsonaro foi mencionado houve momento de aplausos e vaias.

"Gostaria muito de contar com o respeito. O nosso presidente Bolsonaro trouxe uma equipe econômica que vai fazer a diferença, já está fazendo. Agradecer colegas deputados, aprovamos a Previdência, esperamos que o Senado faça o seu papel. Tenho dois filhos empresários, disse para o Samuel, filho, não vai embora, sua mãe vai candidatar, vai ser deputada federal, Bolsonaro vai ser presidente. Assim aconteceu, Jair Bolsonaro é presidente, Guedes é ministro. Novo tempo, novo Brasil, os empresários não precisam mais temer", disse a congressista do PSL.

A votação popular aconteceu na internet entre os dias 1º e 31 de agosto. Só puderam ser votados aqueles congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal ou que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano.

Veja todos os premiados pela votação popular na categoria especial de “Apoio ao Empreendedorismo” do Prêmio Congresso em Foco 2019, pela ordem decrescente de votos:

1º - Deputada Bia Kicis (PSL – DF)            13.476

2º - Deputado Marcel Van Hatem (Novo - RS) 11.132

3º - Deputada Joice Hasselmann (PSL – SP)  9.056

4º - Deputado Felipe Francischini (PSL – PR) 8.006

5º - Deputado Márcio Marinho (PRB – BA)   6.338

Premiação

Os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2019 foram anunciados na noite desta quinta-feira (19), em cerimônia realizada no Porto Vittoria Espaço de Eventos, em Brasília. Na ocasião, Bia Kicis recebeu o troféu da votação popular da categoria de Apoio ao Empreendedorismo.

Votação

A consulta popular na internet é um dos três filtros do Prêmio Congresso em Foco 2019. Também foram escolhidos os melhores parlamentares na avaliação de jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado e na avaliação de um júri especializado.

Durante o mês de votação, foram feitos todos os acompanhamentos para garantir que o processo fosse realizado com a maior segurança e legitimidade possíveis. Os votos passaram inicialmente pela checagem e filtragem dos seus números de Internet Protocol – o famoso IP, número pelo qual o dispositivo usado pelo usuário é identificado na rede mundial de computadores. A auditoria foi feita pelo Congresso em Foco, pelas empresas Guard e iLevel e pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).

A ferramenta utilizada este ano foi desenvolvida especialmente para a votação do prêmio. O sistema foi cercado de todos os instrumentos para evitar tentativas de manipulação.

Para aumentar a segurança no processo de escolha feito pela internet, o participante precisava informar o email e também o celular. O usuário recebia pelo endereço eletrônico informado um código, que deveria ser inserido na página de votação. Ambos os dados (telefone e email) foram checados. Votos de origem irregular foram invalidados.

Cada participante da votação pela internet podia votar em até cinco senadores e até dez deputados federais nas categorias gerais e em até três nomes nas categorias especiais.

Categorias Especiais

O objetivo das categorias especiais do Prêmio Congresso em Foco é destacar o trabalho dos parlamentares em temas específicos que têm ampla repercussão no Congresso, como é o caso do empreendedorismo.

Este ano, o prêmio contou com três categorias especiais: “Apoio ao Empreendedorismo”; “Clima e Sustentabilidade”, que tem o apoio do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); e “Valorização dos Bancos Públicos”, criada em parceria com a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB).

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!