Congresso em Foco, Abraji e FCB ganham Leão de Bronze em Cannes

O projeto Bolos Antiblock, do Congresso em Foco em parceria com a Associação de Jornalismo Investigativo (Abraji) e realizado pela agência FCB Brasil, venceu o Leão de Bronze na categoria 'Cultural Insight - Social & Influencer' no festival de Cannes deste ano – a maior premiação mundial da área da publicidade.

Trata-se de um protesto criativo contra a censura de autoridades públicas nas redes sociais. A ferramenta permite que o usuário descubra se foi bloqueado por qualquer um dos ocupantes dos cargos do Legislativo e Executivo (deputados federais, senadores, ministros, presidente e vice).

Em caso afirmativo, a plataforma cria automaticamente um bolo em formato de cryptoarte, que pode ser compartilhado nas redes sociais. Os ingredientes gerados pelo algoritmo são diferentes de acordo com o tipo de cargo da autoridade, a profissão do bloqueado e o motivo do bloqueio.

"Bolos Antiblock é uma ideia que une ativismo, tecnologia e inovação para falar de um tema necessário. O contexto político e social que vivemos no Brasil hoje é grave e tem repercussão mundial. O reconhecimento em Cannes é mais uma prova disso", afirmou a Executive Creative Director da FCB, Anna Martha.

A imagem do bolo é simbólica: serve para remeter às receitas de bolo publicadas em jornais na época da ditadura, que indicavam quando uma matéria havia sido censurada. Agora, no ambiente digital, os tipos de censura mudaram. E as formas de protesto com bolos, também.

O próprio perfil do Congresso em Foco no Twitter foi bloqueado pelo presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub e um deputado federal. Recebemos um simbólico bolo de baunilha do Bolos Antiblock. Bolsonaro bloqueou o site jornalístico no último dia 11, sem apresentar justificativas.

Hoje em dia, autoridades usam o Twitter e outras redes sociais como veículo para comunicar opiniões e atos oficiais. Ao bloquear jornalistas e cidadãos, os ocupantes de cargos públicos dificultam o acesso a informações de interesse público e impedem questionamentos, críticas ou qualquer tipo de manifestação contrários aos seus interesses.

Segundo dados do Bolos Antiblock, 42% dos bloqueios registrados foram feitos por deputados federais, 22% por Jair Bolsonaro ou Hamilton Mourão, e 19% por algum dos ministros de estado. A maioria (quase 20%) dos bloqueados são jornalistas, seguidos por profissionais do direito (8%) e publicidade (7%).

Os principais motivos para o bloqueio são manifestação de opiniões contrárias (14%) e críticas (17%). Um número relevante de usuários que se registraram na plataforma (14%) sequer sabe o motivo do bloqueio.

Para participar e conferir se tem direito a um bolo em cryptoarte, basta logar com o seu usuário do Twitter neste link.

Bicampeão

É a segunda vez que o Congresso em Foco sai vitorioso da premiação. Em 2019, o projeto Trending Botics, também desenvolvido pelo site em parceria com a FCB, levou o Leão de Bronze na categoria Digital Craft. 

O projeto monitorou o uso de robôs no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018 e identificou a atuação de mais de 173 mil deles. Os bots em questão propagaram mais de 4,5 milhões de mensagens artificiais que impactaram o debate público, muitas vezes com notícias falsas.

As duas conquistas em Cannes se juntam à coleção de prêmios do Congresso em Foco, que reúne, entre outros, um Prêmio Esso de Jornalismo, três Vladimir Herzog e um Embratel Tim Lopes de Jornalismo Investigativo.

Também em parceria com a FCB Brasil, o Congresso em Foco lançou em 2020 o projeto “O não pagador de promessas”, ferramenta que lembra aos governantes e à população os compromissos assumidos pelos candidatos para se elegerem.

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

JUNTE-SE A NÓS

 

Continuar lendo