Duas semanas após o seu início, a votação popular do Prêmio Congresso em Foco chega, nesta sexta-feira (31), ao seu último dia com número recorde de votos. Você tem até a meia-noite para votar. Até a tarde dessa quinta-feira (30), mais de 1,5 milhão de votos haviam sido auditados e validados. Quantidade superior ao 1,1 milhão de votos contabilizados em 2019, quando o período de votação foi de 30 dias, o dobro deste ano, e havia uma categoria a mais em disputa.
Ainda não votou? Vote agora mesmo
O júri especializado, com representantes dos meios acadêmico, trabalhista, empresarial e do terceiro setor, concluiu ontem a escolha dos melhores congressistas. Na terça-feira (28) foi encerrada a votação do grupo de 21 jornalistas convidados pela organização do prêmio para avaliar a atuação de deputados e senadores.
Leia também
Os melhores parlamentares, segundo esses três públicos votantes, serão conhecidos apenas na cerimônia de premiação, marcada para as 20h de 20 de agosto, em evento digital por causa da pandemia.
Os parlamentares que concorrem à premiação
PublicidadeSaiba como votar:
O processo de votação foi auditado internamente e externamente, pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), para garantir a maior lisura possível e evitar tentativas de fraude. O elevado número de votos sobrecarregou o sistema, levando à interrupção temporária da votação em dois momentos nesta semana. Os problemas, no entanto, foram solucionados.
Conforme o regulamento, todos os congressistas podem ser votados no Prêmio Congresso em Foco, exceto aqueles que respondem a investigações criminais ou que exerceram mandato por menos de 60 dias em 2020.
Todos os prêmios (troféus para os primeiros colocados e certificados para todos os premiados) são entregues identificando de quem foi a escolha. Assim, é possível verificar quais são os preferidos do júri, dos jornalistas e do público.
O público vota nos melhores do Senado, melhores da Câmara e em quem mais se destacou em duas áreas, Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), e Defesa da Educação, assinada pelo Todos pela Educação. No caso dessas duas últimas categorias especiais, o Congresso em Foco avalia, também, a real afinidade dos congressistas com as áreas que são objeto de homenagem.
Criado para enfrentar os discursos de condenação genérica do Parlamento e da política (a chamada antipolítica) e para defender a valorização do Congresso Nacional e daqueles que lá mais se destacam positivamente, o Prêmio Congresso em Foco se tornou uma grande festa pela democracia, que se realiza neste ano pela 13ª vez.